16 outubro 2007

VARETA

BEM FININHAS, COLORIDAS SÃO VARETAS PARA JOGAR O QUE NÃO PODE ACONTECER É TREMER NO RETIRAR. VENTILADOR, VALTER, VACA, VELHINHO, VILÃO , VINTE, VINHO , VIDRO, VASO VESTIDO, VANESSA, VELA, VASSOURA,VINÍCIUS, VOVÔ, VOVÓ, VELOCÍPEDE...
V _ v A VAQUINHA DA VOVÔ A VAQUINHA DA VOVÔ, FORNECE LEITE TODOS OS DIAS. A VOVÔ COM CAPRICHO PREPARA DOCE,QUEIJO E REQUEIJÃO PARA O VOVÔ.

ADIVINHAÇÕES:

ADIVINHAÇÕES É branquinho e peludo, Tem os olhos verdinhos Gosta muito de leite Faz miau; é o......... Tenho as orelhas compridas Meu pelo é bem macio Gosto de comer cenouras E de pular ...pular... Sou amigo do homem Vigio a sua casa Faço au... au... Quem sou eu? ... . Eu sou o .......................... Sou vermelho, vermelhinho Gosto muito de nadar Vivo sempre dentro da água Quem sou eu? Eu sou a ........................... Sai do ovo Tenho muitos irmãozinhos Se você me conhece, diga: Sou o ....................... Tenho o corpo coberto de penas Meus filhinhos fazem piu , Gosto muito de milho, Eu sou a .................... Com uma folhinha na costa Lá vai ela pelo caminho Toda dengQuem é ....................... Todos tem medo de mim Por causa do meu ferrão Mas dou de boa vontade mel Quem sou eu?____________

PROJETOS CANTIGA DE RODAS

Tema: "BRINCANDO E APRENDENDO" Justificativa: ************************************************************************************* Cantar é maravilhoso! "Quem canta seus males espanta". Todos gostam de brincadeiras. Essas cantigas são muito importantes, pois pertencem à tradição oral e são transmitidas de geração a geração. Entre na roda, na ciranda da brincadeira e divirta-se com a sua turma. Será super legal! ************************************************************************************* ESTAMOS TRABALHANDO COM OS TEXTOS DAS CANTIGAS DE RODAS SEGUINDO AS LETRAS DO ALFABETO, PALAVRAS E IMAGEM , ONDE O ALUNO VAI VISUALIZANDO A IMAGEM COM O DESENHO ,PARTINDO DESSAS INFORMAÇÕES "VISUALIZAÇÃO DA PALAVRA X IMAGEM" ELES ESTÃO ADQUIRINDO UMA BAGAGEM CULTURAL ,ONDE POSSIBILITA A CRIANÇA LEVANTAR HIPÓTESE DE LEITURA E ESCRITA. JÁ TRABALHEI COM MEUS PRÓPRIOS TEXTOS NA SÉRIE INTRODUTÓRIA, TANTO AS CANTIGAS COMO OS TEXTOS PRODUZIDOS DENTRO DA REALIDADE DO ALUNO TEM SIDO UM SUCESSO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. NA SÉRIE INTRODUTÓRIA TODOS OS ALUNOS SAÍRAM LENDO E ESCREVENDO SEM NENHUM ESFORÇO, SIMPLESMENTE BRINCANDO. JÁ ESTE ANO NA EDUCAÇÃO INFANTIL JÁ TENHO MUITOS ALUNOS LEVANTANDO HIPÓTESE DE LEITURA. ESTÃO INTUSIASMADO EM DESCOBRIR O TÃO MISTERIOSO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. É MARAVILHOSO AS MÃES CHEGAREM PERTO DA GENTE E DIZER : - MEU FILHO ESTÁ LENDO TUDO QUANTO É PLACA, ANÚNCIO NA RUA , etc... "CADA UM COM SEU LIMITE." Objetivos: Pesquisar sobre as diferentes cantigas de roda que existem. Proporcionar a leitura e a escrita das canções. Ampliar o repertório musical e de outras brincadeiras de roda. Metodologia: Recuperar com os pais, avós, amigos, vizinhos e em livros, cantigas de roda. Trabalhar com o grupo de alunos as cantigas Analisar as cantigas de roda Criar e inventar outras cantigas de roda. Produção Final: Organizar um pequeno livro com as cantigas de rodas com as letras e ilustradas pelas crianças. O que pode ser trabalhado com este projeto? Língua Portuguesa Artes Educação Física Estudos Sociais Atividades Elaborar textos coletivos com os alunos a partir das letras das cantigas. Dançar as cantigas com coreografia no pátio da escola. Criar outras cantigas de roda e ilustrá-las. Organizar um livro com as cantigas já conhecidas e as novas criadas pelos alunos. Fazer a revisão do que foi copiado no quadro -negro com os alunos. Montar o livro com a turma. Apresentar as músicas e as danças para os pais e colegas com o autografo do livro de cantigas. Que show! Material de apoio Fita Cassete, CDs com cantigas de roda, livros. http://escuta.so.vilabol.uol.com.br/grp.html http://www.onhas.com.br/diversos/cantigasrodas.htm http://www.serpequenininho.hpg.ig.com.br/cdr.html http://www.canalkids.com.br/cultura/bolao/origem.htm

PROJETO SIGNIFICADO DO NOME

************************************************************************************* Alguns nomes : ( Meus alunos 2007) ADRIAN, LUIZ HENRIQUE, WEVERSOM, LUCAS PAIVA LUCAS FERNANDO,LUCCA, HILÁRIO,GUILHERME,CÉSAR,RHUAN,HENRIQUE,VINÍCIUS CAMARANO,MARCUS VINÍCIUS. LETÍCIA,LARISSA,ESTER,VERÕNICA,LIDYA,LAYLA,JÚLIA,ANA BEATRIZ,EVELLEN ************************************************************************************* Justificativa: O nosso nome é a nossa primeira identificação é também através dele que adquirimos a noção de identidade. Com ele nos diferenciamos das demais pessoas e percebemos, num primeiro momento, que somos um ser diferente dos outros ao nosso redor. Alguns acreditam que o nome tem uma influencia muito forte na personalidade das pessoas, por esse motivo escolhem nomes através do seu significado, outros homenageiam pessoas dando o mesmo nome aos seus filhos. Muitas vezes ao analisar o significado do nome pode-se entender melhor a sua origem da sua família. Pois através desta busca podemos descobrir em que país ele se originou, sua história e derivações. Objetivos: Valorizar as diferenças de cada individuo. Despertar o interesse dos alunos sobre as suas origens. Metodologia: Refletir sobre a importância do nome e as diferenças que há em cada ser humano. Perceber a diversidade de nomes que existem. Realizar trabalhos em grupo com as diferentes atividades que serão desenvolvidas. Pesquisar sobre as suas origens. Sugestões de Atividades: Pesquisar e debater sobre a importância do nome, suas diferenças, semelhanças e especificidades entre os seres humanos. Sugestão: Verificar a diversidade de nomes que existem na turma. Os alunos deverão perguntar aos seus pais como foi feita a escolha do nome e a origem do sobrenome de sua família. Uma boa opção é realizar entrevistas ou conversas informais; Montar uma árvore genealógica de cada aluno, para não ficar muito extensa, sugere-se que se comece com os nomes dos avós. Sugestão: Desenhar uma árvore no Paint e em seguida, insere-se no Word, colocando os nomes dos avós nas raízes, dos pais e tios no tronco, e dos filhos, no caso, os alunos, nas folhas, junto com os primos. Analisar as fotos antigas e atuais da criança. Realizar a partir do próprio nome um acróstico. Construir um texto no Word com ilustração. Sugestão: Os alunos devem buscar na Internet o significado dos seus nomes e em seguida, irão "colar" a informação no Word. Este texto terá o seguinte título: "(nome do aluno) significa...". Depois de escolher a fonte do título, os alunos irão desenhar no Paint o significado dos seus nomes. Produção Final: Construir uma apresentação no Power Point. Sugestão: Essa apresentação pode conter até 3 telas. Primeiro passo: os alunos terão que desenhar um auto-retrato no Paint. Segundo passo: no programa Power Point os alunos deverão criar uma tela modelo com plano de fundo e título, sendo este o nome da criança. Inserir na primeira tela um texto, sendo uma breve apresentação; na segunda tela inserir o desenho do significado do seu nome e por último inserir na terceira tela o auto-retrato. Uma boa opção é animar as telas. O que pode ser trabalhado com este projeto? Língua Portuguesa -> produção de texto Estudos Sociais e Ciências -> conhecimento da origem e evolução do ser humano. Material de apoio: http://www.ampliar.com/nomes.htm http://www.ebb.com.br/nomes.php http://www.miniweb.com.br/Cantinho/Infantil/significado_nomes.html

PROJETO LENDAS E MITOS DO FLOCLORE BRASILEIRO.

Justificativa: Diversas pessoas juram de pés juntos que viram seres fantásticos. Outras dizem que eles não passam de frutos da imaginação. Muitas são os personagens mitológicos do folclore brasileiro. Também, um país tão grande como o nosso, com fauna e flora riquíssimas, só poderia resultar em várias crenças regionais sobre esses seres mitológicos. São histórias e mais histórias que envolvem tais seres. Criados pela imaginação humana, vão sendo passadas de pais para filhos. E, da mesma forma que encantam, pelo lado sobrenatural que costumam possuir, também causam medo em muitos. Vamos conhecer essas histórias mitológicas? Que tal conhecer essas histórias? Objetivos: Incentivar a entender a sabedoria popular; Conhecer as principais lendas e personagens (Saci-pererê, Iara, Negrinho do Pastoreio, tatus brancos, Curupira, as Amazonas, boto, boitatá, lobisomem, quimbungo, etc.), tradições culturais, comidas típicas e rituais religiosos; Comparar o folclore brasileiro com o folclore de outros paises; Descobrir o uso, costumes e a utilização dos recursos próprios dos locais em que vivem. Metodologia: Pesquisar sobre as lendas e mitos do folclore brasileiro; Entrevistar os amigos sobre as lendas e mitos que conhecem; Produzir textos sobre as diferentes lendas e mitos do folclore brasileiro; Refletir sobre a importância do folclore para a cultura nacional; Perceber os tipos de manifestações (carnaval, congada, folia de reis, festa junina, etc) folclóricas no Brasil; Realizar trabalhos em dupla. Sugestões de Atividades: Pesquisar lendas ou mitos do folclore brasileiro na Internet. Sugestão: os alunos podem procurar curiosidades e informações úteis sobre as lendas ou mitos, utilizando um site de busca (exemplo: Google; Altavista; Cadê), e colocar no editor de textos (Word). Este conteúdo poderá ser organizado em uma tabela, ou um texto corrido, ou em tópicos; Construir um texto no Word com ilustrações. Sugestão: criar um texto com informações e figuras de uma lenda ou mito específico. Este texto deverá ser escrito após várias leituras sobre o tema, com as palavras do aluno. Depois ele poderá ilustrar o conteúdo do texto, desenhando no Paint ou com imagens pesquisadas na Internet; Construir um mural. Sugestão: procurar em revistas, jornais e na Internet imagens que identifiquem a cultura brasileira; Promover um concurso de desenhos sobre lendas e mitos brasileiros; Realizar apresentações das lendas e mitos pesquisados. Sugestão: os alunos poderão construir apresentações no PowerPoint, em dupla, utilizando imagens e pequenos textos sobre o folclore brasileiro. Produção Final: Construir um livro com algumas lendas e mitos do folclore brasileiro; Disponibilizaremos o livro na página do projeto. O que pode ser trabalhado com este projeto? Leitura e escrita, produção textual; Criatividade; Folclore brasileiro, cultura brasileira; Características regionais. Material de apoio Revistas e jornais http://www.suapesquisa.com/mitos http://www.ufogenesis.com.br/criaturas/folclore.htm http://ifolk.vilabol.uol.com.br/lendas/index.htm http://sitededicas.uol.com.br/ mundocfolc.htm http://paginas.terra.com.br/arte/amigo/folclore
Aula de Reforço UM COMPROMISSO DE TODOS. JUSTIFICATIVA Ser parceiro do aluno nas dificuldades significa ficar atento à maneira como os alunos aprendem, preocupando-se com a forma de corrigir e lidar com o erro. O fundamental é mudar a postura e transformar o erro e as dificuldades em situações de aprendizagem para que todos possam acertar juntos e alcançar os objetivos propostos. O acompanhamento do professor junto aos alunos, deve ser contínuo e diagnosticador, pois é uma espécie de mapeamento que vai identificando as conquistas e as dificuldades dos alunos em seu dia-a-dia. O professor deve tornar-se em um “investigador”, acompanhando o aluno na realização de suas tarefas. O trabalho de reforço, em de encontro à proposta da “Escola Ideal”, ou seja, trabalhar coletivamente, reformulando atividades e construindo novos meios que levem os alunos a se “descobrirem” e a “descobrir” o seu potencial. Sendo responsável pelo desenvolvimento do aluno, o professor busca resgatar a auto-estima do mesmo e transformá-lo num aluno capaz de ter conhecimento e capacidade de aprender. Aos olhos dos alunos, o professor é muito importante, e suas atitudes e sua ajuda vão ajudá-los a construir imagens positivas sobre a proposta de trabalho realizado por eles. OBJETIVOS O trabalho na escola, deve: • Estimular o aluno a localizar os erros; • Permitir ao aluno que compreenda o seu potencial; • Criar condições favoráveis que levem os alunos a aproximar-se mais do conhecimento; • Criar novas técnicas, métodos e procedimentos para trabalhar as atividades, as quais os alunos apresentam dificuldades; • Estimular o aluno a solucionar suas dúvidas, proporcionando um conhecimento amplo sobre o assunto estudado. ESTRATÉGIAS Sabemos e temos a convicção de que o aluno é o “centro do processo educativo” e cabe ao professor ser um agente ativo, mediador entre aluno e conhecimento e também ser responsável pela sua formação e pela sua aprendizagem. O professor deve planejar aulas diversificadas, que estimulem a compreensão do aluno e ao mesmo tempo desperte interesse. Que as aulas sejam dinâmicas, atingindo a dificuldade apresentada e ao mesmo tempo orientadas explorando o ponto negativo apresentado. Fazer um diagnóstico e descobrir o que os alunos aprenderam e o que não aprenderam e como deverá trabalhar com as dificuldades dos alunos. AVALIAÇÃO Mudar a prática de ensinar não significa mudar o funcionamento das atividades escolares. Precisamos adotar meios e métodos que valorizem nosso aluno e ao mesmo tempo buscar trabalhar dentro de um proposta inovadora e consciente, pois encontramos desafios e precisamos preparar os alunos e ao mesmo tempo estarmos preparados para novas mudanças. Nesse processo contínuo, é necessário partilhar as idéias e desenvolver o pensamento, pois “o aluno não nasce pronto”, é necessário que seja lhe seja inserido informações, orientações e ao mesmo tempo, conduzi-lo ao caminho da descoberta, da expectativa. Sabemos que o aluno motivado, aprende com mais facilidade, com mais interesse, e consegue estabelecer relações entre sua vivência e o que acontece ao seu redor. O importante esclarecer é que a aprendizagem vivenciada é duradoura, progressiva, e não podemos ser “os responsáveis” em deixar “lacunas” na aprendizagem dos alunos. Devemos procurar meios e formas adequadas de conduzir o nosso aluno a um crescimento pessoal, intelectual e fazê-lo um “aluno criativo, feliz”, capaz de realizar suas atividades com interesse, bom desempenho e vontade de aprender. Se o professor apresenta vontade, interesse e responsabilidade em recriar e refazer sua proposta de trabalho, com certeza, os alunos responderão com atitudes positivas e ao mesmo tempo, apresentarão resultados satisfatórios. PROJETO ORTOGRAFIA JUSTIFICATIVA O desenvolvimento da ortografia constitui um dos principais desafios para os educadores, quando planejam um programa de aprendizado e desenvolvimento da escrita. “Dominar a ortografia” é uma expressão que significa que os alunos escrevem com precisão e na ordem apropriada. Inclui também o uso dos acentos gráficos, do til, da cedilha, dos sinais auxiliares da grafia – hífen e apóstrofo – e dos sinais de pontuação. Para se conseguir um uso adequado da ortografia é preciso, então, que os alunos sintam o desejo e o interesse de se comunicar por escrito de acordo com propósitos claros e dentro de contextos significativos para eles. O aprendizado da ortografia não deve ser visto como uma disciplina independente dentro do processo de aprendizado da linguagem escrita, mas como um dos aspectos que o caracterizam. Nesse sentido, convém recordar que o princípio básico referente à leitura: “é lendo que se aprende a ler” também é válido para a escrita: “é escrevendo que se aprende a escrever”, portanto o aprendizado da ortografia depende, em grande parte, da prática da escrita e da leitura. É de suma importância que o professor tenha e trabalhe incessantemente com o uso do dicionário, pois através dele muitas dúvidas são solucionadas e o aluno terá acesso à novas palavras e a grafia correta das mesmas. OBJETIVOS • Compreender que a grafia correta melhora a qualidade da expressão escrita; • Estimular a leitura; • Oferecer um apoio para os alunos realizarem um plano de autocorreção individual ou grupal, para que possam analisar seus erros ortográficos; • Empregar atividades lúdicas (cirandas, cantos, rimas). ESTRATÉGIAS Para superar as dificuldades encontradas no estudo da ortografia não implica que o professor dedique demasiadamente seu tempo ao ensino sistemático, trabalhando outras áreas, ele também estará reforçando as funções da linguagem e do pensamento. O professor deve trabalhar com uma variedade de textos, levando o aluno a analisá-los e reconhecer as palavras. Deve trabalhar com: - Anúncios, notícias, entrevistas, reportagens, piadas, etc. (após o estudo e análise o professor deve pedir aos alunos que marquem as palavras que tiveram mais dificuldades na pronúncia e escrita e procurar trabalhar essas palavras em frases, textos e até mesmo procurar seu significado); - Montar um painel com as palavras, das quais os alunos apresentaram dificuldades, reforçando diariamente a pronúncia e a escrita; - Utilizar-se de cartões relâmpagos, destacando a sílaba tônica; - Fornecer aos alunos, fichas com palavras variadas e pedir que pintem a sílaba tônica. Antes porém, deve ser feito a leitura de todas, pronunciando-as com clareza para fixar a sílaba tônica; - Fazer exercícios de denominação da ordem dos elementos de uma seqüência, segundo sua localização: último, penúltimo e antepenúltimo. Peça-lhes que identifiquem o último vagão de um trem, o penúltimo dia da semana, o antepenúltimo mês do ano, a última ilustração de uma história em quadrinhos, etc. Realize a mesma atividade com as sílabas das palavras. - Trabalhar com histórias em quadrinhos, montagem de história em seqüência lógica, etc. OBSERVAÇÃO: Lembre sempre: O professor é o mediador da atividade, então cabe a ele, tomar todo cuidado também com sua escrita e sua pronúncia. É preciso estar seguro e certo de que o que se está ensinando é correto e que o aluno está assimilando. Esse trabalho é contínuo e interdisciplinar, portanto, estamos dando o pontapé inicial, a seqüência do mesmo deverá acontecer durante todo ano letivo. SUGESTÕES DE ATIVIDADES Técnicas para reforçar a ortografia. 1- Monte e remonte: Escreva no quadro ou em folha chamex uma palavra que tenha o menor número de letras repetidas. Estipular um tempo para a duração da atividade e pedir aos alunos para lembrarem e escreverem o maior número de palavras possíveis com as letras dessa palavra, sem repeti-las no mesmo termo encontrado. Obs.: Esta atividade trabalha a rapidez, percepção visual, ortografia e vocabulário. Exemplo: Palavra escolhida: PERNAMBUCO: Palavras encontradas: perna- barco- compra- boca- nabo- banco- copa- ano- reco- rapé- ópera- amor- rebu- comer- peru- perca- bem- não- rena- buraco- mar- muro- pano- pé- cor- pêra- rã- mãe- pena- uno- Nabuco- pau- cobra- Mané- Norma- Carmem. 2- Palavra puxa palavra: Nessa atividade, o professor lança uma palavra e os alunos apresentam outras que se relacionem com a primeira. Exemplo: Palavra escolhida: FOGO. Palavras relacionadas: incêndio- dor- ambulância- feridos- bombeiro- morte- gritos- pânico- tristeza- medo- fogão- comida- queimadura. 3- Memória auditiva: O professor diz uma frase que deve ser repetida e ampliada pelo aluno. Exemplo: Professor: Fui ao zoológico e vi um elefante... Aluno 1: Fui ao zoológico e vi um elefante e um urso... Aluno 2: Fui ao zoológico e vi um elefante, um urso e uma girafa... Dizer duas palavras: O aluno deverá separar a primeira sílaba de cada uma e formar outra: Exemplo: PEdalRAtoPêra FIguraTApeteFita PAnelaNOveloPano Usando a mesma técnica, aumentar o número de palavras, criando dificuldades crescentes. Exemplo: TOalhaPEdraTElaTopete CIgarroGAlhoNAboCigana CAbeloNEvadaTApaCaneta TRIoANtesGUiaLOtoTriângulo AgoraPOSteTInaLAçoApostila CAmaRAmoMUdaJOgoCaramujo 4- Invente e conte: Espalhar sobre as mesmas várias gravuras que retratem ambientes e personagens. Cada aluno deverá selecionar uma delas e criar uma narrativa oral em que a figura sirva de cenário para a história vivida pela personagem da gravura. Chamar a atenção dos alunos para a seqüência lógica dos fatos narrados. 5- Brincando de poeta: O professor oferece aos alunos uma caixa contendo cartões, cada um com uma palavra, sendo que as palavras rimam entre si. Exemplo: pato- mato- gato Coelho- Botelho- joelho Abelha- orelha- ovelha Cada aluno, após ter recebido um dos cartões, deverá procurar entre os colegas aqueles que têm o cartão com uma palavra que rime com a sua. Agrupados por terminação, os alunos escreverão outras palavras que rimem com as que já possuem. 6- De mãos dadas com a poesia. Material: Textos sobre amor, paixão, ou outros sentimentos humanos (Sugestão: Música: Coração de Estudante, de Milton Nascimento), papel, caneta. Ler o texto, ouvir e cantar a música. O professor convida os alunos a analisarem seu coração, dizendo-lhes: • Abra seu coração. • O que você vê dentro dele? • O que sente? • O que lhe incomoda? • O que gostaria de dizer em nome dele? Logo após, passe para o papel o que seu coração gostaria de falar se tivesse voz. O trabalho pode ser ilustrado. 7- Contando histórias: Material: textos de Contos de Fadas e Paródias. (Sugestões: Chapeuzinho Vermelho de raiva, Chapeuzinho Amarelo). Iniciar a atividade perguntando à turma se alguém quer contar um conto de fadas. Se não houver voluntários, começar a história e pedir que os alunos continuem. Pedir aos alunos que relembrem os contos de fadas, atualizando-as. Como seria a história se acontecesse hoje? Naturalmente, introduzindo-se elementos do cotidiano na vida moderna, surge uma nova história. Exemplo: “A casa dos três porquinhos tinha um alarme eletrônico e um visor detectava a aproximação do lobo”. “Os caçadores do lobo, que comeu a vovó, usavam um helicóptero de resgate da polícia para capturá-lo”. 8- Viagem ao espaço infinito da imaginação. Distribuir papel e caneta hidrográfica para a turma e colocar no fundo musical. Pedir aos alunos que coloquem a ponta da caneta sobre o papel e, de olhos fechados, acompanhem o ritmo da música desenhando sobre o papel. Desligar a música e, imediatamente, todos devem parar de desenhar e abrir os olhos para ver o desenho que fizeram. A partir das linhas traçadas, colorindo os espaços vazios, os alunos vão criar um espaço mágico, um novo universo, e nele um novo planeta também. Assim, como o autor do texto, Ziraldo, (Flicts) cada aluno criará seu planeta. Os alunos vão também batizar o planeta com um nome bem sugestivo. Para isso, cada um escreverá cinco letras, sendo pelo menos uma vogal, e cada letra em um pedaço de papel. Cada aluno ficará com uma vogal e as demais letras serão colocadas numa caixa, misturadas, e cada letra um deverá retirar dela quatro novas letras. De posse das letras sorteadas e da vogal, cada um criará um nome para batizar o planeta. Registrar o nome do planeta e localizá-lo no espaço mágico. Tendo em vista a cor, a localização e o nome, atribuir-lhe cinco características. Na segunda etapa de criação, falar sobre:  a origem do novo planeta;  o papel que desempenha no mundo;  seu relacionamento com os astros a sua volta;  a mensagem que gostaria de transmitir. 9- Jogo das cores. Material: folhas de papel, lápis preto e de cor e caixa de papel para colocar as perguntas. O professor coloca numa caixa várias perguntas cujas respostas deverão ser dadas pelos alunos através da escolha de uma cor. Exemplo: Qual é a cor do amor? E da alegria, da felicidade, da paz, da sabedoria, da pureza, da satisfação, da calma, da paciência? Justifique sua resposta. O aluno escolherá um sentimento e escreverá seu nome na cor que, em sua opinião mais combina com o sentimento escolhido. Exemplo: AMOR: azul Com cada umas das letras do termo escolhido, o aluno escreverá outras palavras, relacionadas pelo sentido: Amizade Meiguice Orgulho Riso Ilustrar a palavra, fazendo um desenho com a cor escolhida. O professor poderá fixar os desenhos agrupados por cor no mural, formando assim um arco-íris. Os desenhos poderão, também ser utilizados como ilustração de um livro de “criação coletiva”. Observação: Tendo em mãos estas sugestões o professor pode trabalhar ortografia de forma agradável, satisfatória e interdisciplinar, buscando inserir em suas aulas atividades de matemática, história, geografia, etc, e os alunos terão consciência de seu aprendizado. Basta portanto, usar da criatividade e da vontade de ver seu aluno escrevendo corretamente

INCLUSÃO

Benefícios da educação inclusiva Estudantes com deficiência • Desenvolvem a apreciação pela diversidade individual • Adquirem experiência direta com a variação natural das capacidades humanas • Demonstram crescente responsabilidade e aprimoram a aprendizagem • Ficam mais bem preparados para a vida adulta em uma sociedade diversificada, por meio da educação em salas de aula diversificadas Estudantes sem deficiência • Têm acesso a uma gama mais ampla de modelos de papel social, atividades de aprendizagem e redes sociais • Desenvolvem, em escala crescente, o conforto, a confiança e a compreensão da diversidade individual deles e de outras pessoas • Demonstram crescente responsabilidade e aprimoram a aprendizagem • Ficam mais bem preparados para a vida adulta em uma sociedade diversificada, por meio da educação em salas de aula diversificadas • Beneficiam-se da aprendizagem sob condições instrucionais diversificadas Dicas básicas para a escola Deficiência motora - No acesso à sala de aula, assinale todo o percurso preparado para esse aluno e ensine às pessoas a respeitarem essas adaptações. Aconselhe o aluno a conhecer o ambiente antes do início das aulas. - É importante que a sala de aula seja no térreo ou que a escola possua rampas. Se isso não for possível, é necessário um corrimão de cada lado em todas as escadas. - Nos banheiros, as portas devem ser largas o suficiente para as manobras das cadeiras de roda e possuir um símbolo de acesso para os portadores de deficiência. Além disso, os puxadores da porta devem ser colocados em uma altura adequada. - As mesas e cadeiras devem proporcionar uma posição confortável e o equilíbrio necessário para a segurança do aluno. - Responder as perguntas de uma maneira honesta ou, se for o caso, dizer que não sabe. Recorrer aos gestos e à mímica se houver dificuldade de entendimento na comunicação oral. ======= Deficiência auditiva - Colocar o aluno em uma posição que lhe permita seguir facilmente aquilo que se passa, como na 2ª fila. - Explique o conteúdo da matéria com imagens e certifique-se de que está bem de frente para o aluno. Não grite, fale devagar e naturalmente. - Aceite todas as linguagens gestuais e não estranhe a pobreza de vocabulário. - Proporcione as mesmas atividades escolares e recreativas igualmente para todas as crianças. Deficiência visual - Caminhar em linha reta, até que ele consiga fazer o trajeto sozinho. Deixe-o seguir o seu ritmo e ofereça seu braço. Nas passagens estreitas onde cabe apenas uma pessoa, siga adiante e diga a ele o que se passa. - Dê uma volta completa na sala para que ele entenda a disposição dos móveis e do quadro. São informações úteis ao aluno os percursos de toda a escola, incluindo as curvas, as inclinações, as subidas e as descidas, as correntes de ar. Se houver alguma mudança na sala de aula, ponha-o ciente de tudo. - Avise-o onde começa e onde termina uma escada. Para mostrar-lhe uma cadeira, coloque duas mãos nas costas da mesma. O aluno deve ter uma posição confortável para ficar. - Se o aluno precisar ir ao banheiro, mostre-lhe onde fica o vaso sanitário, o papel, a pia. Leia alto aquilo que escrever no quadro negro para que o aluno consiga acompanhar o raciocínio. - Se puder usar ilustrações em alto relevo, três dimensões, use-as para que ele possa observar pelo tato. - É importante não esquecer que a leitura em Braille é mais lenta do que a comum. Às vezes esses alunos carecem de lupa e ampliações e as letras devem ser feitas mais espaçadas e maiores. - "Ali", "aqui" não são expressões esclarecedoras para os portadores de deficiência visual. É necessário dizer com precisão os lugares como: "atrás de você" ou "à sua frente". - Sempre que se dirigir a ele, diga seu nome e quando for embora, despeça-se. Se entrar alguém estranho na turma, coloque-o a par. ======= ´- Descreva sempre o que pretende que ela faça. Na hora da refeição, diga-lhe o que vai comer. - Organize jogos como cabra-cega para que as outras crianças consigam perceber as dificuldades enfrentadas pelo colega. Deficiência mental - Acredite que ele tem potencial para aprender e que a escola pode beneficiá-lo. Facilite sua integração e estimule-o a cooperar, mas dê mais tempo para cada atividade, é necessário um ritmo adequado a ele. - São importantes a música, os trabalhos manuais, a educação física, a expressão plástica e as atividades diárias. Promova amplos contatos da turma. - O contato com a família é fundamental. Estimule sua independência e proporcione um sentimento de integridade e autonomia. Epilepsia - Mantenha a calma durante uma crise, observe o que se passa para depois relatar à família ou ao médico, retirar obstáculos que podem machucar o epilético, afrouxar a gola ou o cinto para facilitar a respiração, colocar entre os dentes um lenço dobrado para que evite morder a língua, explicar a seus alunos que alguns hábitos como forçar a abrir as mãos, puxar a língua, dar água, são perigosos e prejudiciais, chamar uma ambulância se a crise demorar mais de 15 minutos. Hemofilia - Exercer uma vigilância mais constante a seus alunos. Na maioria dos casos, o hemofílico não pode participar das aulas de educação física, mas podem praticar atividades físicas desde que não haja riscos de contusões. A criança deve portar o Cartão do Hemofílico com as indicações necessárias para a família e para os médicos em caso de acidente. Fontes: Revista Educarede e Coordenaria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência

MÚSICA ( EDUCAÇÃO INFANTIL)

Música de Bom Dia sugestões de Músicas de Bom DIA Vou deixar a musica que canto com a minha turminha... Bom dia com alegria... desejo a vcs um belo dia... cantando na companhia... do nosso salvador... que nos quer bem vai tudo bem!!! ************************************************************************************ Canto esta com meus alunos Bom dia ... Bom dia... Este será um lindo dia. Bom dia... Bom dia... Este é o dia que o Senhor nos fez. Dia de cantar... de se alegrar... Dia de um abraço ao nosso amigo oferecer... Dia de dizer a Jesus: Hoje eu quero te obedecer!!! *********************************************************************************** a tradicional... bom dia amiguinho como vai? a nossa amizade nunca sai faremos o possivel para sermos bons amigos, bom dia amiguinho como vai? depois canto a mesma musica para a professora. e pergunto o que é fazer o possivel para ser bom amigo, dai eles respondem, não bater no amigo, não morder, essas coisas. Bem legal. ***********************************************************************************. Cantemos alegres a canção do dia hoje é "2ª feira" (substituir pelo dia da semana correspondente) dia de alegria tra la, tra la, tra la la la la la tra la tra la tra la la la la Hey! A todos bom dia o meu canto diz que o dia de hoje será bem feliz tra la, tra la, tra la la la la la tra la, tra la, tra la la la la Hey! ************************************************************************************ Chegamos à nossa escola, Cantamos com alegria. Saudamos a professora: Bom dia! Bom dia! Bom dia ó professora, de volta aqui estou. Deixei a mamãe em casa, seu amigo agora eu sou. Palma, palma, palma... pé, pé, pé Viva a nossa escola, que alegre que ela é.. Coleguiiiinhas oi! Coleguiiiiiinhas oi! Coleguiiiinhas oi! oi! oi! Você mora dentro do meu coração, vem ficar comigo, dê a suuuuua mão!!!

EDUCAÇÃO

A REALIDADE DA EDUCAÇÃO EM NOSSO PAÍS. Se fizermos um balanço geral da Educação Brasileira nestes últimos tempos, perceberemos avanços notáveis. A escola que já foi mecanismo de exclusão social, hoje é considerada direito de todos e obrigação legal do estado. As taxas de analfabetismo, altíssimas até poucas décadas atrás foram sensivelmente reduzidas. O ensino superior, embora seja em muitos casos o privilégio de uma elite, criou e procura manter mecanismos de controle da exclusão social. Se hoje o analfabetismo é menor, também não podemos ignorar que o mundo se tornou mais complexo e que, em muitos aspéctos, ainda continuamos " ANALFABETOS " como é o caso da informática, por exemplo, a qual tão poucos ainda tem acesso. O conhecimento da história da Educação de nosso país nos ajuda a entender o que já se fez e vislumbrar o que ainda há pra ser feito. Não nos cabe prever o futuro, pois historiadores e educadores são críticos e não profetas. Mas o conhecimento da realidade educacional, uma realidade que se realiza no tempo e na história, certamente pode nos ajudar a imprimir uma marca importante nesse processo.

MENSAGEM ( DIA DO PROFESSOR)

Querido Mestre, Trago-te um recado de muita gente. Houve gente que praticou uma boa ação, Manda dizer-te que foi porque Teu exemplo convenceu. Houve alguém que venceu na vida, E manda dizer-te que foi porque Tuas lições permaneceram E houve mais alguém que superou a dor, E manda dizer-te que foi a lembrança De tua coragem que ajudou. Por isso que és importante... O teu trabalho é o mais nobre, De ti nasce a razão e o progresso. A união e a harmonia de um povo! E agora... Sorria! Esqueça o cansaço e a preocupação, Porque há muita gente pedindo a Deus Para que você seja muito Feliz! Parabéns pelo seu dia! (Autor desconhecido)