21 novembro 2007

PROJETO: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DE ONTEM E HOJE JUSTIFICATIVA: Proporcionar as crianças momentos de convivência saudável, amiga, criativa e construtiva; pois através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimentos que a ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra. OBJETIVOS DO TRABALHO: · Aumentar o repertório de brincadeiras infantil, · Participar de situações de socialização, · Participar de jogos que sejam trabalhadas regras em grupo, · Construção de brinquedos com sucatas, · Registrar de diferentes formas o brincar. OBJETIVOS DIDÁTICOS: - Ampliar as possibilidades expressivas nas brincadeiras, jogos e demais situações de interação. - Explorar e identificar elementos da musica para se expressar, interagir com outros. - Produzir trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção. - Participar de variadas situações de comunicação oral. - Participar de diversas situações de intercambio social. - Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos. CONTEÚDOS: Movimento: · Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras. · Percepção de estruturas rítmicas para expressar – se corporalmente por meio de brincadeiras. Natureza e Sociedade: · Participação em brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos. Música: · Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais. Artes: · Exploração dos espaços bidimensionais e tridimensionais na realização de seus projetos artísticos. · Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para construção. Linguagem Oral e Escrita: · Uso da linguagem oral para conversar e brincar. · Observação e manuseio de materiais impressos como livro e revistas. · Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento. · Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita. ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS: - Pesquisa junto às famílias sobre as brincadeiras da infância. - Pesquisa em livros e na internet sobre a origem de alguns dos brinquedos e brincadeiras. - Selecionar alguns brinquedos que possam ser construídos pelas crianças.(bilboquê, peteca, vai e vem, pião, cavalo de pau, e outros.). - Coletar algumas sucatas para confecção dos brinquedos. ETAPAS DO TRABALHO: · Rodas de conversa (Quais os brinquedos preferidos?). · Listar os brinquedos em cartaz. · Roda de conversa (Qual a brincadeira preferida?). · Listar as brincadeiras e escolher algumas para brincar. · Pesquisar junto com as famílias sobre as brincadeiras e brinquedos do seu tempo de infância. · Ler as pesquisas para as crianças e junto com as crianças selecionar algumas para brincamos. · Propor para que as crianças desenhem algumas brincadeiras. · Proporcionar oportunidade para que as crianças confeccionem alguns brinquedos. · Escrever junto com as crianças regras de algumas brincadeiras para confecção de um livro de brincadeiras para acervo da escola. (texto coletivo). PRODUTO FINAL: - Exposição para os pais dos desenhos, pinturas e brinquedos confeccionados. - Livro de brincadeiras. ************************************************************************************ PROJETO JOGOS & BRINCADEIRAS Procedimentos para o desenvolvimento: - Se for atividade para salas de aulas, o circuito deverá funcionar como uma gincana. Cada sala escolhe os elementos que vão participar de cada etapa do circuito. No final, somatória dos pontos ou missão cumprida sairá uma sala ou turma vencedora. O mesmo acontecendo se for organizada para uma sala somente, a etapa serão dividas entre os grupos de alunos. - Em outros tipos de festas e comemorações divide-se o numero de criança que participará em grupos. DESENVOLVIMENTO: Em um cenário que reproduz uma floresta, circo, festa de aniversário, ou qualquer outra festa de comemoração, as crianças participam de atividades como: Ludo Gigante, Boliche, Arremesso de Bolas (derruba latas), Pescaria, Atelier de Transformação, Corrida do Saco, Corrida de Ovos (cozido de preferência), Desafio Cultural, Construção de Frases sugestivas (cartazes), Dicionário Musical. 1 - LUDO GIGANTE: Na brincadeira, as crianças arremessam os dados e começam a percorrer o circuito do jogo de Ludo.As mesmas se transformam em peças do um jogo. Cada casa deverá conter um número com uma missão, de acordo com o objetivo do circuito será as missões. vencerá quem primeiro chegar ao final. 2 - BOLICHE: Usando garrafas de Pet, a criança ira tentar derrubar o grupo de garrafas, cada garrafa deverá ter um numero e se fará a soma de pontos. Nesta brincadeira, também poderá conter dentro de cada garrafa uma pergunta de conteúdos trabalhados em historia, ciências e geografia. 3 - ARREMESSO DE BOLAS: A criança tem que arremessar a bola para derrubar o maior número possível de latas. O desafio é conseguir acertar o máximo de latas. 4 - PESCARIA: A pescaria resgata uma das mais tradicionais brincadeiras infantis, na qual as crianças usam uma varinha de pesca para tentar içar peixinhos enterrados na areia. cada peixinho deverá ter uma missão a ser cumprida. Algo simples e de conhecimento da criança. usar conteúdos trabalhado se for festa na escola. 03/08/06 Cíntia Borher 5 - ATELIER DE TRANSFORMAÇÃO: Aqui a criança tem que se transformar. Pintando o rosto, vestindo-se de acordo com que foi pedido. No atelier deve conter fantasias, maquiagens sapatos, perucas etc. Essa é parte divertida da brincadeira, todos que se transformar ganham ponto. 6 - CORRIDA DE SACO: Outra brincadeira que resgata uma das mais tradicionais brincadeiras infantis, a criança dentro de uma saco deverá cumprir a missão de partir de um determinado lugar e correr pulando, para chegar onde foi estipulado. Será vencedor quem chegar primeiro. 7 - CORRIDA DE OVOS: Mais uma brincadeira que resgata um desafio tradicional infantil, as crianças se posicionarão em uma linha reta, e com uma colher na boca contendo um ovo, deverá levá-lo até determinado lugar. Marca ponto quem conseguir levar o ovo sem derrubá-lo. 8 - DESAFIO CULTURAL: Entre os mais intelectuais esta brincadeira é de puro prazer. Serão feitos sorteios de perguntas e respostas para os elementos participantes. Exemplo: Paulo pergunta para Pedro, se Pedro acertar ponto para o mesmo, se errar o ponto fica com o adversário. Poderão ser usadas perguntas de atualidades, de conteúdos trabalhados ou mesmo a tabuada. 9 - CONSTRUÇÃO DE FRASES: Os artistas gostam muito desta atividade. Deverão ser estipulados os temas ou mesmo uma mensagem e as crianças participantes colocam a imaginação para fluir. nesta atividade deverá ter cartolinas, lápis de cor, canetinhas, giz de cera, pincel atômico, e etc. 10 - DICIONÁRIO MUSICAL: Uma divertida brincadeira, escolhe-se algumas músicas, de preferência conhecida pelas crianças, uma a uma as músicas são tocadas e se faz uma parada, a criança deverá dizer sem erro a continuação da frase em que parou a música. Vence quem conseguir acertar maior numero de músicas ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS: GANHAR OU PERDER: A - Para que o ambiente do jogo permaneça agradável e sadio, para que não veicule mal-estar, o fato de perder não deve ser vivido como uma derrota, mas como uma experiência provisória que permite progredir em direção a uma vitória futura. Por outro lado, não se trata de desvalorizar o fato de ganhar, mas de levar a criança a uma aceitação dos resultados, sejam eles quais forem, a um equilíbrio de suas emoções e a uma cumplicidade com os outros jogadores, para que o jogo seja um jogo leve, alegre, sem maior importância do que o instante vivido e logo esquecido.O professor deverá influenciar positivamente nas atitudes da criança, em relação a que ganha, felicitando-a, ou em relação ao que perde, confortando-a e estimulando-a a continuar o jogo. B - O professor poderá oferecer às crianças várias oportunidades de jogar e vencer, o que leva a minimizar os efeitos dos resultados do jogo. Muitas vezes as crianças encontram no próprio