"A ESCOLA NÃO É ESTÁTICA NEM INTOCÁVEL. A FORMA QUE ELA ASSUME EM CADA MOMENTO É SEMPRE O RESULTADO PRECÁRIO E PROVISÓRIO DE UM MOVIMENTO PERMANENTE DE TRANSFORMAÇÃO,IMPULSIONADO POR TENSÕES,CONFLITOS, ESPERANÇAS E PROPOSTAS ALTENATIVAS".
04 setembro 2007
Alfabetização socioconstrutivista
Uso pediátrico e adulto
Composição :
Amor 100 mg
Planejamento 100 mg
Atualização 100 mg
Leitura com sentimento 100 mg
Tarefa interdisciplinar 100 mg
Intervenção - mediação 100 mg
Informação ao professor:
O processo de alfabetização começa desde que a criança nasce, ela nunca pára de aprender, o sujeito humano estabelece desde o nascimento uma relação de interação com o meio.
As crianças chegam a escola sabendo várias coisas sobre a língua. É preciso avaliá-las para determinar estratégicas para sua alfabetização. Diagnostificar quando os alunos já sabem antes de iniciar o processo de alfabetização.
Indicações :
A todas crianças e adultos , independentemente de suas condições sociais, físicas, intelectuais, emocionais.
Contra- indicação : Não tem
Precauções:
O trabalho deve estar em contato com os Parâmetros Curriculares Nacionais(PCN) e o projeto pedagógico da escola. Contar sempre com profissionais da área para discutir as estratégicas.
Reações Adversas:
Apesar de a criança construir seu próprio conhecimento, no que se refere á alfabetização, cabe a nós , professores, organizar atividades que favoreçam a reflexão sobre a escrita.
É preciso por fim a educação bancária, em que o professor deposita em seus alunos os conhecimentos que possui. Trabalhando com projetos, podemos eliminar a simples transmissão de conhecimentos.
Posologia:
Textos diversificados, valorizar as diferentes habilidades dos alunos e não apenas a lógica-matemática e a linguística. É preciso que a criança seja levada a resolver problemas. Uma aprendizagem essencial para o desenvolvimento do ser humano que se dá sobretudo pela interação social. O conhecimento é construido na experiência, o individuo não nasce pronto nem é copia do ambiente.
Uso sob prescrição Pedagógica.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário