"A ESCOLA NÃO É ESTÁTICA NEM INTOCÁVEL. A FORMA QUE ELA ASSUME EM CADA MOMENTO É SEMPRE O RESULTADO PRECÁRIO E PROVISÓRIO DE UM MOVIMENTO PERMANENTE DE TRANSFORMAÇÃO,IMPULSIONADO POR TENSÕES,CONFLITOS, ESPERANÇAS E PROPOSTAS ALTENATIVAS".
21 novembro 2007
Eixos temáticos / conteúdos:-
Artes visuais, matemática, música, natureza e sociedade, linguagem oral e escrita, identidade e autonomia e corpo e movimento.
O Circo;
O fazer artístico;
Apreciação musical;
Expressividade;
Equilíbrio e coordenação;
Noções de formas e quantidades;
Noções de diferenças e igualdade;
Estratégias / Recursos:-
Música
Dança
Desenho
Pintura
Brincadeiras infantis
Jogos diversos
Literatura infantil
Vídeos
Cds
Adereços
Desenvolvimento:- (exemplos)
Atividade 1 – A história do circo;
Atividade 2 – Assistir ao D.V.D. Xuxa Circo;
Atividade 3 - Assistir ao filme “Dumbo”;
Atividade 4 – Descrever o cartaz “O circo” da coleção Leandras;
Atividade 5 – Alfabeto ilustrado letra C;
Atividade 6 – Música dramatizada;
Atividade 7 – Exercícios rítmicos e de equilíbrio;
Atividade 8 – Jogo da memória - figuras circenses;
Atividade 9 – Coordenação motora fina: Levar o Palhaço equilibrista até o circo;
Atividade 10 – Imitar/criar situações sobre vários artistas de circo em suas funções:equilibrista, bailarina, mágico
Avaliação:-
A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do Circo e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem