12 outubro 2007

Por quê ? Para quê ? Como Alfabetizar na Escola Futuro. FÁTIMA GUERRA 09 / 2007 ALFABETIZAR: Para o homem que vive numa sociedade letrada como a nossa, saber é poder, o que muitas vezes é sinônimo de opressão e/ou manipulação. Alfabetizar é um ato político, no sentido amplo do termo e abrange a leitura não só das letras, mas também da realidade em que esses alunos se inserem. A alfabetização é um investimento no presente, pois cada avanço na aprendizagem é um passo para que o aluno sinta-se mais próximo de uma sociedade na qual vive e onde, contraditoriamente, não se sente inserido. Cada barreira transposta é um "sinal verde"para que se admire, goste mais de si, confie na sua capacidadee, assim cresça enquanto ser social. Percebemos a alfabetização como um processo de apreensão do código escrito, que parte do que o aluno traz como experiência de vida e contato prévio com o mundo letrado. O objetivo desse trabalho transpõe a questão de ler, escrever e contar. Buscamos a interpretação daquilo que vemos, ouvimos, lemos e escrevemos, ou seja, do que vivemos, por saber que a alfabetização que mais convém ao educando é aquela que lhe oferece oportunidade para expressar suas idéias, seus sentimentos, questionar, duvidar, agir e reagir. Nesse sentido, nossos alunos são privilegiados por estarem inseridos dentro dessa "nova" visão de alfabetização, pois, ao chegarem às escolas, deparam com uma outra realidade de ensino. Um ensino voltado para o interesse de cada um, ou seja, respeitando suas individualidades, mas sem deixar de lado a importância do coletivo. Nossa prática se realiza a partir de discussões prévias de assuntos do dia-a-dia que geram textos coletivos e também a partir de contato constante com textos de jornais e revistas. Quanto mais o aluno tem contato com a escrita, maior será a possibilidade de aprender. Utilizamos para isso textos que os aluno já sabem de cor ou pequenos textos produzidos coletivamente como: COM X SE ESCREVE XADREZ UM JOGO DE TABULEIRO O JOGO SÓ TERMINA QUANDO OCORRE O XEQUE-MATE. IDENTIFICAÇÃO DE PALAVRAS COM DESENHOS: Ex: XADREZ ( desenho) Para trabalharmos a questão da identidade utilizamos o nome dos alunos buscando, também o conhecimento do alfabeto. Cada aluno confecciona o seu nome com o material que desejar: barbante, feijão, gez de cera. Realizamos uma atividade com os meses do ano, onde os alunos escreveram, como sabiam o mês escolhido por eles e desenharam algo que lembrasse aquele mês. Em seguida, fizemos uma linha do tempo, a partir do mês e ano em que cada um nasceu. Elaboramos também o "alfabeto da vida". Cada aluno utilizou o material que quis para confeccionar a letra e citou palavras iniciadas por elas, como: V de vida, violência. Fazemos constantemente listagens de nomes de objetos, pessoas profissões, rótulos de produtos e outros tipos de acordos a partir do interesse que a turma manifestar. Em matemática procuramos trabalhar oralmentea noção de quantidade, a partir de experiência com números que eles possuem: pagar passagem, comprar, dar e receber troco. Procuramos sempre mantê-los em contato com o outro, realizando trabalhos em grupo. Sabemos da importância do nosso trabalho e temos consciência de que para realizá-lo, não basta ter vontade de fazer, é preciso ter disposição para vencer. Vencer barreiras como o comodismo que cada um de nós ou de nossos alunos pode trazer consigo; como o cansaço , como o preconceito que o aluno possui em relação a ele mesmo e que podemos trazer implícito em nós, como o medo de errar que é comum a todos, letrados ou não, e uma série de outros fatores com os quais "esbarramos" no nosso dia-a-dia. Por isso, estamos sempre buscando a reconstrução nossa e do outro a quem nos dispomos a ensinar e com quem estamos sempre aprendendo. Porque só poderemos construir uma sociedade justa, baseada na participação, se nos construirmos antes, enquanto cidadãos. Desculpe-me se não postei todo meu trabalho ainda . Estou iniciando este Blog e tenho muitas atividades para postar, mas ainda estou me alfabetizando com com o BLog. Aos poucos irei familializando com ele. COM CARINHO : FÁTIMA

minhas imagens