grupo o remédio para a decepção de perder, seja criando jogos em que a ação se dá por cooperação, não havendo necessariamente um vencedor, sendo o principal “é participar”. C - O professor deverá estar sempre presente, promovendo conversas com as crianças antes e depois dos jogos (nunca durante a ação do jogo), para ajudá-las a se tornarem bons jogadores, levando em conta que o bom jogador deve ser capaz de: *Do ponto de vista afetivo: de não se identificar com o resultado do jogo, seja ele qual for, e não considerá-lo como definitivo. *Do ponto de vista social: de compreender que é preciso compartilhar a vitória e a derrota e de compreender o ponto de vista do outro. " O jogo dá oportunidade à criança de se livrar progressivamente do egocentrismo, para adotar o ponto de vista do outro e poder prever suas reações..." ************************************************************************************* PROJETO: APRENDER BRINCANDO TEMPO PREVISTO: UM SEMESTRE. Justificativa: A partir de uma observação direta entre os alunos, percebi a necessidade de desenvolver um projeto a fim de proporcionar o aprendizado do manuseio da tesoura de maneira prazerosa; para isto escolhi trabalhar com a apreciação de obras de artes de Henri Matisse. Objetivos: Produzir trabalhos de artes, utilizando a linguagem da pintura, do recorte e da colagem, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação. Didático: Utilizar as obras de Matisse para enriquecer o percurso criador das crianças em relação ao fazer e ao apreciar. Específicos: Habilidade no manuseio da tesoura e a criação de desenhos através do recorte e colagem. Conteúdo: · Explorar e aprofundar o uso adequado da tesoura. · Exploração de alguns procedimentos para recortar. Etapas previstas: · Conversar com as crianças sobre a possibilidade de se criar desenhos usando somente o recorte e a colagem. · Apreciação de obras de Matisse (recorte e colagem). · Oferecer tesouras, papel e cola para a elaboração de trabalhos. · Propor recorte e colagem criando desenhos ou cenas (uma vez por semana). · Espalhar pela sala reproduções de matisse para que as crianças tenham boas imagens. · Propor a reprodução de uma obra de Matisse através da observação. Produto final: Confeccionar um álbum com as produções realizadas pelas crianças durante a evolução do projeto e também exposição de alguns trabalhos coletivos.
Eixos temáticos / conteúdos:- Artes visuais, matemática, música, natureza e sociedade, linguagem oral e escrita, identidade e autonomia e corpo e movimento. O Circo; O fazer artístico; Apreciação musical; Expressividade; Equilíbrio e coordenação; Noções de formas e quantidades; Noções de diferenças e igualdade; Estratégias / Recursos:- Música Dança Desenho Pintura Brincadeiras infantis Jogos diversos Literatura infantil Vídeos Cds Adereços Desenvolvimento:- (exemplos) Atividade 1 – A história do circo; Atividade 2 – Assistir ao D.V.D. Xuxa Circo; Atividade 3 - Assistir ao filme “Dumbo”; Atividade 4 – Descrever o cartaz “O circo” da coleção Leandras; Atividade 5 – Alfabeto ilustrado letra C; Atividade 6 – Música dramatizada; Atividade 7 – Exercícios rítmicos e de equilíbrio; Atividade 8 – Jogo da memória - figuras circenses; Atividade 9 – Coordenação motora fina: Levar o Palhaço equilibrista até o circo; Atividade 10 – Imitar/criar situações sobre vários artistas de circo em suas funções:equilibrista, bailarina, mágico Avaliação:- A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do Circo e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem
PROJETO CIRCO: O maior espetáculo da terra! "O circo é, antes de tudo, um espetáculo visual. O palhaço faz tudo seriamente. Ele não precisa falar e sim fazer graciosos trejeitos. Sua mímica ingênua sempre consegue fazer rir." (Leonid G. Engibarov) - Idade: a partir de 2 anos. - Número de participantes: todos os alunos - Tempo de execução: Mês de março Justificativa:- Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor! Hoje tem marmelada? Tem sim senhor! E tem também palhaços, malabaristas, equilibristas, domadores, ilusionistas, trapezistas, globistas e ainda muitos animais. E é em 15 de março o dia destinado àquele que é sinônimo de alegria. O circo é uma das mais antigas e completas manifestações populares e artísticas, pois durante o espetáculo, sob uma lona colorida, tem música, teatro, dança, cenografia e figurino apropriados que encantam a platéia; um espetáculo de magia que faz até hoje a alegria não só das crianças, como também de muitos adultos. Problemática:- Apoiar, preservar e estimular a tradição da arte circense! Pouco a pouco, os palhaços - junto com os circos – foram perdendo espaço para o cinema, a televisão, os videogames... A infância ficou mais curta e a ingenuidade virou um fator de risco - Preservar a magia do circo é manter viva essa criança que temos dento de nós mesmos! Objetivo geral:- Desenvolver nas crianças, através de atividades lúdicas, o desejo de conhecer e valorizar a arte circense. Objetivos específicos:- Fazer as crianças conhecerem e valorizarem a arte circense; Despertar o gosto pela arte, pela música e pela poesia; Trabalhar e desenvolver a criatividade; 2 mar - Andreα Eixos temáticos / conteúdos:- Artes visuais, matemática, música, natureza e sociedade, linguagem oral e escrita, identidade e autonomia e corpo e movimento. O Circo; O fazer artístico; Apreciação musical; Expressividade; Equilíbrio e coordenação; Noções de formas e quantidades; Noções de diferenças e igualdade; Estratégias / Recursos:- Música Dança Desenho Pintura Brincadeiras infantis Jogos diversos Literatura infantil Vídeos Cds Adereços Desenvolvimento:- (exemplos) Atividade 1 – A história do circo; Atividade 2 – Assistir ao D.V.D. Xuxa Circo; Atividade 3 - Assistir ao filme “Dumbo”; Atividade 4 – Descrever o cartaz “O circo” da coleção Leandras; Atividade 5 – Alfabeto ilustrado letra C; Atividade 6 – Música dramatizada; Atividade 7 – Exercícios rítmicos e de equilíbrio; Atividade 8 – Jogo da memória - figuras circenses; Atividade 9 – Coordenação motora fina: Levar o Palhaço equilibrista até o circo; Atividade 10 – Imitar/criar situações sobre vários artistas de circo em suas funções:equilibrista, bailarina, mágico Avaliação:- A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do Circo e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.
PLANO DE AULA TEMA GERADOR: Noções de lateralidade OBJETIVOS: Dançar a música “Roda, roda, roda e não saia do lugar” – CD Xuxa só para baixinhos 2; Pintar, recortar e montar um boneco; Trocar de lugar com colegas de turma observando quem está ao seu lado DIREITO e ao seu lado ESQUERDO; Escrever o nome do colega que se senta à sua ESQUERDA e à sua DIREITA (fazendo interdisciplinaridade com Português); Falar de situações que envolvam o Tema gerador (Lateralidade) presentes em seu dia-a-dia; Saber distinguir o DIREITO do ESQUERDO, após desenvolver as atividades propostas neste Plano de aula; Compreender que a lateralidade está em sua vida, associando o que está sendo proposto com situações de seu dia-a-dia. PROCEDIMENTOS: Iniciar a aula abordando o TEMA GERADOR através de um debate com a turma respeitando suas experiências prévias; Dançar a música “Roda, roda, roda e não saia do lugar” – CD Xuxa só para baixinhos 2; Trocar de lugar com os colegas (corrida do bonde), observando quem está ao seu lado DIREITO e ESQUERDO; Após a brincadeira pintar, recortar e montar o boneco; O ajudante do dia, ou outra criança que o queira, contará uma História (ou alguma situação que tenha acontecido em sua casa) sobre o Tema gerador; Escrever no caderno (atividades propostas no quadro-de-giz) o nome dos colegas que se sentam ao seu lado DIREITO e ao seu lado ESQUERDO”“. AVALIAÇÃO: Avaliar durante as atividades: estimulando, orientando e desafiando os alunos; Registrar os avanços da turma, de uma forma geral, e individualmente, de cada criança. Desta forma acompanhando o desenvolvimento dos alunos.
Só ensina bem quem sabe aonde quer levar os alunos e se prepara para chegar lá! A atividade de planejar é considerada complicada, chata e burocrática por boa parte dos professores! Planejar é simples... Defina os objetivos e o caminho para alcançá-los. É preciso caminhar muito, mas quem faz o percurso encontra a chave para o sucesso! Quer saber mais? Clique aqui. OS DEZ MANDAMENTOS PARA BEM PLANEJAR! 1) ESQUEÇA A BUROCRACIA Antes o Plano vinha pronto, em pacotes. Hoje quem leciona tem espaço para criar! 2) CONHEÇA BEM DE PERTO O SEU ALUNO Pergunte-se sempre: “O que meu aluno deve e pode aprender?”. 3) FAÇA TUDO OUTRA VEZ (E MAIS OUTRA) O planejamento deve ser sempre alterado, de acordo com as necessidades da turma. 4) ESTUDE PARA ENSINAR BEM Uma pessoa só pode ensinar aquilo que sabe, porém é preciso, também, saber como ensinar. 5) COLOQUE-SE NO LUGAR DO ESTUDANTE Você deve saber se os temas trabalhados em sala são importantes do ponto de vista do aluno. 6) DEFINA O QUE É MAIS IMPORTANTE Os critérios para estabelecer o que é mais importante ensinar devem ser as necessidades dos alunos. 7) PESQUISE EM VÁRIAS FONTES Toda aula requer material de apoio. Busque informações em livros, em revistas, na Internet... 8) USE DIFERENTES MÉTODOS DE TRABALHO Métodos como: aulas expositivas, atividades em grupo e pesquisas são excelentes aliados! 9) CONVERSE E PEÇA AJUDA Converse com os colegas! Aproveite as reuniões! 10) ESCREVA, ESCREVA, ESCREVA Compre um caderno e anote, no fim do dia, tudo o que você fêz em classe. Esta é uma forma de você analisar o que está ou não dando certo em seu trabalho

PLANO DE AULA

Como fazer um Plano de aula! Vamos por etapas: É comum professores cometerem um grave erro ao montarem um Plano de aula: fazê-lo para si próprio. O Plano de aula deve ser feito para o aluno! Como assim?! Você deve estar se perguntando... É simples: o centro de um Plano de aula é, sem dúvida, o aluno! Como vai aprender e como vai receber o que você está propondo. É preciso fazer com que o aluno estude para aprender e não para “passar de ano” e você só conseguirá isto se fizer um Plano de aula, onde ele (o aluno) é o “tema central”. Mas o que eu, como professor(a), penso não conta? É claro que sim, pois nós, educadores, somos os responsáveis por propiciar situações em que o aluno se aproprie do conhecimento. Lembre-se: o aluno não é um ser que não sabe nada e vai à escola para aprender tudo com o professor, que é o detentor do saber. Agora que já “sabe” que o tema central do Plano de aula deve ser o aluno, você deve preocupar-se em criar situações interessantes para sua aula. Como são seus alunos? Do que mais gostam? Ouvir histórias, dançar...? Evite pensar: “Como vou ensinar isto à turma?” e pense: “Como meus alunos irão aprender isto?”. O processo de ensino-aprendizagem é uma troca gostosa: você aprende com seus alunos e eles com você, pois cada criança já chega à escola com conhecimentos diversos... Assim como o professor... Os alunos não são todos iguais, logo não aprendem da mesma forma. O educador deve conhecer e respeitar seu aluno. Respeitar seus limites, suas dificuldades, sua opinião... Vamos para a prática! Primeiro – TEMA GERADOR: Sua aula será sobre o quê? Segundo – OBJETIVO: O que seu aluno deve FAZER, SABER e SER? FAZER – o que seu aluno vai fazer durante a aula? Pintar? Dançar? Escrever? Recortar? Colar? SABER – a atividade que seu aluno desenvolveu o levou a saber o quê? O que ele “aprendeu”?