21 novembro 2007

PROJETO: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DE ONTEM E HOJE JUSTIFICATIVA: Proporcionar as crianças momentos de convivência saudável, amiga, criativa e construtiva; pois através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimentos que a ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra. OBJETIVOS DO TRABALHO: · Aumentar o repertório de brincadeiras infantil, · Participar de situações de socialização, · Participar de jogos que sejam trabalhadas regras em grupo, · Construção de brinquedos com sucatas, · Registrar de diferentes formas o brincar. OBJETIVOS DIDÁTICOS: - Ampliar as possibilidades expressivas nas brincadeiras, jogos e demais situações de interação. - Explorar e identificar elementos da musica para se expressar, interagir com outros. - Produzir trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção. - Participar de variadas situações de comunicação oral. - Participar de diversas situações de intercambio social. - Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos. CONTEÚDOS: Movimento: · Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras. · Percepção de estruturas rítmicas para expressar – se corporalmente por meio de brincadeiras. Natureza e Sociedade: · Participação em brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos. Música: · Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais. Artes: · Exploração dos espaços bidimensionais e tridimensionais na realização de seus projetos artísticos. · Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para construção. Linguagem Oral e Escrita: · Uso da linguagem oral para conversar e brincar. · Observação e manuseio de materiais impressos como livro e revistas. · Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento. · Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita. ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS: - Pesquisa junto às famílias sobre as brincadeiras da infância. - Pesquisa em livros e na internet sobre a origem de alguns dos brinquedos e brincadeiras. - Selecionar alguns brinquedos que possam ser construídos pelas crianças.(bilboquê, peteca, vai e vem, pião, cavalo de pau, e outros.). - Coletar algumas sucatas para confecção dos brinquedos. ETAPAS DO TRABALHO: · Rodas de conversa (Quais os brinquedos preferidos?). · Listar os brinquedos em cartaz. · Roda de conversa (Qual a brincadeira preferida?). · Listar as brincadeiras e escolher algumas para brincar. · Pesquisar junto com as famílias sobre as brincadeiras e brinquedos do seu tempo de infância. · Ler as pesquisas para as crianças e junto com as crianças selecionar algumas para brincamos. · Propor para que as crianças desenhem algumas brincadeiras. · Proporcionar oportunidade para que as crianças confeccionem alguns brinquedos. · Escrever junto com as crianças regras de algumas brincadeiras para confecção de um livro de brincadeiras para acervo da escola. (texto coletivo). PRODUTO FINAL: - Exposição para os pais dos desenhos, pinturas e brinquedos confeccionados. - Livro de brincadeiras. ************************************************************************************ PROJETO JOGOS & BRINCADEIRAS Procedimentos para o desenvolvimento: - Se for atividade para salas de aulas, o circuito deverá funcionar como uma gincana. Cada sala escolhe os elementos que vão participar de cada etapa do circuito. No final, somatória dos pontos ou missão cumprida sairá uma sala ou turma vencedora. O mesmo acontecendo se for organizada para uma sala somente, a etapa serão dividas entre os grupos de alunos. - Em outros tipos de festas e comemorações divide-se o numero de criança que participará em grupos. DESENVOLVIMENTO: Em um cenário que reproduz uma floresta, circo, festa de aniversário, ou qualquer outra festa de comemoração, as crianças participam de atividades como: Ludo Gigante, Boliche, Arremesso de Bolas (derruba latas), Pescaria, Atelier de Transformação, Corrida do Saco, Corrida de Ovos (cozido de preferência), Desafio Cultural, Construção de Frases sugestivas (cartazes), Dicionário Musical. 1 - LUDO GIGANTE: Na brincadeira, as crianças arremessam os dados e começam a percorrer o circuito do jogo de Ludo.As mesmas se transformam em peças do um jogo. Cada casa deverá conter um número com uma missão, de acordo com o objetivo do circuito será as missões. vencerá quem primeiro chegar ao final. 2 - BOLICHE: Usando garrafas de Pet, a criança ira tentar derrubar o grupo de garrafas, cada garrafa deverá ter um numero e se fará a soma de pontos. Nesta brincadeira, também poderá conter dentro de cada garrafa uma pergunta de conteúdos trabalhados em historia, ciências e geografia. 3 - ARREMESSO DE BOLAS: A criança tem que arremessar a bola para derrubar o maior número possível de latas. O desafio é conseguir acertar o máximo de latas. 4 - PESCARIA: A pescaria resgata uma das mais tradicionais brincadeiras infantis, na qual as crianças usam uma varinha de pesca para tentar içar peixinhos enterrados na areia. cada peixinho deverá ter uma missão a ser cumprida. Algo simples e de conhecimento da criança. usar conteúdos trabalhado se for festa na escola. 03/08/06 Cíntia Borher 5 - ATELIER DE TRANSFORMAÇÃO: Aqui a criança tem que se transformar. Pintando o rosto, vestindo-se de acordo com que foi pedido. No atelier deve conter fantasias, maquiagens sapatos, perucas etc. Essa é parte divertida da brincadeira, todos que se transformar ganham ponto. 6 - CORRIDA DE SACO: Outra brincadeira que resgata uma das mais tradicionais brincadeiras infantis, a criança dentro de uma saco deverá cumprir a missão de partir de um determinado lugar e correr pulando, para chegar onde foi estipulado. Será vencedor quem chegar primeiro. 7 - CORRIDA DE OVOS: Mais uma brincadeira que resgata um desafio tradicional infantil, as crianças se posicionarão em uma linha reta, e com uma colher na boca contendo um ovo, deverá levá-lo até determinado lugar. Marca ponto quem conseguir levar o ovo sem derrubá-lo. 8 - DESAFIO CULTURAL: Entre os mais intelectuais esta brincadeira é de puro prazer. Serão feitos sorteios de perguntas e respostas para os elementos participantes. Exemplo: Paulo pergunta para Pedro, se Pedro acertar ponto para o mesmo, se errar o ponto fica com o adversário. Poderão ser usadas perguntas de atualidades, de conteúdos trabalhados ou mesmo a tabuada. 9 - CONSTRUÇÃO DE FRASES: Os artistas gostam muito desta atividade. Deverão ser estipulados os temas ou mesmo uma mensagem e as crianças participantes colocam a imaginação para fluir. nesta atividade deverá ter cartolinas, lápis de cor, canetinhas, giz de cera, pincel atômico, e etc. 10 - DICIONÁRIO MUSICAL: Uma divertida brincadeira, escolhe-se algumas músicas, de preferência conhecida pelas crianças, uma a uma as músicas são tocadas e se faz uma parada, a criança deverá dizer sem erro a continuação da frase em que parou a música. Vence quem conseguir acertar maior numero de músicas ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS: GANHAR OU PERDER: A - Para que o ambiente do jogo permaneça agradável e sadio, para que não veicule mal-estar, o fato de perder não deve ser vivido como uma derrota, mas como uma experiência provisória que permite progredir em direção a uma vitória futura. Por outro lado, não se trata de desvalorizar o fato de ganhar, mas de levar a criança a uma aceitação dos resultados, sejam eles quais forem, a um equilíbrio de suas emoções e a uma cumplicidade com os outros jogadores, para que o jogo seja um jogo leve, alegre, sem maior importância do que o instante vivido e logo esquecido.O professor deverá influenciar positivamente nas atitudes da criança, em relação a que ganha, felicitando-a, ou em relação ao que perde, confortando-a e estimulando-a a continuar o jogo. B - O professor poderá oferecer às crianças várias oportunidades de jogar e vencer, o que leva a minimizar os efeitos dos resultados do jogo. Muitas vezes as crianças encontram no próprio grupo o remédio para a decepção de perder, seja criando jogos em que a ação se dá por cooperação, não havendo necessariamente um vencedor, sendo o principal “é participar”. C - O professor deverá estar sempre presente, promovendo conversas com as crianças antes e depois dos jogos (nunca durante a ação do jogo), para ajudá-las a se tornarem bons jogadores, levando em conta que o bom jogador deve ser capaz de: *Do ponto de vista afetivo: de não se identificar com o resultado do jogo, seja ele qual for, e não considerá-lo como definitivo. *Do ponto de vista social: de compreender que é preciso compartilhar a vitória e a derrota e de compreender o ponto de vista do outro. " O jogo dá oportunidade à criança de se livrar progressivamente do egocentrismo, para adotar o ponto de vista do outro e poder prever suas reações..." ************************************************************************************* PROJETO: APRENDER BRINCANDO TEMPO PREVISTO: UM SEMESTRE. Justificativa: A partir de uma observação direta entre os alunos, percebi a necessidade de desenvolver um projeto a fim de proporcionar o aprendizado do manuseio da tesoura de maneira prazerosa; para isto escolhi trabalhar com a apreciação de obras de artes de Henri Matisse. Objetivos: Produzir trabalhos de artes, utilizando a linguagem da pintura, do recorte e da colagem, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação. Didático: Utilizar as obras de Matisse para enriquecer o percurso criador das crianças em relação ao fazer e ao apreciar. Específicos: Habilidade no manuseio da tesoura e a criação de desenhos através do recorte e colagem. Conteúdo: · Explorar e aprofundar o uso adequado da tesoura. · Exploração de alguns procedimentos para recortar. Etapas previstas: · Conversar com as crianças sobre a possibilidade de se criar desenhos usando somente o recorte e a colagem. · Apreciação de obras de Matisse (recorte e colagem). · Oferecer tesouras, papel e cola para a elaboração de trabalhos. · Propor recorte e colagem criando desenhos ou cenas (uma vez por semana). · Espalhar pela sala reproduções de matisse para que as crianças tenham boas imagens. · Propor a reprodução de uma obra de Matisse através da observação. Produto final: Confeccionar um álbum com as produções realizadas pelas crianças durante a evolução do projeto e também exposição de alguns trabalhos coletivos.