"A ESCOLA NÃO É ESTÁTICA NEM INTOCÁVEL. A FORMA QUE ELA ASSUME EM CADA MOMENTO É SEMPRE O RESULTADO PRECÁRIO E PROVISÓRIO DE UM MOVIMENTO PERMANENTE DE TRANSFORMAÇÃO,IMPULSIONADO POR TENSÕES,CONFLITOS, ESPERANÇAS E PROPOSTAS ALTENATIVAS".
18 dezembro 2007
PROJETO
UNIDADE: Ensino Fundamental
TEMA: Ano Heliofísico Internacional - Lixo: reutilizar, reaproveitar, reciclar.
SÉRIE: 3ª Série
JUSTIFICATIVA:
O meio ambiente vem sofrendo graves problemas causados pela grande quantidade de lixo e sua disposição inadequada. A partir do tema sugerido pela UNESCO para o ano de 2007, ANO HELIOFÍSICO INTERNACIONAL, a 3ª série enfocará como subtema: LIXO: REAPROVEITAR, REUTILIZAR, RECICLAR. Tal subtema abordará a reciclagem como última alternativa para a diminuição do lixo produzido no dia-a-dia e uma real mudança de atitude por parte da sociedade.
Utilizaremos o software Power Point para construir uma apresentação dessa trajetória, aliando o conhecimento da ferramenta com o estudo do tema.
OBJETIVOS DO PROJETO:
• Conhecer as alternativas possíveis para solucionar os problemas ambientais, especificamente o tratamento do lixo.
• Mostrar os problemas relacionados a produção de lixo e alternativas experimentadas.
• Analisar as atitudes que vêm sendo tomadas pelas autoridades.
• Divulgar hábitos e atitudes positivas.
• Perceber a importância da informática na construção do conhecimento.
• Utilizar corretamente as informações pesquisadas na Internet e em outras fontes.
• Conhecer e utilizar a ferramenta Power Point.
PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E ETAPAS DO PROJETO (discriminação de tarefas):
Cronograma
• Pesquisa na Internet sobre problemas e destino dado ao lixo.
• Montagem de um banco de imagens sobre o tema.
• Produção de um texto sobre o tema.
• Gravação do projeto em CD.
RECURSOS A SEREM UTILIZADOS:
Power Point, Internet, livros sobre o assunto.
DURAÇÃO:
1º semestre
AVALIAÇÃO:
Será feita através da observação da professora durante as aulas e através da produção de texto do aluno.
Voltar
Criando Filhos.
Quinta-feira, 6 de Dezembro de 2007
Criando filhos à moda Pôncio Pilatos
Foi com perplexidade e um “quê” de revolta que ouvi, dia desses, comentário sobre educação feito por Rosely Saião, renomada psicóloga e colunista da Bandeirantes, cujas idéias até então pareciam-me pertinentes.
Assustou-me a sugestão feita pela supracitada colunista de que cabe à escola e, consequëntemente, ao professor, a tarefa de educar, no sentido literal da palavra, os seus alunos.
Espera aí! Está certo que cada criança e jovem passa boa parte de seu tempo na escola, tida por alguns como segundo lar. Ora, se é o segundo lar, não é lá a sua casa, nem tampouco o local onde tem seus pertences, seu quarto, seu mundinho... é em casa e com a família! E o professor, todavia, também não é seu pai ou sua mãe, ele é o mediador entre a criança e o mundo do conhecimento cognitivo, não um disciplinador e ditador de bons modos.
Em casa, com a família, é que surgem os hábitos de cada indivíduo. É lá que ele aprende as regras básicas de educação, que a escola, é claro, irá REFORÇAR, mas não ensinar. Num país tão carente em escolas de qualidade e com jovens muitas vezes despreparados para um futuro profissional, parece-me que há coisas mais importantes a fazer do que ensinar que não é bonito mastigar de boca aberta, peidar em sala de aula, arrotar publicamente, falar palavrões deliberadamente...
A escola já compete com internet, televisão e tantas outras tecnologias, só falta agora, diante da premissa da escola como geradora de regras e modos, competir também com o lar, lugar onde então só rola curtição, tudo pode, não há limites, enfim, um verdadeiro playground... Deixa a parte complicada para a escola, “eu serei o amigão do meu filho”.
Ledo engano! Escola e família devem, sim, trabalhar juntas, mas sobrecarregar só uma delas com as missões mais complicadas é omissão. Imaginem se as escolas resolverem dedicar-se a suprir a educação que as crianças não trazem de sua casa e deixar para os pais a função de alfabetizá-las, desenvolver habilidades, raciocínio lógico, criar projetos de pesquisa e prepará-las para o vestibular. Humm, acho que as famílias não vão ter muita vontade de trocar de função não! Pois a escola também não deve ter. Chega de omissão. É hora de trabalhar com unidade de pensamento e ação para alcançar um objetivo maior e conseguir, sem demagogia, uma sociedade mais justa, equilibrada e que saiba viver em harmonia.
Postado por Nancy Veiga às 18:14
2 comentários:
Gilberto Puppet disse...
É a típica confusão EDUCAÇÃO e INFORMAÇÃO.
Muito bom blog.
Beijos!
6 de Dezembro de 2007 22:30
elmdfm disse...
Olá, é a primeira vez que visito o seu blog e gostaria de aproveitar a oportunidade para convidar você e todos os seus leitores para visitarem o meu blog profissional. Através dele divulgo a minha carreira de atriz e modelo comercial. O blog está repleto de fotos; artigos de jornais variados e comentários de fãs, amigos, visitantes e pessoas que já trabalharam comigo. O blog é a minha principal forma de divulgação do meu trabalho e por causa dele já consegui muita divulgação da minha imagem em diversas mídias. Caso haja algum interesse o meu e-mail para contato profissional também se encontra no blog. Me faça uma visita e deixe um comentário dizendo o que achou. Divulgue o blog para os seus amigos se você gostar. Atenciosamente, Evelyn Montesano.
www.evelynmontesano.blogger.com.br
Assinar:
Postagens (Atom)