26 outubro 2007

Cantigas » A BARATA MENTIROSA A BARATA DIZ QUE TEM SETE SAIAS DE FILÓ. É MENTIRA DA BARATA ELA TEM É UMA SÓ. AH! AH! AH! OH! OH! OH! ELA TEM É UMA SÓ.(bis) A BARATA DIZ QUE TEM SETE SAIAS DE BALÃO. É MENTIRA DA BARATA NÃO TEM DINHEIRO NEM PRO SABÃO AH! AH! AH! OH! OH! OH! NEM DINHEIRO PRO SABÃO.(bis) A BARATA DIZ QUE TEM UM SAPATO DE FIVELA. É MENTIRA DA BARATA O SAPATO É DA MÃE DELA. AH! AH! AH! OH! OH! OH! O SAPATO É DA MÃE DELA.(bis) *******Cantigas » BORBOLETA Borboleta pequenina Saia fora do rosal Venha ver quanta alegria, Que é noite de Natal. Eu sou uma borboleta, Pequenina e feiticeira, Ando no meio das flores, Procurando quem me queira. Borboleta pequenina, Venha para o meu cordão, Venha cantar o hino, Que hoje é noite de Natal. ************Cantigas » CABEÇA,OMBRO,PERNA E PÉ Cabeça, ombro, perna e pé Perna e pé Cabeça, ombro, perna e pé Perna e pé Olhos, orelhas, boca e nariz Cabeça, ombro, perna e pé Perna e pé *******************Cantigas » INDIOZINHOS Um, dois, três indiozinhos Quatro, cinco, seis indiozinhos Sete, oito, nove indiozinhos Dez num pequeno bote Iam navegando pelo rio abaixo Quando um jacaré se aproximou E o pequeno bote dos indiozinhos Quase, quase virou. *********************Cantigas » EU VI O SAPO EU VI O SAPO NA BEIRA DO RIO DE CAMISA VERDE SENTINDO FRIO NÃO ERA SAPO NEM PERERECA ERA O PEDRINHO SÓ DE CUECA ***********Cantigas » Então é Natal John Lennon e Yoko Ono - versão: Cláudio Rabello Então é Natal E o que você Fez? O ano termina E nasce outra vez Então é Natal A festa cristã Do velho e do novo Do amor como um todo Então, bom Natal E um Ano Novo também Que seja feliz quem Souber o que é o bem E então é Natal Pro enfermo e pro são Pro rico e pro pobre Num só coração Então, bom Natal Pro branco e pro negro Amarelo e vermelho Pra paz, afinal Então, bom Natal E um Ano Novo também Que seja feliz quem Souber o que é o bem Então é Natal E o que a gente fez? O ano termina E começa outra vez Então é Natal A festa cristã Do velho e do novo Do amor como um todo Então, bom Natal E um Ano Novo também Que seja feliz quem Souber o que é o bem Hare rama a quem ama Hare rama já! Hiroshima... Nagasaki... Mururoa... ********************Cantigas » Na mão direita À MÃO DIREITA TEM UMA ROSEIRA (BIS) QUE DÁ FLOR NA PRIMAVERA (BIS) ENTRAI NA RODA, Ó LINDA ROSEIRA (BIS) E ABRAÇAI A MAIS FACEIRA (BIS) A MAIS FACEIRA EU NÃO ABRAÇO(BIS) ABRAÇO A BOA COMPANHEIRA (BIS) ***********************Cantigas » LOJA DO MESTRE ANDRÉ Ai olé , ai olé Foi na loja do mestre André Foi na loja do mestre André Que eu comprei um pianinho Plim, plim, plim, um pianinho Foi na loja do mestre André Que eu comprei um violão Dão, dão, dão um violão Plim, plim plim, um pianinho Foi na loja do mestre André Que eu comprei uma flautinha Fá, flá, flá, uma flautinha Dão, dão, dão um violão Plim, plim plim, um pianinho ********Cantigas » Mamãe Valsa, autores:Herivelto Martins e David Nasser Ela é dona de tudo, ela é a rainha do lar, ela vale mais para mim... que o céu, que a terra, que o mar... Ela é a palavra mais linda que um dia o poeta escreveu, Ela é o tesouro que o pobre das mãos do Senhor recebeu. Mamãe, mamãe, mamãe... tú és a razão dos meus dias, tú és feita de amor, de esperança... Ai, ai, ai, mamãe ... eu crescí e o caminho perdi, volto a tí e me sinto criança Mamãe, mamãe, mamãe... eu te lembro o chinelo na mão... o avental todo sujo de ovo... Se eu pudesse, eu queria outra vez mamãe começar tudo, tudo de novo! *******************Cantigas » O SAPO NÃO LAVA O PÉ IA PASSANDO NUMA PINGUELINHA MEU CHINELINHO CAIU DO PÉ OS PEIXINHOS RECLAMARAM: QUE CHEIRINHO DE CHULÉ O SAPO NÃO LAVA O PÉ NÃO LAVA PORQUE NÃO QUER ELE MORA LÁ NA LAGOA NÃO LAVA O PÉ PORQUE NÃO QUER MAS QUE CHULÉ!! ***************Cantigas » PINTINHO AMARELINHO MEU PINTINHO AMARELINHO CABE AQUI NA MINHA MÃO, NA MINHA MÃO. QUANDO QUER COMER BICHINHO COM SEUS PEZINHOS ELE CISCA O CHÃO. ELE BATE AS ASAS ELE FAZ PIU-PIU MAS TEM MUITO MEDO É DO GAVIÃO.[BIS] ****************************Cantigas » POBRE E RICA EU SOU POBRE, POBRE, POBRE DE MARRÉ, MARRÉ, MARRÉ EU SOU RICA,RICA,RICA DE MARRÉ, DE SI. QUERO UMA DE VOSSAS FILHAS DE MARRÉ, MARRÉ, MARRÉ [BIS] DE MARRÉ DE SI ESCOLHEI A QUAL QUISER DE MARRÉ, MARRÉ, MARRÉ [BIS] DE MARRÉ DE SI. EU QUERO A (FULANA) DE MARRÉ, MARRÉ, MARRÉ [BIS] DE MARRÉ DE SI. QUE OFÍCIO DARÁS A ELA DE MARRÉ, MARRÉ, MARRÉ [BIS] DE MARRÉ DE SI. DOU OFÍCIO DE COSTUREIRA DE MARRÉ, MARRÉ, MARRÉ [BIS] DE MARRÉ DE SI. ELA DIZ QUE ACEITOU DE MARRÉ, MARRÉ, MARRÉ [BIS] DE MARRÉ DE SI. ***********************Cantigas » SAMBA LÊ LÊ SAMBA LÊ LÊ ESTÁ DOENTE ESTÁ COM A CABEÇA QUEBRADA SAMBA LÊ LÊ PRECISAVA DE UMAS BOAS LAMBADAS. SAMBA, SAMBA, SAMBA LÊ, LÊ PISA NA BARRA DA SAIA LÁ, LÁ OH! MORENA BONITA ONDE É QUE VOCÊ MORA MORO NA RUA DA PRAIA DIGO ADEUS E VOU EMBORA. SAMBA, SAMBA, SAMBA LÊ, LÊ PISA NA BARRA DA SAIA LÁ,LÁ *****************Cantigas » PASSA, PASSA, GAVIÃO Passa, passa, Gavião, Todo mundo passa. Os carpinteiros fazem assim, Os carpinteiros fazem assim, Assim, assim, Assim, assim. Os cavaleiros fazem assim, Os cavaleiros fazem assim, Assim, assim, Assim, assim. Os sapateiros fazem assim, Os sapateiros fazem assim, Assim, assim, Assim, assim. Brincadeira: PARTICIPANTES: No mínimo dois. ORGANIZAÇÃO: Em roda. COMO BRINCAR As crianças giram e cantam sempre imitando um ofício( sapateiro, carpinteiro). *******Cantigas » ROSA JUVENIL A linda Rosa juvenil, juvenil, juvenil A linda Rosa juvenil, juvenil Vivia alegre no seu lar, no seu lar, no seu lar Vivia alegre no seu lar, no seu lar Um dia veio uma bruxa má, muito má, muito má Um dia veio uma bruxa má, muito má E adormeceu a Rosa assim, bem assim, bem assim E adormeceu a Rosa assim, bem assim E o tempo passou a correr, a correr, a correr E o tempo passou a correr, a correr O mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor E o mato cresceu ao redor, ao redor Um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei Um dia veio um belo rei, belo rei E despertou a Rosa assim, bem assim, bem assim E despertou a Rosa assim, bem assim E tudo ficou bem feliz, bem feliz, bem feliz E tudo ficou bem feliz, bem feliz ******************************Cantigas » SEU LOBO Vamos passear no bosque Enquanto seu lobo vem Seu lobo está em casa? Tá... O que está fazendo? Estou tomando acordando... Vamos passear no bosque Enquanto seu lobo vem Seu lobo está em casa? Tá... O que está fazendo? Estou escovando os dentes... Vamos passear no bosque Enquanto seu lobo vem Seu lobo está em casa? Tá... O que está fazendo? Estou tomando banho... Vamos passear no bosque Enquanto seu lobo vem Seu lobo está em casa? Tá... O que está fazendo? Estou botando a roupa... Vamos passear no bosque Enquanto seu lobo vem Seu lobo está em casa? Tá... O que está fazendo? Estou colocando os sapatos Vamos passear no bosque Enquanto seu lobo vem Seu lobo está em casa? Tá... O que está fazendo? Estou vestindo o casaco... Vamos passear no bosque Enquanto seu lobo vem Seu lobo está em casa? Tá... O que está fazendo? Estou botando a gravata. Vamos passear no bosque Enquanto seu lobo vem Seu lobo está em casa? Tá... O que está fazendo? Estou penteando o cabelo. Vamos passear no bosque Enquanto seu lobo vem Seu lobo está em casa? Tá... O que está fazendo? Está abrindo a porta... Na brincadeira, é nesse momento que as crianças saem correndo e o lobo corre atrás, até pegar uma,que será o lobo na vez seguinte. *************Cantigas » TEREZINHA DE JESUS TEREZINHA DE JESUS DE UMA QUEDA FOI AO CHÃO ACUDIRAM TRÊS CAVALHEIROS TODOS TRÊS,COM CHAPÉU NA MÃO. O PRIMEIRO,FOI SEU PAI O SEGUNDO, SEU IRMÃO O TERCEIRO FOI AQUELE A QUEM TERESA DEU A MÃO. DA LARANJA QUERO UM GOMO DO LIMÃO QUERO UM PEDAÇO DA MORENA MAIS BONITA QUERO UM BEIJO E UM ABRAÇO. ********************antigas » SINOS DE BELÉM (JINGLE BELLS) autor: J.Pierpont, 1857 Bate o sino pequenino Sino de Belém Já nasceu Deus- Menino Para o nosso bem Paz na Terra, pede o sino Alegre a cantar Abençoe Deus- Menino Este nosso lar Hoje a noite é bela Juntos eu e ela Vamos à capela Sob a luz da vela Felizes a rezar Ao soar o sino Sino pequenino Vai o Deus- Menino Nos abençoar Bate o sino pequenino Sino de Belém Já nasceu Deus- Menino Para o nosso bem Paz na Terra, pede o sino Alegre a cantar Abençoe Deus- Menino Este nosso lar. *****************Cantigas » PEZINHO OI BOTA AQUI , OI BOTA AQUI O SEU PEZINHO OI BOTA AQUI, OI BOTA AQUI JUNTINHO AO MEU E DEPOIS NÃO VAI DIZER QUE VOCÊ JÁ SE ESQUECEU OI BOTA AQUI , OI BOTA AQUI O SEU PEZINHO OI BOTA AQUI, OI BOTA AQUI JUNTINHO AO MEU E DEPOIS NÃO VAI DIZER QUE VOCÊ SE ARREPENDE *************************************************************************Cantigas » RODA PIÃO O PIÃO ENTROU NA RODA, Ô PIÃO [BIS] RODA PIÃO, BAMBEIA PIÃO [BIS] SAPATEIA NO TERREIRO, Ô PIÃO [BIS] FAÇA UMA CORTESIA, Ô PIÃO. [BIS] ******Cantigas » ALECRIM Alecrim, Alecrim dourado Que nasceu no campo Sem ser semeado Foi meu amor Quem me disse assim Que a flor do campo É o alecrim ****************Cantigas » BELA PASTORA Lá no alto daquela montanha Avistei uma bela pastora Que dizia na sua linguagem Que queria se casar. Bela pastora, entrai na roda Para ver como se dança: Uma volta, meia volta, Abraçai o "seu" amor. Formação - Roda : Uma criança fora - Bela Pastora - e, as outras, de mãos dadas. Maneira de Brincar: A roda gira, cantando. No início da segunda quadra, a "Bela Pastora" entra na roda e no final abraça uma companheira que irá substituí-la. *************Cantigas » BORBOLETINHA Borboletinha Tá na cozinha Fazendo chocolate Para a vizinha Poti, poti Perna de pau Olho de vidro Nariz de pica pau ********************Cantigas » BOI DA CARA PRETA Boi, boi, boi Boi da cara preta Pega essa criança Que tem medo de careta. ************Cantigas » Cantigas Juninas Noites de junho (de João de Barro e Alberto Ribeiro) Noite fria, tão fria de junho Os balões para o céu vão subindo Entre as nuvens aos poucos sumindo Envoltos num tênue véu Os balões devem ser com certeza As estrelas aqui desse mundo As estrelas do espaço profundo São os balões lá do céu Balão do meu sonho dourado Subiste enfeitado, cheinho de luz Depois as crianças tascaram Rasgaram teu bojo de listas azuis E tu que invejando as estrelas Sonhavas ao vê-las ser astro no céu Hoje, balão apagado, acabas rasgado Em trapos ao léu. Chegou a hora da fogueira (Lamartine Babo) Chegou a hora da fogueira É noite de São João O céu fica todo iluminado Fica o céu todo estrelado Pintadinho de balão Pensando no caboclo a noite inteira Também fica uma fogueira Dentro do meu coração Quando eu era pequenino De pé no chão Eu cortava papel fino Pra fazer balão E o balão ia subindo Para o azul da imensidão Hoje em dia o meu destino Não vive em paz O balão de papel fino Já não sobe mais O balão da ilusão Levou pedra e foi ao chão Cai, Cai Balão domínio público Cai, cai balão Cai, cai balão/Aqui na minha mão Não cai não, Não cai não, não cai não Cai na rua do sabão. Olha Pro Céu Meu Amor Autores:José Fernandes e Luiz Gonzaga Olha pro céu meu amor / Vê como ele está lindo / Olha prá quele balão multicor / Como no céu vai sumindo. Foi numa noite igual a esta / que tu me deste o teu coração/ O céu estava em festa / porque era noite de São João / Havia balões no ar / xote, baião no salão / E no terreiro o teu olhar / que incendiou meu coração. Sonho de Papel< Autor: Alberto Ribeiro O balão vai subindo/ Vem caindo a garoa/ O céu é tão lindo/ E a noite é tão boa/ São João, São João/ Acende a fogueira/ No meu coração. Sonho de papel/ A girar na escuridão/ Soltei em seu louvor/ No sonho multicor/ Oh! Meu São João. Meu balão azul/ Foi subindo devagar/ O vento que soprou/ Meu sonho carregou/ Nem vai mais voltar. Capelinha de Melão domínio público Capelinha de melão / É de São João / É de cravo, é de rosa / É de manjericão. São João está dormindo / Não me ouve não / Acordai, acordai / Acordai, João. Pula a fogueira Autores: Getúlio Marinho e João B. Filho Pula a fogueira, Iaiá Pula a fogueira, Ioiô Cuidado para não se queimar Olha que a fogueira Já queimou o meu amor Nesta noite de festança Todos caem na dança Alegrando o coração Foguetes, cantos e troca Na cidade e na roça Em louvor a São João Nesta noite de folgueto Todos brincam sem medo A soltar seu pistolão Morena flor do sertão Quero saber se tu és Dona do meu coração Balão vai subindo domínio público O Balão vai subindo Vem vindo a garoa O Céu é tão lindo E a Noite é tão boa São João, São João Acende a fogueira do meu coração. Isto é Lá Com Santo Antônio Autor: Lamartine Babo Eu pedi numa oração Ao querido São João Que me desse um matrimônio São João disse que não! São João disse que não! Isto é lá com Santo Antônio! Eu pedi numa oração Ao querido São João Que me desse um matrimôni o Matrimônio! Matrimônio! Isto é lá com Santo Antônio! Implorei a São João Desse ao menos um cartão Que eu levava a Santo Antônio São João ficou zangado São João só dá cartão Com direito a batizado Implorei a São João Desse ao menos um cartão Que eu levava a Santo Antônio Matrimônio! Matrimônio! Isso é lá com Santo Antônio! São João não me atendendo A São Pedro fui correndo Nos portões do paraíso Disse o velho num sorriso: Minha gente, eu sou chaveiro! Nunca fui casamenteiro! São João não me atendendo A São Pedro fui correndo Nos portões do paraíso Matrimônio! Matrimônio! Isso é lá com Santo Antônio Noites de junho (de João de Barro e Alberto Ribeiro) Noite fria, tão fria de junho Os balões para o céu vão subindo Entre as nuvens aos poucos sumindo Envoltos num tênue véu Os balões devem ser com certeza As estrelas aqui desse mundo As estrelas do espaço profundo São os balões lá do céu Balão do meu sonho dourado Subiste enfeitado, cheinho de luz Depois as crianças tascaram Rasgaram teu bojo de listas azuis E tu que invejando as estrelas Sonhavas ao vê-las ser astro no céu Hoje, balão apagado, acabas rasgado Em trapos ao léu. Chegou a hora da fogueira (Lamartine Babo) Chegou a hora da fogueira É noite de São João O céu fica todo iluminado Fica o céu todo estrelado Pintadinho de balão Pensando no caboclo a noite inteira Também fica uma fogueira Dentro do meu coração Quando eu era pequenino De pé no chão Eu cortava papel fino Pra fazer balão E o balão ia subindo Para o azul da imensidão Hoje em dia o meu destino Não vive em paz O balão de papel fino Já não sobe mais O balão da ilusão Levou pedra e foi ao chão **********Cantigas » COELHINHO De olhos Vermelhos De pêlo branquinho Orelhas bem grandes Eu sou o coelhinho Sou muito assustado Porém sou guloso Por uma cenoura Eu fico manhoso Eu pulo pra frente Eu pulo pra trás Dou mil cambalhotas Sou forte demais Comi uma cenoura Com casca e tudo Tão grande ela era Fiquei barrigudo *************Cantigas » JANELINHA A janelinha fecha Quando está chovendo A janelinha abre Se o sol está aparecendo Fechou, abriu Fechou, abriu, fechou. Abriu, fechou Abriu, fechou, abriu ********Cantigas » MARGARIDA Margarida (A Margarida fica no centro da roda e outra, fora da roda, canta:) Onde está a Margarida? Olê, olê, olá Onde está a Margarida? Olê, seus cavalheiros (Todos da roda cantam:) Ela está em seu castelo Olê, olê, olá Ela está em seu castelo Olê, seus cavalheiros (A menina do lado de fora canta:) Eu queria vê-la Olê, olê, olá Eu queria vê-la Olê, seus cavalheiros (Todos da roda:) Mas o muro é muito alto Olê, olê, olá Mas o muro é muito alto Olê, seus cavalheiros (A menina de fora tira alguém da roda e canta:) Tirando uma pedra Olê, olê, olá Tirando uma pedra Olê, seus cavalheiros (Todos da roda:) Uma pedra não faz falta Olê, olê, olá Uma pedra não faz falta Olê, seus cavalheiros (A menina de fora vai tirando um por um da roda e, a cada "pedra" retirada, as crianças da roda cantam: "...duas pedras não faz falta, três pedras...", até sair a última. Quando ficar só a Margarida, todos cantam:) Apareceu a Margarida Olê, olê, olá Apareceu a Margarida Olê, seus cavalheiros. ***************************************

Nenhum comentário: