TRABALHANDO COM FRASES NA ALFABETIZAÇÃO
SUGESTÕES DE ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO MAS EXPLICANDO O QUE VAI SER TRABALHADO, FACILITANDO NA AVALIAÇÃO DO ALUNO:
A FRASE NA ALFABETIZAÇÃO
É importante que desde o início do processo, o professor deve brincar com as palavras para que a criança entenda o seu significado na frase, produza novos significados, entenda que os componentes de uma frase não são rígidos e identifique claramente os elementos que a frase apresenta. Heloisa Vilas Boas diz que a criança:
1.Opera com o conhecimento intuitivo da língua
2.Usa a língua o tempo todo, desenvolvendo o seu desempenho
3.Depreende os constituintes, faz associações e estabelece relações
4.Busca sentido naquilo que lê, produz novas significações
5.Sente Gosto Pela Leitura
6.Vê Valorizada a sua palavra
EXEMPLO:
O MARCIO JOGA FUTEBOL NO RECREIO
Na identificação das constituintes da oração é utilizado perguntas feitas pela professora:
a. QUEM?- Sintagma Nominal Sujeito
QUEM joga bola no recreio?
b.O QUE? -Sintagma Nominal de Objeto:
O QUE o Marcio joga ?
C. O QUE É QUE ?-Sintagma Verbal
O QUE É QUE o Marcio faz?
D. EM QUE LUGAR (ou onde)Sintagma Adverbial:
EM QUE LUGAR (OU ONDE) o Marcio joga Futebol?
A medida que as constituintes forem identificadas elas podem ser substituídas na oração:
Podemos perguntar: Quem mais pode jogar futebol no recreio?
Cada criança dará a sua resposta que ampliará sua compreensão do texto trabalhado:
A Ana
O João
Toda a turma
Além disto, a substituição pode trabalhar pronomes, artigo, feminino masculino,plural e singular, de forma explicita ou não, depende do professor.
O que que mais Marcio pode Jogar no recreio?
queimada
carta
o que ele quiser
O que mais Marcio faz no recreio?
merenda no recreio
lê um livro no recreio
brinca
conversa com os colegas
Este tipo de atividade enriquece o vocabulário e permite que estas regras gramaticais sejam implementadas em qualquer época da alfabetização.
ALUNO:_________________________________ DATA:_____________
Leia a frase:
A ARARA COME SEMENTE NA MATA.
Quem come semente na mata? Marque.
Quem mais?
_____________________ COME SEMENTE NA MATA.
_____________________ COME SEMENTE NA MATA.
O que a arara come na mata? Marque de vermelho.
O que mais ela pode comer?
A ARARA COME ___________________ NA MATA.
A ARARA COME ___________________ NA MATA.
Onde a arara come semente? Marque de verde.
Onde mais?
A ARARA COME SEMENTES ___________________
A ARARA COME SEMENTES ___________________
ESCOLHA UMA FRASE QUE VOCÊ COMPLETOU COPIE E DEPOIS DESENHE:
ALUNO:_________________________________ DATA:_____________
Complete as frases, respondendo às perguntas da caixinha:
Quem?
_____________________ VIVE NA FLORESTA.
O quê?
O ÍNDIO COME ___________________ NA TRIBO.
Onde?
O MACACO VIVE _________________.
2. Leia as frases:
O MACACO COME FRUTAS.
EU COMO FRUTAS.
Na 1ª frase, quem come frutas? Marque.
• E na 2ª frase?Marque.
• Que outra diferença temos na frase? Marque.
• É possível completar as frases abaixo, usando as mesmas diferenças?
O ÍNDIO CUIDA DA FLORESTA.
___________________ DA FLORESTA.
• O BOTO GOSTA DE NADAR NO RIO.
_____________________ DE NADAR NO RIO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário