26 outubro 2007

NOTICIA - EDUCAÇÃO

http://conversa-afiada.ig.com.br/materias/462001-462500/462143/462143_1.html

EDUCAÇÂO

Escolas devem ter intérpretes de língua dos sinais As escolas deverão incluir em seus quadros de funcionários professores especializados na tradução e interpretação da Língua Brasileira dos Sinais (Libras), atendendo a uma recomendação do Ministério Público. A recomendação foi enviada a todas as prefeituras municipais, sindicato dos estabelecimentos privados, além da Secretaria de Estado da Educação. Caso a medida não seja adotada, o Ministério Público pode entrar com ação civil para o cumprimento da determinação. Segundo o promotor Alexandre Herculano Abreu, a medida foi tomada diante da existência da legislação que obriga as instituições a atenderem aos alunos que apresentam deficiência auditiva. O decreto federal nº 5.626/2005 estipula o dever de estabelecimentos públicos e privados dos sistemas de ensino federal, estadual e municipal de proporcionarem aos alunos surdos os serviços de tradutor e intérprete da língua dos sinais. Uma outra portaria, editada em 2003 pelo MEC, obriga a manutenção de profissionais de Libras também em universidades. A mesma regulamentação condiciona a presença de um professor como um dos requisitos para o reconhecimento da instituição. "Existe a necessidade da implementação da Libras nos cursos de formação do ser humano", destaca Herculano. "O deficiente auditivo sempre estará incluso na massa social". O promotor também destaca que essa forma de comunicação é regulamentada no Brasil pela Lei Federal nº 10.436/2002. A medida foi considerada "coerente" pela Secretaria de Estado da Educação. De acordo com o diretor de educação básica, Antônio Elízio Pazetto, a disponibilização de professores de Libras é um direito do estudante. "Na medida em que a educação é um direito universal e ao mesmo tempo individual, o estado se sente na obrigação de atender aos alunos", destaca. "Todo e qualquer recurso precisa ser disponibilizado para o atendimento dessas pessoas, até para evitarmos dificuldades de aprendizagem e uma possível evasão escolar da pessoa com deficiência". Pazetto afirma que o governo tem investido na aquisição de equipamentos e na contratação de professores tradutores, mas reconhece que nem todas as regiões de Santa Catarina foram atendidas até o momento. "Os alunos têm que cobrar o direito e ter um pouco de paciência", disse. "Não atendemos ainda a todos que necessitam, mas iremos ampliar os recursos dessa área". A Língua Brasileira de Sinais é a língua materna dos surdos e pode ser aprendida como qualquer outro idioma. Ela utiliza sinais com as mãos, além da expressão facial e corporal. Estatísticas indicam que 1,5% da população brasileira têm algum tipo de deficiência auditiva, variando em graus entre a surdez leve até a surdez profunda.
Pagina Principal Marcador de Paginas! Categories Abracos Adeus Alcool Amigas Amor Animais Aniversario Aniversario Amor Anjos Arrasta Pe Aves Bebes Beijo Betty Boop Boa Noite Boa Tarde Bom Dia Bonita Borboleta Bratz Brazil Brincalhao Care Bears Cartuns Casando Como Sao Voce Coracoes Cristo Disney Domingo Dope Estrelas Fada Feliz Aniversario Fim de Semana Flor Fogo de Artificio Frases Futebol Gatos Gostosa Halloween Hello Kitty Homem Independicia Menina Mickey Mouse Miscelaneo Natal Obrigado Oi Parabens Religiosa Rosas Santos Saudade Segunda Feira Sexta Feira Sonhos Sorriso Tinkerbell Ursinho Versiculo Winnie the Pooh Zodiaco Amigos Nossa Comunidade Jogue Jogos Online Graficos quentes Ultimos Graficos Atrasados Beijo Imagens Codigo : img_title

Beijo - Graficos & Glitters Para Orkut

Imagens & Glitters Para Orkut :: Recados.net Feliz Imagens Codigo : img_title

Feliz - Graficos & Glitters Para Orkut

Imagens & Glitters Para Orkut :: Recados.net Rosas Imagens Codigo : img_title

Rosas - Graficos & Glitters Para Orkut

Imagens & Glitters Para Orkut :: Recados.net Amor Imagens Codigo : img_title

Amor - Graficos & Glitters Para Orkut

Imagens & Glitters Para Orkut :: Recados.net Frases Imagens Codigo : img_title

Frases - Graficos & Glitters Para Orkut

Imagens & Glitters Para Orkut :: Recados.net Benvidos ao Recados.net, o melhor site de gr‡ficos para o orkut. Temos certeza que voce pode achar todos os gr‡ficos de glitter e frases que voce precisa aqui. Temos mais graficos que qualquer outro site de imagens para o Orkut! Esperamos que voce ame esse site e que goste de nossos graficos!
DEPOIMENTO DE EMILIA FERREIRA - SETEMBRO 2007 Ao invés da clássica pergunta: como se deve ensinar a escrever, Emilia Ferreiro perguntou como alguém aprende a ler e escrever independente do ensino. O aluno como sujeito Níveis estruturais da linguagem escrita a criança elabora hipóteses sobre a escrita as atividades devem desafiar o pensamento das crianças e gerar conflitos cognitivos que os ajudem a buscar novas respostas A criança é um ser pensante que tem suas lógicas A escola ainda não entende a interpretação das crianças sobre a escrita A cartilha mecanicista, que tem medo do erro e, para evitá-lo, subjuga a comunicação escrita às sílabas e frases já memorizadas O construtivismo não é um método As teorias desenvolvidas por Emilia Ferreiro e seus colaboradores deixam de fundamentar-se em concepções mecanicistas sobre o processo de alfabetização, para seguir os pressupostos construtivistas/interacionistas de Vygotsky e Piaget. Do ato de ensinar, o processo desloca-se para o ato de aprender por meio da construção de um conhecimento que é realizado pelo educando, que passa a ser visto como um agente e não como um ser passivo que recebe e absorve o que lhe é "ensinado". Na perspectiva dos trabalhos desenvolvidos por Ferreira, os conceitos de prontidão, imaturidade, habilidades motoras e perceptuais, deixam de ter sentido isoladamente como costumam ser trabalhados pelos professores. Estimular aspectos motores, cognitivos e afetivos, são importantes, mas, vinculados ao contexto da realidade sócio-cultural dos alunos. Para Ferreira, "hoje a perspectiva construtivista considera a interação de todos eles, numa visão política, integral, para explicar a aprendizagem". O problema que tanto atormenta os professores que é o dos diferentes níveis em que normalmente os alunos se encontram e vão se desenvolvendo durante o processo de alfabetização, assume importante papel, já que a interação entre eles é fator de suma importância para o desenvolvimento do processo. Os níveis estruturais da linguagem escrita podem explicam as diferenças individuais e os diferentes ritmos dos alunos. Segundo Emilia Ferreiro são: 1) Nível Pré-Silábico- não se busca correspondência com o som; as hipóteses das crianças são estabelecidas em torno do tipo e da quantidade de grafismo. A criança tenta nesse nível: diferenciar entre desenho e escrita utilizar no mínimo duas ou três letras para poder escrever palavras reproduzir os traços da escrita, de acordo com seu contato com as formas gráficas (imprensa ou cursiva), escolhendo a que lhe é mais familiar para usar nas suas hipóteses de escrita percebe que é preciso variar os caracteres para obter palavras diferentes 2) Nível Silábico- pode ser dividido entre Silábico e Silábico Alfabético: Silábico- a criança compreende que as diferenças na representação escrita está relacionada com o "som" das palavras, o que a leva a sentir a necessidade de usar uma forma de grafia para cada som. Utiliza os símbolos gráficos de forma aleatória, usando apenas consoantes, ora apenas vogais, ora letras inventadas e repetindo-as de acordo com o número de sílabas das palavras. Silábico- Alfabético- convivem as formas de fazer corresponder os sons às formas silábica e alfabética e a criança pode escolher as letras ou de forma ortográfica ou fonética. 3)Nível Alfabético- a criança agora entende que: a sílaba não pode ser considerada uma unidade e que pode ser separada em unidades menores a identificação do som não é garantia da identificação da letra, o que pode gerar as famosas dificuldades ortográficas a escrita supõe a necessidade da análise fonética das palavras Smolka1 diz que podemos entender o processo de aquisição da escrita pelas crianças sob diferentes pontos de vista: o ponto de vista mais comum onde a escrita é imutável e deve se seguir o modelo "correto" do adulto; o ponto de vista do trabalho de Emília Ferreiro onde escrita é um objeto de conhecimento, levando em conta as tentativas individuais infantis; e o ponto de vista da interação, o aspecto social da escrita, onde a alfabetização é um processo discursivo. Cabe a nós pedagogos pensar nesses três pontos de vista e construir o nosso. Coloca a autora ainda que para a alfabetização ter sentido, ser um processo interativo, a escola tem que trabalhar com o contexto da criança, com histórias e com intervenções das próprias crianças que podem aglutinar, contrair, "engolir" palavras, desde que essas palavras ou histórias façam algum sentido para elas. Os "erros" das crianças podem ser trabalhados, ao contrário do que a maioria das escolas pensam, esses "erros" demonstram uma construção, e com o tempo vão diminuindo, pois as crianças começam a se preocupar com outras coisas (como ortografia) que não se preocupavam antes, pois estavam apenas descobrindo a escrita. "Analisar que representações sobre a escrita que o estudante tem é importante para o professor saber como agir", afirma Telma Weisz, consultora do Ministério da Educação e autora de tese de doutorado orientada por Emília Ferreiro. "Não é porque o aluno participa de forma direta da construção do seu conhecimento que o professor não precisa ensiná-lo", ressalta. Ou seja, cabe ao professor organizar atividades que favoreçam a reflexão da criança sobre a escrita, porque é pensando que ela aprende. "Apesar de ter proporcionado aos educadores uma nova maneira de analisar a aprendizagem da língua escrita, o trabalho da pesquisadora argentina não dá indicações de como produzir ensino", avisa a educadora Telma. Definitivamente, não existe o "método Emília Ferreiro", com passos predeterminados, como muitos ainda possam pensar. Os professores têm à disposição uma metodologia de ensino da língua escrita coerente com as mudanças apontadas pela psicolinguista, produzida por educadores de vários países. "Essa metodologia é estruturada em torno de princípios que organizam a prática do professor", explica Telma. O fato de a criança aprender a ler e escrever lendo e escrevendo, mesmo sem saber fazer isso, é um desses princípios. Nas escolas verdadeiramente construtivistas, os alunos se alfabetizam participando de práticas sociais de leitura e de escrita. A referência de texto para eles não é mais uma cartilha, com frases sem sentido. "... A minha contribuição foi encontrar uma explicação segundo a qual, por trás da mão que pega o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa" (Emília Ferreiro) Cremos oportuno lembrar que o construtivismo não é um método de ensino. Construtivismo se refere ao processo de aprendizagem, que coloca o sujeito da aprendizagem como alguém que conhece e que o conhecimento é algo que se constrói pela ação deste sujeito. Nesse processo de aprendizagem o ambiente também exerce seu papel, pois, o sujeito que conhece faz parte de um determinado ambiente cultural. Segundo Magda Soares*, a perspectiva construtivista trouxe importantes e diferentes contribuições para a alfabetização: [...]Alterou profundamente a concepção do processo de construção da representação da língua escrita, pela criança, que deixa de ser considerada como dependente de estímulos externos para aprender o sistema de escrita, concepção presente nos métodos de alfabetização até então em uso, hoje designados tradicionais, e passa a sujeito ativo capaz de progressivamente (re)construir esse sistema de representação, interagindo com a língua escrita em seus usos e práticas sociais, isto é, interagindo com material para ler, não com material artificialmente produzido para aprender a ler; os chamados para a aprendizagem pré- requisitos da escrita, que caracterizam a criança pronta ou madura para ser alfabetizada - pressuposto dos métodos tradicionais de alfabetização - são negados por uma visão interacionista, que rejeita uma ordem hierárquica de habilidades, afirmando que a aprendizagem se dá por uma progressiva construção do conhecimento, na relação da criança com o objeto língua escrita; as dificuldades da criança no processo da construção do sistema de representação que é a língua escrita- consideradas deficiências ou disfunções, na perspectiva dos métodos tradicionais - passam a ser vistas como erros construtivos, resultado de constantes reestruturações Vera Lúcia Camara Zacharias é mestre em Educação, Pedagoga, consultora educacional, assessora diversas instituições, profere palestras e cursos, criou e é diretora do CRE. Fontes: SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. A criança na fase inicial da escrita: a Alfabetização como processo discursivo/7. ed. - São Paulo: Cortez, 1996. Revista Nova Escola Janeiro/Fevereiro de 2001 * Citação extraída do artigo Letramento e alfabetização: as muitas facetas, de Magda Soares, apresentado na 26ª Reunião Anual da ANPED. GT Alfabetização, Leitura e Escrita. Poços de Caldas, 7 de outubro de 2003. Insira seus comentários: por favor não esqueça de mencionar o artigo lido! Nome: E-mail: Artigo Lido: Telefone: Comentários: -------------------------------------------------------------------------------- atualizado/setembro/2007

ARTES COM SUCATAS

Como fazer um fantoche de Caixa de Leite Para fazer esse fantoche você vai precisar de caixas de leite longa vida, lã ou papel crepom, folha de papel pardo ou coloridas, cola, papel sulfite, fita crepe ou durex e tesoura. Agora... mãos a obra! 1) Lave a caixa de leite e recorte 1 lateral, 1 frente e 1 lateral, conforme desenho. 2) Abra-a e dobre como se fosse fantoche, testando, colocando suas mãos na abertura, conforme modelo. 3) Cole com uma fita crepe as abinhas e encape com papel pardo ou outro tipo de papel. E na parte interna, cole papel vermelho, conforme modelo. 4) Pronto? Ficou assim? Faça olhinhos, narizinho e boquinha e cole-os. Cole o cabelinho que pode ser lã ou papel crepom. 5) Você pode incrementar fazendo filhotinhos com caixinhas menores de remédio ou puro-purê... ou fazer animaizinhos como sapinhos, ovelhas, etc. 6) Agora treine com o seu fantoche. As crianças gostam muito disso


OS ALUNOS NA PISCINA (AULA PASSEIO)



FESTA DOS PROFESSORES - 2007-


FESTA DOS PROFESSORES - 2007-



OS ALUNOS NA PISCINA ( AULA PASSEIO)


PSIQUIATRIA MAU COMPORTAMENTO E AGRESSIVIDADE NA INFÂNCIA Muitas crianças agressivas ou com mau comportamento apresentam, na verdade, um sofrimento psíquico. Esta é uma das maneiras mais comuns de a criança manifestar tristeza, medo, ansiedade, inveja, baixa auto-estima, ou sofrimentos psíquicos de outra natureza. É incomum que a criança consiga verbalizar seu sofrimento. Ela ainda não possui linguagem e pensamento amadurecidos para isso. Isto acontece porque a criança encontra-se ainda em DESENVOLVIMENTO e, a imaturidade dos seus sistema nervoso e emocional faz com que ela tenha muito mais manifestações corporais do que verbais. As crianças podem tornar-se agressivas, terem queda de seu rendimento escolar ou mesmo mudarem sua “personalidade” em decorrência de um estresse emocional ou até mesmo um transtorno psiquiátrico mais sério. O mau-comportamento deve servir de alerta aos pais, para procurarem ajuda para seus filhos. O diagnóstico e tratamento precoces podem evitar isto! Ao contrário do que se pensava, os transtornos mentais podem iniciar-se já na fase infantil, sendo então devastadores na vida do indivíduo. O tratamento para todos estes transtornos requer, muitas vezes, as abordagens psicoterápica, medicamentosa ou ambas. Sua duração é, em geral, bem menor que a do adulto e, quanto mais cedo for tratada, menor a chance de evoluir para um transtorno crônico na vida adulta, com necessidade de tratamento para o resto da vida ********************************************************************************* *Doenças psiquiátricas, distúrbios psiquiátricos, transtornos psiquiátricos, síndromes em psiquiatria • Vc deve ter notado, às vezes se fala Distúrbio, às vezes Transtorno (que é o termo oficial): na prática dá exatamente na mesma. • Essa divisão que eu fiz não é a mesma da Organização Mundial da Saúde (CID) nem da Associação Psiquiátrica Americana (DSM). Deixe seu Mouse alguns segundos sobre as figuras. Todos os textos escritos por Dr. Rubens Pitliuk, a não ser quando outro autor é citado. Ansiedade Pânico, Stress, Fobia Social ou Ansiedade Social, Stress pós Traumático, Insônia, Ansiedade, Ansiedade generalizada. Text auf Deutsch Afetivos Depressão, Depressão pós Parto, Distimia, Sazonal, Bipolar ou DAB ou TAB ou PMD ou Psicose Maníaco-depressiva, etc Text auf Deutsch DDA ou TDAH ou ADHD ou Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade, Crianças e Adultos Text auf Deutsch Tricotilomania Compulsive Skin Picking ou Conduta Auto-Lesiva ou Escoriação Neurótica Obsessivos (Manias) DOC ou TOC (Distúrbio Obsessivo Compulsivo ou Transtorno Obsessivo Compulsivo), Cleptomania, Jogo Compulsivo, Sexo Compulsivo, Compras Compulsivas, Dismorfia Corporal, Dismorfofobia, Tourette Sono: Insônia, Narcolepsia, Apnéia de Sono, Paralisia do Sono. Síndrome das Pernas Inquietas ou Síndrome das Pernas Intranqüilas ou Síndrome de Ekbom (SPI) Text auf Deutsch TPM ou Distúrbio Disfórico pré Menstrual Alimentares (Anorexia, Bulimia, Comer Compulsivo) Tourette (tiques e cacoetes) ****************************Perguntas respondidas por Abram Topcewsky, Paulo Monzillo, Hallim feres Jr. e Rubens Pitliuk ****************************************************************************** hiperatividade: O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é responsável pela enorme frustração que pais e seus filhos portadores desse distúrbio experimentam a cada dia. Crianças, adolescentes e adultos hoje diagnosticados com TDAH são freqüentemente rotulados de "problemáticos", "desmotivados", "avoados", "malcriados", "indisciplinados", "irresponsáveis" ou, até mesmo, "pouco inteligentes". A maioria daquilo que lemos ou ouvimos sobre o assunto tem uma conotação negativa. A razão disso é o fato deste transtorno continuar sendo pouco conhecido, apesar dos estudos a respeito terem se intensificado nas últimas décadas e a prática ter mostrado que 3% a 5% das crianças em idade escolar podem ser incluídas nesse diagnóstico.* Garanto que ninguém associa os adjetivos "criativo, trabalhador, energético, caloroso, inventivo, leal, sensível, confiante, divertido, observador, prático" às pessoas que têm Déficit de Atenção/Hiperatividade. Estes, sim, descrevem muito melhor essas pessoas. Preste atenção nesta outra lista: "falta de atenção, tédio, baixa tolerância, intensidade de comportamento que leva a conflitos com autoridades, alto nível de atividade, questionamento das regras." Mais adjetivos para os portadores de TDAH? Não. Estas atitudes estão associadas a superdotados… Vamos pensar por um minuto em Thomas Edison, que inventou a lâmpada; Benjamin Franklin, que descobriu a eletricidade; em Magic Johnson, que tanto fez pelo basquete; em Ziraldo e seu Menino Maluquinho... Quem não ri com as piadas de Whoopi Goldberg e Robin Williams? E a maravilhosa música de Mozart e Beethoven? O que é que todas essas pessoas têm em comum? TDAH!! Hoje, sabemos que o TDAH é um distúrbio neurológico sério mas tratável, embora de difícil diagnóstico e acompanhamento, devido à necessidade de um trabalho multidisciplinar contínuo. É possível afirmar que as pessoas portadoras de TDAH, apesar das dificuldades decorrentes da condição, podem aprender a tirar o melhor partido das suas características e a realizar todo seu potencial. É preciso aprender a usar corretamente esse potencial oculto. Do contrário, adota-se um modelo destrutivo de viver. Com a ajuda de pais e amigos, professores e terapeutas, os portadores de TDAH podem aprender a utilizar suas capacidades de maneira efetiva. De repente, as coisas ficam mais claras, e eles podem começar a se beneficiar de um talento ainda não aproveitado. Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade (DDA, ADHD, TDAH) A pessoa com TDAH apresenta uma predominância de um dos três principais grupos de sintomas ou uma combinação deles: Hiperatividade, Impulsividade, Distração É por isso que nem todos os DDAs são "hiperativos". Déficit de Atenção, Hiperatividade em Crianças Déficit de Atenção, Hiperatividade em Adultos Resumidamente, antes de vc entrar nessa área do Site: É um transtorno que começa na infância, geralmente genético e se caracteriza por crianças que são pimentinhas, hiperativas, impulsivas, bagunceiras, irrequietas e/ou que vivem no mundo da lua. Geralmente continua na idade adulta, onde a hiperatividade, agitação e impulsividade diminuem de intensidade e a distração fica mais em evidência. Sobre exames de imagem que indicam menores volumes em determinadas estruturas cerebrais: nenhum exame de imagem nem laboratório diagnostica TDAH. Todos ainda estão em fase de pesquisas acadêmicas. **************************************************************************** Critérios Diagnósticos em Adultos: Nota: Considerar que um critério é atendido apenas se o comportamento for muito mais freqüente do que apresentado pela maioria das pessoas da mesma idade mental. A. Um problema crônico com pelo menos quinze das seguintes características: 1. Sensação de baixo rendimento, de não atingir as próprias metas (independente do quanto a pessoa de fato realize). Começamos por esse sintoma porque é o motivo mais freqüente que leva um adulto a procurar ajuda. "Simplesmente não consigo me realizar", é o refrão mais comum. A pessoa pode até ser considerada um sucesso por padrões objetivos, ou estar se debatendo, como que perdido em um labirinto, incapaz de fazer uso de seu potencial. 2. Dificuldade em organizar-se. Um dos maiores problemas para a maior parte dos adultos com DDA (ou TDAH ou Déficit de Atenção ou Hiperatividade). Sem a estrutura da escola, ou os pais por perto para manter as coisas organizadas para ele, o adulto pode titubear perante as demandas da vida cotidiana. As supostas "pequenas coisas" podem amontoar-se, criando enormes obstáculos. Por exemplo, um compromisso não cumprido, um cheque perdido, um prazo esquecido. 3. Adiamento crônico do inicio de tarefas. A realização de tarefas por adultos com DDA (ou TDAH) é associada a tanta ansiedade - inclusive pelo receio de não as fazer direito - que eles as empurram para mais tarde, e mais tarde, o que, obviamente, só faz aumentar a ansiedade ligada à tarefa. 4. Muitos projetos tocados simultaneamente; dificuldade em levá-los adiante. Uma conseqüência do numero 3. Conforme uma tarefa é deixada de lado, outra é assumida. Ao fim do dia, da semana ou do ano, incontáveis projetos são empreendidos, nem todos são concluídos. 5. Tendência a dizer o que vem à mente, sem considerar o momento e a conveniência do comentário. Como a criança com DDA (ou TDAH ou Déficit de Atenção ou Hiperatividade) em sala de aula, o adulto com DDA (ou TDAH) se deixa levar pelo entusiasmo - a diplomacia e a malícia se rendem a lampejos impulsivos. 6. Busca freqüente por forte estimulação. O adulto com DDA (ou TDAH ou Déficit de Atenção ou Hiperatividade) está sempre à procura de algo novo, envolvente, algo do mundo externo que possa vibrar como o turbilhão em seu íntimo. 7. Intolerância ao tédio. Corolário do número 6. Na verdade, a pessoa com DDA (ou TDAH) raramente se sente entediada, pois, no mesmo milissegundo em que detecta a tédio, parte para a ação e encontra algo novo; então muda de canal. 8. Facilidade para distrair-se, problema de concentração, tendência a se desligar ou ficar à deriva no meio de uma página ou diálogo, às vezes acompanhados de uma capacidade de hiperconcentração. A marca registrada do DDA (ou TDAH ou Déficit de Atenção ou Hiperatividade). O "desligamento" é um tanto involuntário, acontecendo quando a pessoa não está olhando, por assim dizer, e a próxima coisa que se percebe é que ela não está ali. A capacidade muitas vezes extraordinária de hiperconcentração também costuma estar presente, enfatizando o fato de que na verdade essa é uma síndrome não de déficit de atenção, mas de inconstância na atenção. 9. Freqüentemente criativo, intuitivo e muito inteligente. Não é um sintoma, mas uma característica que merece ser mencionada. Os adultos com DDA (ou TDAH) em geral têm mentes mais criativas do que a média. Em meio à sua desorganização e devaneio, demonstram lampejos de talento. Capturar esse "algo especial" é um dos objetivos do tratamento. 10. Dificuldade em seguir caminhos pré estabelecidos, em proceder de forma "apropriada". Contrariamente ao que se possa pensar, isso não se deve a algum problema não resolvido com figuras de autoridade; trata-se, antes, de uma manifestação de tédio e frustração: tédio por estar fazendo coisas seguindo uma rotina e excitação por novas abordagens, e frustração por não ser capaz de fazer as coisas da forma como "deveriam" ser feitas. 11. Impaciência. Baixa tolerância a frustração. Qualquer tipo de frustração remete o adulto com DDA (ou TDAH ou Déficit de Atenção ou Hiperatividade) a todos os seus fracassos do passado. "Ah, não!", diz ele. "Aqui vamos nós de novo". Por isso sente raiva ou se recolhe. A impaciência deriva da necessidade de estimulo constante, podendo fazer com que os outros o considerem imaturo ou insaciável. 12. Impulsivo, verbalmente ou nas ações - como gastar dinheiro impulsivamente, mudar de planos, fazer modificações em projetos profissionais, coisas desse tipo. Este é um dos sintomas mais perigosos em adultos, ou, dependendo do impulso, um dos mais úteis. 13. Tendência a uma preocupação desnecessária e sem fim. Propensão a sondar o horizonte em busca de algo com que se preocupar, ao mesmo tempo em que mostra desatenção ou descaso por perigos palpáveis. A preocupação passa a ser aquilo em que a atenção se transforma quando não está concentrada em uma tarefa. 14. Sensação de insegurança. Muitos adultos com DDA (ou TDAH) sentem uma insegurança crônica, não importando a estabilidade de sua vida. 15. Humor oscilante lábil, sobretudo quando desvinculado de uma pessoa ou projeto. A pessoa com DDA (ou TDAH ou Déficit de Atenção ou Hiperatividade) pode ficar de repente de mau humor, depois de bom humor, e novamente mal-humorada - tudo isso num espaço de poucas horas, e sem motivo aparente. Mais do que as crianças, os adultos com DDA (ou TDAH) mostram instabilidade de humor. Isso se deve principalmente às suas experiências de frustração e/ou fracasso, mas em parte também à biologia do distúrbio. 16. Inquietude. Em geral, não se encontra no adulto a hiperatividade marcante que encontramos na criança. Em vez disso, o que se observa é algo que parece "energia nervosa": andar de um lado para o outro, tamborilar com os dedos, mudar de posição quando está sentado, sair a toda hora de uma mesa ou quarto, sentir-se tenso quando em descanso. 17. Tendência a comportamento aditivo, viciado, compulsivo. Pode ser sexo, álcool, drogas, jogo, compras, comida ou trabalhar demais. 18. Problemas crônicos de auto-estima. Estes problemas são o resultado direto e lamentável de anos de frustração, fracasso ou malogro das iniciativas. Mesmo a pessoa com DDA (ou TDAH ou Déficit de Atenção ou Hiperatividade) que já conquistou o seu espaço em geral se sente anormal. O que impressiona é a capacidade de recuperação da maioria desses adultos, a despeito dos muitos obstáculos. 19. Auto- observação imprecisa. Pessoas com DDA (ou TDAH) são auto-observadoras precários. Não fazem uma avaliação aguçada do impacto que exercem sobre os outros. Em geral, consideram-se menos eficientes ou poderosas do que os outros acham. 20. Histórico familiar de DDA (ou TDAH ou Déficit de Atenção ou Hiperatividade), transtorno maníaco-depressivo, depressão, uso abusivo de substâncias, ou outros distúrbios de controle dos impulsos ou do humor. O DDA (ou TDAH) parece ser geneticamente transmitido e relacionado às outras condições mencionadas, assim, não é incomum (o que não significa que seja necessário) documentar a história familiar dos mencionados distúrbios. B. História de DDA (ou TDAH ou Déficit de Atenção ou Hiperatividade) na infância. (Pode não ter sido formalmente diagnosticado, mas os sinais e sintomas certamente estavam na história.). C. Situação não explicada por outra condição médica ou psiquiátrica
Cantigas » A BARATA MENTIROSA A BARATA DIZ QUE TEM SETE SAIAS DE FILÓ. É MENTIRA DA BARATA ELA TEM É UMA SÓ. AH! AH! AH! OH! OH! OH! ELA TEM É UMA SÓ.(bis) A BARATA DIZ QUE TEM SETE SAIAS DE BALÃO. É MENTIRA DA BARATA NÃO TEM DINHEIRO NEM PRO SABÃO AH! AH! AH! OH! OH! OH! NEM DINHEIRO PRO SABÃO.(bis) A BARATA DIZ QUE TEM UM SAPATO DE FIVELA. É MENTIRA DA BARATA O SAPATO É DA MÃE DELA. AH! AH! AH! OH! OH! OH! O SAPATO É DA MÃE DELA.(bis) *******Cantigas » BORBOLETA Borboleta pequenina Saia fora do rosal Venha ver quanta alegria, Que é noite de Natal. Eu sou uma borboleta, Pequenina e feiticeira, Ando no meio das flores, Procurando quem me queira. Borboleta pequenina, Venha para o meu cordão, Venha cantar o hino, Que hoje é noite de Natal. ************Cantigas » CABEÇA,OMBRO,PERNA E PÉ Cabeça, ombro, perna e pé Perna e pé Cabeça, ombro, perna e pé Perna e pé Olhos, orelhas, boca e nariz Cabeça, ombro, perna e pé Perna e pé *******************Cantigas » INDIOZINHOS Um, dois, três indiozinhos Quatro, cinco, seis indiozinhos Sete, oito, nove indiozinhos Dez num pequeno bote Iam navegando pelo rio abaixo Quando um jacaré se aproximou E o pequeno bote dos indiozinhos Quase, quase virou. *********************Cantigas » EU VI O SAPO EU VI O SAPO NA BEIRA DO RIO DE CAMISA VERDE SENTINDO FRIO NÃO ERA SAPO NEM PERERECA ERA O PEDRINHO SÓ DE CUECA ***********Cantigas » Então é Natal John Lennon e Yoko Ono - versão: Cláudio Rabello Então é Natal E o que você Fez? O ano termina E nasce outra vez Então é Natal A festa cristã Do velho e do novo Do amor como um todo Então, bom Natal E um Ano Novo também Que seja feliz quem Souber o que é o bem E então é Natal Pro enfermo e pro são Pro rico e pro pobre Num só coração Então, bom Natal Pro branco e pro negro Amarelo e vermelho Pra paz, afinal Então, bom Natal E um Ano Novo também Que seja feliz quem Souber o que é o bem Então é Natal E o que a gente fez? O ano termina E começa outra vez Então é Natal A festa cristã Do velho e do novo Do amor como um todo Então, bom Natal E um Ano Novo também Que seja feliz quem Souber o que é o bem Hare rama a quem ama Hare rama já! Hiroshima... Nagasaki... Mururoa... ********************Cantigas » Na mão direita À MÃO DIREITA TEM UMA ROSEIRA (BIS) QUE DÁ FLOR NA PRIMAVERA (BIS) ENTRAI NA RODA, Ó LINDA ROSEIRA (BIS) E ABRAÇAI A MAIS FACEIRA (BIS) A MAIS FACEIRA EU NÃO ABRAÇO(BIS) ABRAÇO A BOA COMPANHEIRA (BIS) ***********************Cantigas » LOJA DO MESTRE ANDRÉ Ai olé , ai olé Foi na loja do mestre André Foi na loja do mestre André Que eu comprei um pianinho Plim, plim, plim, um pianinho Foi na loja do mestre André Que eu comprei um violão Dão, dão, dão um violão Plim, plim plim, um pianinho Foi na loja do mestre André Que eu comprei uma flautinha Fá, flá, flá, uma flautinha Dão, dão, dão um violão Plim, plim plim, um pianinho ********Cantigas » Mamãe Valsa, autores:Herivelto Martins e David Nasser Ela é dona de tudo, ela é a rainha do lar, ela vale mais para mim... que o céu, que a terra, que o mar... Ela é a palavra mais linda que um dia o poeta escreveu, Ela é o tesouro que o pobre das mãos do Senhor recebeu. Mamãe, mamãe, mamãe... tú és a razão dos meus dias, tú és feita de amor, de esperança... Ai, ai, ai, mamãe ... eu crescí e o caminho perdi, volto a tí e me sinto criança Mamãe, mamãe, mamãe... eu te lembro o chinelo na mão... o avental todo sujo de ovo... Se eu pudesse, eu queria outra vez mamãe começar tudo, tudo de novo! *******************Cantigas » O SAPO NÃO LAVA O PÉ IA PASSANDO NUMA PINGUELINHA MEU CHINELINHO CAIU DO PÉ OS PEIXINHOS RECLAMARAM: QUE CHEIRINHO DE CHULÉ O SAPO NÃO LAVA O PÉ NÃO LAVA PORQUE NÃO QUER ELE MORA LÁ NA LAGOA NÃO LAVA O PÉ PORQUE NÃO QUER MAS QUE CHULÉ!! ***************Cantigas » PINTINHO AMARELINHO MEU PINTINHO AMARELINHO CABE AQUI NA MINHA MÃO, NA MINHA MÃO. QUANDO QUER COMER BICHINHO COM SEUS PEZINHOS ELE CISCA O CHÃO. ELE BATE AS ASAS ELE FAZ PIU-PIU MAS TEM MUITO MEDO É DO GAVIÃO.[BIS] ****************************Cantigas » POBRE E RICA EU SOU POBRE, POBRE, POBRE DE MARRÉ, MARRÉ, MARRÉ EU SOU RICA,RICA,RICA DE MARRÉ, DE SI. QUERO UMA DE VOSSAS FILHAS DE MARRÉ, MARRÉ, MARRÉ [BIS] DE MARRÉ DE SI ESCOLHEI A QUAL QUISER DE MARRÉ, MARRÉ, MARRÉ [BIS] DE MARRÉ DE SI. EU QUERO A (FULANA) DE MARRÉ, MARRÉ, MARRÉ [BIS] DE MARRÉ DE SI. QUE OFÍCIO DARÁS A ELA DE MARRÉ, MARRÉ, MARRÉ [BIS] DE MARRÉ DE SI. DOU OFÍCIO DE COSTUREIRA DE MARRÉ, MARRÉ, MARRÉ [BIS] DE MARRÉ DE SI. ELA DIZ QUE ACEITOU DE MARRÉ, MARRÉ, MARRÉ [BIS] DE MARRÉ DE SI. ***********************Cantigas » SAMBA LÊ LÊ SAMBA LÊ LÊ ESTÁ DOENTE ESTÁ COM A CABEÇA QUEBRADA SAMBA LÊ LÊ PRECISAVA DE UMAS BOAS LAMBADAS. SAMBA, SAMBA, SAMBA LÊ, LÊ PISA NA BARRA DA SAIA LÁ, LÁ OH! MORENA BONITA ONDE É QUE VOCÊ MORA MORO NA RUA DA PRAIA DIGO ADEUS E VOU EMBORA. SAMBA, SAMBA, SAMBA LÊ, LÊ PISA NA BARRA DA SAIA LÁ,LÁ *****************Cantigas » PASSA, PASSA, GAVIÃO Passa, passa, Gavião, Todo mundo passa. Os carpinteiros fazem assim, Os carpinteiros fazem assim, Assim, assim, Assim, assim. Os cavaleiros fazem assim, Os cavaleiros fazem assim, Assim, assim, Assim, assim. Os sapateiros fazem assim, Os sapateiros fazem assim, Assim, assim, Assim, assim. Brincadeira: PARTICIPANTES: No mínimo dois. ORGANIZAÇÃO: Em roda. COMO BRINCAR As crianças giram e cantam sempre imitando um ofício( sapateiro, carpinteiro). *******Cantigas » ROSA JUVENIL A linda Rosa juvenil, juvenil, juvenil A linda Rosa juvenil, juvenil Vivia alegre no seu lar, no seu lar, no seu lar Vivia alegre no seu lar, no seu lar Um dia veio uma bruxa má, muito má, muito má Um dia veio uma bruxa má, muito má E adormeceu a Rosa assim, bem assim, bem assim E adormeceu a Rosa assim, bem assim E o tempo passou a correr, a correr, a correr E o tempo passou a correr, a correr O mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor E o mato cresceu ao redor, ao redor Um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei Um dia veio um belo rei, belo rei E despertou a Rosa assim, bem assim, bem assim E despertou a Rosa assim, bem assim E tudo ficou bem feliz, bem feliz, bem feliz E tudo ficou bem feliz, bem feliz ******************************Cantigas » SEU LOBO Vamos passear no bosque Enquanto seu lobo vem Seu lobo está em casa? Tá... O que está fazendo? Estou tomando acordando... Vamos passear no bosque Enquanto seu lobo vem Seu lobo está em casa? Tá... O que está fazendo? Estou escovando os dentes... Vamos passear no bosque Enquanto seu lobo vem Seu lobo está em casa? Tá... O que está fazendo? Estou tomando banho... Vamos passear no bosque Enquanto seu lobo vem Seu lobo está em casa? Tá... O que está fazendo? Estou botando a roupa... Vamos passear no bosque Enquanto seu lobo vem Seu lobo está em casa? Tá... O que está fazendo? Estou colocando os sapatos Vamos passear no bosque Enquanto seu lobo vem Seu lobo está em casa? Tá... O que está fazendo? Estou vestindo o casaco... Vamos passear no bosque Enquanto seu lobo vem Seu lobo está em casa? Tá... O que está fazendo? Estou botando a gravata. Vamos passear no bosque Enquanto seu lobo vem Seu lobo está em casa? Tá... O que está fazendo? Estou penteando o cabelo. Vamos passear no bosque Enquanto seu lobo vem Seu lobo está em casa? Tá... O que está fazendo? Está abrindo a porta... Na brincadeira, é nesse momento que as crianças saem correndo e o lobo corre atrás, até pegar uma,que será o lobo na vez seguinte. *************Cantigas » TEREZINHA DE JESUS TEREZINHA DE JESUS DE UMA QUEDA FOI AO CHÃO ACUDIRAM TRÊS CAVALHEIROS TODOS TRÊS,COM CHAPÉU NA MÃO. O PRIMEIRO,FOI SEU PAI O SEGUNDO, SEU IRMÃO O TERCEIRO FOI AQUELE A QUEM TERESA DEU A MÃO. DA LARANJA QUERO UM GOMO DO LIMÃO QUERO UM PEDAÇO DA MORENA MAIS BONITA QUERO UM BEIJO E UM ABRAÇO. ********************antigas » SINOS DE BELÉM (JINGLE BELLS) autor: J.Pierpont, 1857 Bate o sino pequenino Sino de Belém Já nasceu Deus- Menino Para o nosso bem Paz na Terra, pede o sino Alegre a cantar Abençoe Deus- Menino Este nosso lar Hoje a noite é bela Juntos eu e ela Vamos à capela Sob a luz da vela Felizes a rezar Ao soar o sino Sino pequenino Vai o Deus- Menino Nos abençoar Bate o sino pequenino Sino de Belém Já nasceu Deus- Menino Para o nosso bem Paz na Terra, pede o sino Alegre a cantar Abençoe Deus- Menino Este nosso lar. *****************Cantigas » PEZINHO OI BOTA AQUI , OI BOTA AQUI O SEU PEZINHO OI BOTA AQUI, OI BOTA AQUI JUNTINHO AO MEU E DEPOIS NÃO VAI DIZER QUE VOCÊ JÁ SE ESQUECEU OI BOTA AQUI , OI BOTA AQUI O SEU PEZINHO OI BOTA AQUI, OI BOTA AQUI JUNTINHO AO MEU E DEPOIS NÃO VAI DIZER QUE VOCÊ SE ARREPENDE *************************************************************************Cantigas » RODA PIÃO O PIÃO ENTROU NA RODA, Ô PIÃO [BIS] RODA PIÃO, BAMBEIA PIÃO [BIS] SAPATEIA NO TERREIRO, Ô PIÃO [BIS] FAÇA UMA CORTESIA, Ô PIÃO. [BIS] ******Cantigas » ALECRIM Alecrim, Alecrim dourado Que nasceu no campo Sem ser semeado Foi meu amor Quem me disse assim Que a flor do campo É o alecrim ****************Cantigas » BELA PASTORA Lá no alto daquela montanha Avistei uma bela pastora Que dizia na sua linguagem Que queria se casar. Bela pastora, entrai na roda Para ver como se dança: Uma volta, meia volta, Abraçai o "seu" amor. Formação - Roda : Uma criança fora - Bela Pastora - e, as outras, de mãos dadas. Maneira de Brincar: A roda gira, cantando. No início da segunda quadra, a "Bela Pastora" entra na roda e no final abraça uma companheira que irá substituí-la. *************Cantigas » BORBOLETINHA Borboletinha Tá na cozinha Fazendo chocolate Para a vizinha Poti, poti Perna de pau Olho de vidro Nariz de pica pau ********************Cantigas » BOI DA CARA PRETA Boi, boi, boi Boi da cara preta Pega essa criança Que tem medo de careta. ************Cantigas » Cantigas Juninas Noites de junho (de João de Barro e Alberto Ribeiro) Noite fria, tão fria de junho Os balões para o céu vão subindo Entre as nuvens aos poucos sumindo Envoltos num tênue véu Os balões devem ser com certeza As estrelas aqui desse mundo As estrelas do espaço profundo São os balões lá do céu Balão do meu sonho dourado Subiste enfeitado, cheinho de luz Depois as crianças tascaram Rasgaram teu bojo de listas azuis E tu que invejando as estrelas Sonhavas ao vê-las ser astro no céu Hoje, balão apagado, acabas rasgado Em trapos ao léu. Chegou a hora da fogueira (Lamartine Babo) Chegou a hora da fogueira É noite de São João O céu fica todo iluminado Fica o céu todo estrelado Pintadinho de balão Pensando no caboclo a noite inteira Também fica uma fogueira Dentro do meu coração Quando eu era pequenino De pé no chão Eu cortava papel fino Pra fazer balão E o balão ia subindo Para o azul da imensidão Hoje em dia o meu destino Não vive em paz O balão de papel fino Já não sobe mais O balão da ilusão Levou pedra e foi ao chão Cai, Cai Balão domínio público Cai, cai balão Cai, cai balão/Aqui na minha mão Não cai não, Não cai não, não cai não Cai na rua do sabão. Olha Pro Céu Meu Amor Autores:José Fernandes e Luiz Gonzaga Olha pro céu meu amor / Vê como ele está lindo / Olha prá quele balão multicor / Como no céu vai sumindo. Foi numa noite igual a esta / que tu me deste o teu coração/ O céu estava em festa / porque era noite de São João / Havia balões no ar / xote, baião no salão / E no terreiro o teu olhar / que incendiou meu coração. Sonho de Papel< Autor: Alberto Ribeiro O balão vai subindo/ Vem caindo a garoa/ O céu é tão lindo/ E a noite é tão boa/ São João, São João/ Acende a fogueira/ No meu coração. Sonho de papel/ A girar na escuridão/ Soltei em seu louvor/ No sonho multicor/ Oh! Meu São João. Meu balão azul/ Foi subindo devagar/ O vento que soprou/ Meu sonho carregou/ Nem vai mais voltar. Capelinha de Melão domínio público Capelinha de melão / É de São João / É de cravo, é de rosa / É de manjericão. São João está dormindo / Não me ouve não / Acordai, acordai / Acordai, João. Pula a fogueira Autores: Getúlio Marinho e João B. Filho Pula a fogueira, Iaiá Pula a fogueira, Ioiô Cuidado para não se queimar Olha que a fogueira Já queimou o meu amor Nesta noite de festança Todos caem na dança Alegrando o coração Foguetes, cantos e troca Na cidade e na roça Em louvor a São João Nesta noite de folgueto Todos brincam sem medo A soltar seu pistolão Morena flor do sertão Quero saber se tu és Dona do meu coração Balão vai subindo domínio público O Balão vai subindo Vem vindo a garoa O Céu é tão lindo E a Noite é tão boa São João, São João Acende a fogueira do meu coração. Isto é Lá Com Santo Antônio Autor: Lamartine Babo Eu pedi numa oração Ao querido São João Que me desse um matrimônio São João disse que não! São João disse que não! Isto é lá com Santo Antônio! Eu pedi numa oração Ao querido São João Que me desse um matrimôni o Matrimônio! Matrimônio! Isto é lá com Santo Antônio! Implorei a São João Desse ao menos um cartão Que eu levava a Santo Antônio São João ficou zangado São João só dá cartão Com direito a batizado Implorei a São João Desse ao menos um cartão Que eu levava a Santo Antônio Matrimônio! Matrimônio! Isso é lá com Santo Antônio! São João não me atendendo A São Pedro fui correndo Nos portões do paraíso Disse o velho num sorriso: Minha gente, eu sou chaveiro! Nunca fui casamenteiro! São João não me atendendo A São Pedro fui correndo Nos portões do paraíso Matrimônio! Matrimônio! Isso é lá com Santo Antônio Noites de junho (de João de Barro e Alberto Ribeiro) Noite fria, tão fria de junho Os balões para o céu vão subindo Entre as nuvens aos poucos sumindo Envoltos num tênue véu Os balões devem ser com certeza As estrelas aqui desse mundo As estrelas do espaço profundo São os balões lá do céu Balão do meu sonho dourado Subiste enfeitado, cheinho de luz Depois as crianças tascaram Rasgaram teu bojo de listas azuis E tu que invejando as estrelas Sonhavas ao vê-las ser astro no céu Hoje, balão apagado, acabas rasgado Em trapos ao léu. Chegou a hora da fogueira (Lamartine Babo) Chegou a hora da fogueira É noite de São João O céu fica todo iluminado Fica o céu todo estrelado Pintadinho de balão Pensando no caboclo a noite inteira Também fica uma fogueira Dentro do meu coração Quando eu era pequenino De pé no chão Eu cortava papel fino Pra fazer balão E o balão ia subindo Para o azul da imensidão Hoje em dia o meu destino Não vive em paz O balão de papel fino Já não sobe mais O balão da ilusão Levou pedra e foi ao chão **********Cantigas » COELHINHO De olhos Vermelhos De pêlo branquinho Orelhas bem grandes Eu sou o coelhinho Sou muito assustado Porém sou guloso Por uma cenoura Eu fico manhoso Eu pulo pra frente Eu pulo pra trás Dou mil cambalhotas Sou forte demais Comi uma cenoura Com casca e tudo Tão grande ela era Fiquei barrigudo *************Cantigas » JANELINHA A janelinha fecha Quando está chovendo A janelinha abre Se o sol está aparecendo Fechou, abriu Fechou, abriu, fechou. Abriu, fechou Abriu, fechou, abriu ********Cantigas » MARGARIDA Margarida (A Margarida fica no centro da roda e outra, fora da roda, canta:) Onde está a Margarida? Olê, olê, olá Onde está a Margarida? Olê, seus cavalheiros (Todos da roda cantam:) Ela está em seu castelo Olê, olê, olá Ela está em seu castelo Olê, seus cavalheiros (A menina do lado de fora canta:) Eu queria vê-la Olê, olê, olá Eu queria vê-la Olê, seus cavalheiros (Todos da roda:) Mas o muro é muito alto Olê, olê, olá Mas o muro é muito alto Olê, seus cavalheiros (A menina de fora tira alguém da roda e canta:) Tirando uma pedra Olê, olê, olá Tirando uma pedra Olê, seus cavalheiros (Todos da roda:) Uma pedra não faz falta Olê, olê, olá Uma pedra não faz falta Olê, seus cavalheiros (A menina de fora vai tirando um por um da roda e, a cada "pedra" retirada, as crianças da roda cantam: "...duas pedras não faz falta, três pedras...", até sair a última. Quando ficar só a Margarida, todos cantam:) Apareceu a Margarida Olê, olê, olá Apareceu a Margarida Olê, seus cavalheiros. ***************************************

ESCOLAS

Sancionado projeto que cria nove escolas profissionalizantes O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou ontem, 25, projeto de lei que cria seis escolas técnicas federais e três agrotécnicas, todas integrantes da primeira fase do plano de expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica. As unidades de ensino serão construídas no Acre (em Rio Branco), no Amapá (Macapá), em Mato Grosso do Sul (Campo Grande e Nova Andradina) e no Distrito Federal. Nessas unidades da Federação não havia escolas federais, daí a necessidade de se criar autarquias, às quais as instituições de ensino ficarão subordinadas. Também serão construídas escolas no Pará (em Marabá), no Rio Grande do Sul (Canoas), no Maranhão (São Raimundo das Mangabeiras) e em Rondônia (Porto Velho). Os recursos para a construção das escolas, aquisição de mobiliário e equipamentos para laboratórios, de R$ 23,8 milhões, estão previstos no Orçamento de 2007 do Ministério da Educação. Para custeio e pessoal, serão R$ 27,1 milhões por ano. Os professores e funcionários serão admitidos mediante concurso público. Quando concluídas as duas fases do plano de expansão, serão criadas 274 mil vagas - hoje, são 160 mil. A ação faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). A meta é chegar a 2010 com 354 escolas técnicas e cerca de 500 mil vagas. MEC pretende incluir ensino médio para merenda escolar O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou ontem, 25, durante a cerimônia de entrega do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, que o governo vai enviar ao Congresso Nacional um projeto de lei incluindo o ensino médio no repasse de verbas da merenda escolar. De acordo com o ministro as creches, que também não recebiam recursos, passaram a ser beneficiadas. As creches foram incluídas apenas em 2003. Segundo Haddad "toda educação básica, da creche ao ensino médio, estará recebendo do governo federal o apoio para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)". Além disso, o projeto de lei também irá permitir a compra de alimentos da agricultura familiar para a merenda das escolas. Outra inovação é a possibilidade de repasse de verbas diretamente às escolas nos casos de prefeituras que estejam inadimplentes com o governo. Prova Brasil avaliará mais de cinco milhões de estudantes do fundamental Mais de cinco milhões de estudantes deverão fazer a Prova Brasil este ano, entre os dias 5 e 20 de novembro, segundo o Ministério da Educação. A Prova Brasil, implantada em 2005, avalia o desempenho de estudantes de escolas públicas urbanas em língua portuguesa e matemática no final dos ciclos do ensino fundamental, ou seja, estudantes de 4.ª e 8.ª série. Por meio do exame, é possível avaliar o desempenho por escola e por município. A outra avaliação da educação básica, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), permite apenas mensurar o desempenho geral do país, das regiões e dos estados. A Prova Brasil é organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) Anísio Teixeira em parceria com as redes estaduais e municipais de educação.

DESENHOS PARA COLORIR

Água Alfabeto em Português Alfabeto em Inglês Alimentos Animais Animais Marinhos Bebidas Brinquedos Carnaval Ciências Cores Corpo Humano Copa do Mundo Cuidados no Trânsito Datas Comemorativas Desenhos Divertidos Dinossauros Dia dos Pais Dia da Independência Dia das Mães Direitos das Criança Estações do Ano Esportes Evolução do Homem Festa Junina Frutas Geografia Hallowen Higiene Higiene Bucal Instrumentos Musicais Legumes e Vegetais Matemática Material Escolar Meios de Comunicação Meios de Transporte Natal Números Olimpíadas Opostos Palavras em Espanhol Palavras em Inglês Páscoa Personagens de Histórias Infantis Profissões Pronomes Pessoais Sentidos Transformers

ALFABETO

Letra A Letra B Letra C Letra D Letra E Letra F Letra G Letra H Letra I Letra J Letra L Letra M Letra N Letra O Letra P Letra Q Letra R Letra S Letra T Letra U Letra V Letra X Letra Z

APOSENTADORIA DO PROFESSOR

Outros Benefícios Importantes Aposentadoria por Tempo de Contribuição APOSENTADORIA INTEGRAL É o benefício a que tem direito o segurado de sexo feminino que comprovar, no mínimo, 30 anos de contribuição e ao segurado de sexo masculino que comprovar, no mínimo, 35 anos de contribuição. APOSENTADORIA PROPORCIONAL O segurado que até 16/12/98 não havia completado o tempo mínimo exigido para aposentadoria por tempo de contribuição, 30 anos homem e 25 anos mulher, tem direito a aposentadoria proporcional desde que cumprida a carência e os seguintes requisitos: Idade: 53 anos para o homem e 48 anos para a mulher. Tempo de Contribuição: 30 anos de contribuição para o homem e 25 anos de contribuição para a mulher. Tempo de Contribuição Adicional: O equivalente a 40% (quarenta por cento) do tempo que, em 16/12/98, faltava para atingir o limite de contribuição. Direito Adquirido: O segurado que em 16/12/98, já contava com 30 ou 25 anos de serviço, homem e mulher respectivamente, tem o direito de requerer, a qualquer tempo, aposentadoria com renda mensal proporcional ao tempo de serviço computado até aquela data, calculada com base nos 36 salários de contribuição anteriores a 12/98 e reajustada até a data do requerimento pelos índices de aumento da política salarial. Nestes casos, é vedada a inclusão de tempo de serviço posterior a 16/12/98 para quaisquer fins. Se, no entanto, o segurado, em 16/12/98, contava com 30 ou 25 anos de serviço, homem e mulher respectivamente, e optar pela inclusão de tempo de contribuição posterior àquela data a renda mensal calculada com base nos 36 salários de contribuição anteriores ao requerimento, fica sujeito ao limite de idade de 53 anos para homem e 48 anos para a mulher. É computado o tempo de contribuição: o período de exercício de atividade remunerada abrangida pela previdência social urbana e rural, ainda que anterior à sua instituição, mediante indenização das contribuições relativas ao respectivo período; o período de contribuição efetuada por segurado depois de ter deixado de exercer atividade remunerada que o enquadrava como segurado obrigatório da previdência social; o período em que o segurado esteve recebendo auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez, entre período de atividades; o tempo de serviço militar, salvo se já contado para outro regime de previdência; o período em que a segurada esteve recebendo salário-maternidade; o período de contribuição efetuada como segurado facultativo; o período de afastamento da atividade do segurado anistiado que, em virtude de motivação exclusivamente política, foi atingido por atos de exceção, institucional ou complementar, ou abrangido pelo Decreto Legislativo nº 18 de 15 de dezembro de 1961, pelo Decreto-Lei nº 864, de 12 de setembro de 1969, ou que, em virtude de pressões ostensivas ou expedientes oficiais sigilosos, tenha sido demitido ou compelido ao afastamento de atividade remunerada no período de 18 de setembro de 1946 a 5 de outubro de 1988; o tempo de serviço público federal, estadual, do Distrito Federal ou municipal, inclusive o prestado a autarquia ou a sociedade de economia mista ou fundação instituída pelo Poder Púbico, regularmente certificado na forma da Lei nº 3.841, de 15 de dezembro de 1960, desde que a respectiva certidão tenha sido requerida na entidade para a qual o serviço foi prestado até 30 de setembro de 1975, véspera do início da vigência da Lei nº 6.226 de 14 de junho de 1975; o período em que o segurado esteve recebendo benefício por incapacidade por acidente do trabalho, intercalado ou não; o tempo de serviço do segurado trabalhador rural anterior à competência novembro de 1991; o tempo de exercício de mandato classista junto a orgão de deliberação coletiva em que, nessa qualidade, tenha havido contribuição para a previdência social; o o tempo de serviço público prestado à administração federal direta e autarquias federais, bem como às estaduais, do Distrito Federal e municipais, quando aplicado a legislação que autorizou a contagem recíproca de tempo de contribuição; o perído de licença remunerada, desde que tenha havido desconto de contribuições; o período em que o segurado tenha sido colocado pela empresa em disponibilidade remunerada,desde que tenha havido desconto de contribuições; o tempo de serviço prestado à Justiça dos Estados, às serventias extrajudiciais e às escrivanias judiciais, desde que não tenha havido remuneração pelos cofres públicos e que a atividade não estivesse à época vinculada a regime próprio de pevidência social; o tempo de atividade patronal ou autônoma, exercida anteriormente à vigência da Lei nº 3.807, de 26 de agosto de 1960, desde que indenizado; o período de atividade na condição de empregador rural, desde que comprovado o recolhimento da contribuições na forma da Lei nº 6.260, de 6 de novenbro de 1975, com indenização do período anterior; o período de atividade dos auxiliares locais de nacionalidade brasileira no exterior, amparados pela Lei nº 8.745, de 1993, anteriormente a 1º de janeiro de 1994, desde que sua situação previdenciária esteja regularizada junto ao Intituto Nacional do Seguro Social; o tempo de exercício de mandato eletivo federal, estadual, distrital ou municipal, desde que tenha havido contribuição em época própria e não tenha sido contado para efeito de aposentadoria por outro regime de previdência social; o tempo de contribuição efetuado pelo servidor da União, Estado, Distrito Federal ou Município, incluídas suas autarquias e fundações, ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração; o tempo de contribuição do servidor do Estado, Distrito Federal ou Município, bem como o das respectivas autarquias e fundações, ocupante de cargo efetivo, desde que, nessa qualidade, não esteja amparado por regime próprio de previdência social; o tempo de contribuição efetuado pelo servidor contratado pela União, Estado, Distrito Federal ou Município, bem como pelas respectivas autarquias e fundações, por tempo determinado, para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos do inciso IX do art.37 da Constituição Federal. Qual a carência exigida? 180 contribuições mensais para o segurado inscrito a partir de 25.07.91; Os inscritos até 24.07.91 devem obedecer à tabela progressiva de carência. Observação: Havendo perda da qualidade de segurado, as contribuições anteriores a essa data só serão computadas para efeito de carência depois que, a partir da nova filiação à Previdência Social, o segurado comprovar, no mínimo, 60 contribuições mensais que, somadas as anteriores totalize 180 contribuições. Quando a aposentadoria por tempo de contribuição começa a ser paga? Para o segurado empregado, inclusive o doméstico: a partir da data do desligamento do emprego, quando requerida até 90 dias após o desligamento; a partir da data da entrada do requerimento, quando não houver desligamento do emprego ou quando for requeriada após 90 dias do desligamento. Para os demais segurados: a partir da data da entrada do requerimento. Observação: Não é exigido o desligamento da empresa para requerer a aposentadoria. A aposentadoria por tempo de contribuição é considerada irreversível e irrenunciável a partir do momento em que o segurado recebe o primeiro pagamento. Qual a renda mensal do benefício? O valor da aposentadoria integral é 100% do salário-de-benefício; O valor da aposentadoria proporcional é de 70% do salário-de-benefício, mais 5% deste, por ano completo de contribuição posterior ao tempo mínimo exigido. Qual o valor do salário-de-benefício? Para os inscritos até 28/11/99 - o salário de benefício corresponderá à média aritmética simples dos 80% dos maiores salários de contribuição, corrigidos monetariamente, a partir do mês 07/94 e multiplicado pelo fator previdenciário, que será calculado considerando, a idade, tempo de contribuição, expectativa de vida (conforme tabela de expectativa de sobrevida divulgada pelo IBGE) e alíquota de contribuição, de acordo com a seguinte fórmula: f =Tc x a x [ 1+( Id+Tc x a ) ] Es 100 Onde: f = fator previdenciário; Es= expectativa de sobrevida no momento da aposentadoria; Tc= tempo de contribuição até o momento da aposentadoria; Id= idade no momento da aposentadoria; a= alíquota de contribuição correspondente a 0,31. Para os inscritos a partir de 29/11/99 - o salário de benefício corresponderá à média aritmética simples dos maiores salários de contribuição correspondentes a, no mínimo, 80% de todo o período contributivo e multiplicado pelo fator previdenciário, de acordo com a fórmula acima. Para efeito da aplicação do fator previdenciário, ao tempo de contribuição do segurado serão adicionados: cinco anos, quando se tratar de mulher; cinco anos, quando se tratar de professor que comprove exclusivamente tempo de efetivo exercício das funções de magistério na educação infantil e no ensino fundamental médio; dez anos, quando se tratar de professora que comprove exclusivamente tempo de efetivo exercício das funções de magistério na educação infantil e no ensino fundamental médio. Quando o segurado estiver trabalhando em condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integração física, terá direito a acréscimo de tempo de contribuição? Sim. O tempo de trabalho exercido até 05 de março de 1997, com efetiva exposição do segurado aos agentes nocivos químicos, físicos, biológicos ou associação de agentes constantes do Quadro Anexo ao Decreto n° 53.831/64 e os constantes do Decreto 83.080/79, e até 28 de maio de 1998 os constantes do Decreto 2.172/97, de 05 de março de 1997, e mantido pelo Decreto 3048/99, será somado, após a respectiva conversão, ao tempo de trabalho exercido em atividade comum, e desde que o segurado tenha completado, até essas datas, pelo menos 20% do tempo necessário para a aposentadoria que está requerendo, observada a seguinte tabela: Tempo a converter Multiplicadores Tempo mínimo exigido Mulher (para 30) Homem (para 35) De 15 anos 2,00 2,33 3 anos De 20 anos 1,50 1,75 4 anos De 25 anos 1,20 1,40 5 anos Aposentadoria do professor de Ensino Fundamental ou Ensino Secundário O professor tem direito à aposentadoria sem limite de idade, após completar 30 anos de contribuição, se homem, ou 25 anos, se mulher, desde que comprove, exclusivamente, tempo de efetivo exercício em função de magistério na educação infantil, no ensino fundamental ou no ensino secundário. Considera-se função de magistério a atividade docente do professor exercida exclusivamente em sala de aula. Aposentado que Retorna à Atividade: Quando o segurado que recebe aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição pelo INSS voltar a exercer atividade remunerada, terá de contribuir, obrigatoriamente, para o INSS. Qual o valor dessa contribuição? Se o aposentado retornar como segurado empregado, a contribuição será calculada mediante a aplicação das alíquotas constantes da tabela de salário de contribuição, obedecendo as faixas salariais. Se retornar como contribuinte individual: até 28/11/99, deverá recolher com o valor mais próximo da remuneração na atividade que esteja exercendo, a partir de 29/11/99, a remuneração auferida em uma ou mais empresas ou pelo exercício de sua atividade por conta própria, durante o mês, observando o valor mínimo e máximo de contribuição. Quais benefícios são assegurados ao aposentado que retorna à atividade? salário-família; salário-maternidade; reabilitação profissional, caso a perícia médica do INSS indique. Documentos solicitados para requerer Aposentadoria por Tempo de Contribuição: Empregado/Desempregado Trabalhador Avulso Professor Empregado Doméstico Contribuinte Individual e Facultativo As relações de documentos e os formulários estão disponíveis nas Agências ou Unidades Avançadas de Atendimento de Previdência Social. Para maiores informações, consulte os atendentes nas Agências da Previdência Social ou use o PREVFone (0800 78 0191). Fonte: Ministério da Previdência e Assistência Social. retorna ao índice Outros Benefícios Importantes retorna ao diretório Seus Direitos

video

http://terratv.terra.com.br/templates/channelContents