"A ESCOLA NÃO É ESTÁTICA NEM INTOCÁVEL. A FORMA QUE ELA ASSUME EM CADA MOMENTO É SEMPRE O RESULTADO PRECÁRIO E PROVISÓRIO DE UM MOVIMENTO PERMANENTE DE TRANSFORMAÇÃO,IMPULSIONADO POR TENSÕES,CONFLITOS, ESPERANÇAS E PROPOSTAS ALTENATIVAS".
21 novembro 2007
PROJETO CIRCO:
O maior espetáculo da terra!
"O circo é, antes de tudo, um espetáculo visual.
O palhaço faz tudo seriamente.
Ele não precisa falar e sim fazer graciosos trejeitos.
Sua mímica ingênua sempre consegue fazer rir."
(Leonid G. Engibarov)
- Idade: a partir de 2 anos.
- Número de participantes: todos os alunos
- Tempo de execução: Mês de março
Justificativa:-
Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor! Hoje tem marmelada? Tem sim senhor! E tem também palhaços, malabaristas, equilibristas, domadores, ilusionistas, trapezistas, globistas e ainda muitos animais. E é em 15 de março o dia destinado àquele que é sinônimo de alegria.
O circo é uma das mais antigas e completas manifestações populares e artísticas, pois durante o espetáculo, sob uma lona colorida, tem música, teatro, dança, cenografia e figurino apropriados que encantam a platéia; um espetáculo de magia que faz até hoje a alegria não só das crianças, como também de muitos adultos.
Problemática:-
Apoiar, preservar e estimular a tradição da arte circense!
Pouco a pouco, os palhaços - junto com os circos – foram perdendo espaço para o cinema, a televisão, os videogames... A infância ficou mais curta e a ingenuidade virou um fator de risco - Preservar a magia do circo é manter viva essa criança que temos dento de nós mesmos!
Objetivo geral:-
Desenvolver nas crianças, através de atividades lúdicas, o desejo de conhecer e valorizar a arte circense.
Objetivos específicos:-
Fazer as crianças conhecerem e valorizarem a arte circense;
Despertar o gosto pela arte, pela música e pela poesia;
Trabalhar e desenvolver a criatividade; 2 mar - Andreα
Eixos temáticos / conteúdos:-
Artes visuais, matemática, música, natureza e sociedade, linguagem oral e escrita, identidade e autonomia e corpo e movimento.
O Circo;
O fazer artístico;
Apreciação musical;
Expressividade;
Equilíbrio e coordenação;
Noções de formas e quantidades;
Noções de diferenças e igualdade;
Estratégias / Recursos:-
Música
Dança
Desenho
Pintura
Brincadeiras infantis
Jogos diversos
Literatura infantil
Vídeos
Cds
Adereços
Desenvolvimento:- (exemplos)
Atividade 1 – A história do circo;
Atividade 2 – Assistir ao D.V.D. Xuxa Circo;
Atividade 3 - Assistir ao filme “Dumbo”;
Atividade 4 – Descrever o cartaz “O circo” da coleção Leandras;
Atividade 5 – Alfabeto ilustrado letra C;
Atividade 6 – Música dramatizada;
Atividade 7 – Exercícios rítmicos e de equilíbrio;
Atividade 8 – Jogo da memória - figuras circenses;
Atividade 9 – Coordenação motora fina: Levar o Palhaço equilibrista até o circo;
Atividade 10 – Imitar/criar situações sobre vários artistas de circo em suas funções:equilibrista, bailarina, mágico
Avaliação:-
A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do Circo e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.