21 novembro 2007

PROJETO CIRCO: O maior espetáculo da terra! "O circo é, antes de tudo, um espetáculo visual. O palhaço faz tudo seriamente. Ele não precisa falar e sim fazer graciosos trejeitos. Sua mímica ingênua sempre consegue fazer rir." (Leonid G. Engibarov) - Idade: a partir de 2 anos. - Número de participantes: todos os alunos - Tempo de execução: Mês de março Justificativa:- Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor! Hoje tem marmelada? Tem sim senhor! E tem também palhaços, malabaristas, equilibristas, domadores, ilusionistas, trapezistas, globistas e ainda muitos animais. E é em 15 de março o dia destinado àquele que é sinônimo de alegria. O circo é uma das mais antigas e completas manifestações populares e artísticas, pois durante o espetáculo, sob uma lona colorida, tem música, teatro, dança, cenografia e figurino apropriados que encantam a platéia; um espetáculo de magia que faz até hoje a alegria não só das crianças, como também de muitos adultos. Problemática:- Apoiar, preservar e estimular a tradição da arte circense! Pouco a pouco, os palhaços - junto com os circos – foram perdendo espaço para o cinema, a televisão, os videogames... A infância ficou mais curta e a ingenuidade virou um fator de risco - Preservar a magia do circo é manter viva essa criança que temos dento de nós mesmos! Objetivo geral:- Desenvolver nas crianças, através de atividades lúdicas, o desejo de conhecer e valorizar a arte circense. Objetivos específicos:- Fazer as crianças conhecerem e valorizarem a arte circense; Despertar o gosto pela arte, pela música e pela poesia; Trabalhar e desenvolver a criatividade; 2 mar - Andreα Eixos temáticos / conteúdos:- Artes visuais, matemática, música, natureza e sociedade, linguagem oral e escrita, identidade e autonomia e corpo e movimento. O Circo; O fazer artístico; Apreciação musical; Expressividade; Equilíbrio e coordenação; Noções de formas e quantidades; Noções de diferenças e igualdade; Estratégias / Recursos:- Música Dança Desenho Pintura Brincadeiras infantis Jogos diversos Literatura infantil Vídeos Cds Adereços Desenvolvimento:- (exemplos) Atividade 1 – A história do circo; Atividade 2 – Assistir ao D.V.D. Xuxa Circo; Atividade 3 - Assistir ao filme “Dumbo”; Atividade 4 – Descrever o cartaz “O circo” da coleção Leandras; Atividade 5 – Alfabeto ilustrado letra C; Atividade 6 – Música dramatizada; Atividade 7 – Exercícios rítmicos e de equilíbrio; Atividade 8 – Jogo da memória - figuras circenses; Atividade 9 – Coordenação motora fina: Levar o Palhaço equilibrista até o circo; Atividade 10 – Imitar/criar situações sobre vários artistas de circo em suas funções:equilibrista, bailarina, mágico Avaliação:- A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do Circo e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.