22 dezembro 2007

NOTICIAS EDUCAÇÃO

26/04/2007 - 19h11 Pais e filhos ganham aliado na difícil tarefa de ter sucesso nos bancos escolares da Folha Online Dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) apontam que somente 6,9% dos estudantes do terceiro ano alcançaram um estágio adequado no aprendizado relacionado à matemática. De acordo com a mesma pesquisa, 6,5% dos alunos ficam na faixa "muito crítica", sem conseguir ler gráficos e 24,3% se encontram no estágio intermediário, ou seja, eles reconhecem parte das operações indicados para o terceiro ano. Os dados são de 2003. Divulgação Capa de "Criança nota 10", da Publifolha Uma das possíveis maneiras de driblar as dificuldades de aprendizagem é com um apoio efetivo da família ao estudante. O livro "Criança Nota 10", da Publifolha, traz 365 dicas para que os pais aprendam a incentivar seus filhos na escola. Veja, no primeiro capítulo do livro, 20 conselhos sobre o assunto: - Leia dicas de livro que ajuda a pais e filhos na escola O livro é um verdadeiro guia para pais com filhos em situação escolar, as recomendações vão desde como obter das crianças um bom desempenho na escola, o preparo para atingir esse desempenho, como conseguir crianças seguras e saudáveis, como os pais são os primeiros professores de seus filhos, a ajuda nos deveres de casa e estudos, demais maneiras de incentivas o desempenho escolar e técnicas para ajudar os adolescentes a atingir um bom desempenho na escola. Com uma dica por dia, pais e filhos podem obter um melhor relacionamento em casa, que certamente vai se refletir no aproveitamento das crianças nos bancos escolares. "Criança Nota 10" Autor: Robert D. Ramsey Editora: Publifolha Páginas: 128 Quanto: R$ 19,90 Onde comprar: nas principais livrarias, pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Publifolha Leia mais Livro e calendário apresentam universo mágico das fadas, em kit com preço especial "Meu nome é... Albert Einstein" traz a vida do gênio e suas descobertas Novo livro ensina às crianças a arte da culinária Guia descreve 50 experiências para pais e filhos em viagem a Paris "Meu nome é... Leonardo da Vinci" traz a vida do artista em primeira pessoa "Meu nome é... Alexandre, o Grande" conta a história do famoso imperador Leitor da Folha Online tem 15% de desconto na compra de livros no site da Publifolha Especial Leia mais sobre lançamentos da Publifolha

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19/12/2007 - 10h57 Estado irá criar classes apenas para alunos repetentes Publicidade FÁBIO TAKAHASHI da Folha de S.Paulo A Secretaria Estadual da Educação de São Paulo decidiu criar, já em 2008, turmas especiais aos alunos que repetiram a 4ª série do ensino fundamental. A medida vale também para os estudantes da 3ª série com dificuldades de aprendizagem. Esses alunos ficarão em classes de recuperação, separadas das turmas regulares. A intenção do governo José Serra (PSDB) é dar aos estudantes um reforço mais intensivo, em turmas menores, com materiais didáticos específicos. Educadores vêem o risco de que os alunos sejam estigmatizados. As turmas de recuperação da 4ª série em 2008 serão formadas pelos alunos que repetiram neste ano --no sistema de progressão continuada vigente no Estado, o estudante da fase inicial do ensino fundamental só pode repetir na 4ª série. Até este ano, os alunos que eram reprovados cursavam o ano seguinte nas turmas regulares, formadas por alunos provenientes da 3ª série. Em 2006, o índice de retenção na 4ª série ficou em 9%. Para os alunos da 3ª série, serão escolhidos aqueles que cursaram a 2ª série em 2007 e foram mal avaliados no último Saresp (sistema de avaliação da rede estadual), aplicado no final do mês passado. Ainda não foi definida qual será a nota que determinará a necessidade de recuperação. A secretaria estima que 6.300 alunos da 3ª série e 9.500 da 4ª fiquem nas classes de reforço em 2008 (programa chamado de PIC - Projeto de Recuperação de Ciclo). A medida começa na capital e na Grande São Paulo e será estendida para o restante do Estado em 2009. "O aluno com dificuldades é aquele que não conseguiu aprender nas salas regulares. Não adianta imaginar que ele conseguirá aprender com o mesmo material didático e o mesmo professor, na mesma sala", afirmou à Folha a secretária de Educação, Maria Helena Guimarães de Castro. Maria Helena disse que as classes de reforço não deverão ter mais de 25 alunos (nas turmas regulares, a secretaria sugere um máximo de 35). Segundo ela, foram feitos estudos que mostram que a rede conseguirá comportar novas turmas. A pasta ainda analisa se estipulará um número mínimo de estudantes para a abertura das turmas especiais. O governo já havia anunciado que os alunos da 5ª ao ensino médio terão reforço de português e matemática nos primeiros 45 dias do ano letivo. Segundo a secretaria, a recuperação intensiva ajudará a reverter os maus resultados da rede em exames de aprendizagem. O Pisa, último divulgado, mostrou que a média paulista está abaixo da média nacional. Dois professores O governo estadual também pretende estender, em 2008, o programa do professor-auxiliar às turmas de 2ª série e para a Grande São Paulo. O programa, implementado neste ano na rede, abrangia apenas a 1ª série das escolas da capital. Leia mais Alunos são expulsos de escola durante madrugada em São Cristóvão (SE) Cai número de faltas de professores municipais de São Paulo Manual mostra como melhorar o desempenho das crianças na escola Livros descrevem profissões, ensinam língua e aperfeiçoam redação Leitor da Folha Online tem 15% de desconto na compra de livros no site da Publifolha Especial Leia o que já foi publicado sobre progressão continuada