09 setembro 2010

TRABALHANDO COM FRASES NA ALFABETIZAÇÃO








SUGESTÕES DE ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO MAS EXPLICANDO O QUE VAI SER TRABALHADO, FACILITANDO NA AVALIAÇÃO DO ALUNO:



A FRASE NA ALFABETIZAÇÃO

É importante que desde o início do processo, o professor deve brincar com as palavras para que a criança entenda o seu significado na frase, produza novos significados, entenda que os componentes de uma frase não são rígidos e identifique claramente os elementos que a frase apresenta. Heloisa Vilas Boas diz que a criança:

1.Opera com o conhecimento intuitivo da língua

2.Usa a língua o tempo todo, desenvolvendo o seu desempenho

3.Depreende os constituintes, faz associações e estabelece relações

4.Busca sentido naquilo que lê, produz novas significações

5.Sente Gosto Pela Leitura

6.Vê Valorizada a sua palavra



EXEMPLO:



O MARCIO JOGA FUTEBOL NO RECREIO

Na identificação das constituintes da oração é utilizado perguntas feitas pela professora:

a. QUEM?- Sintagma Nominal Sujeito

QUEM joga bola no recreio?

b.O QUE? -Sintagma Nominal de Objeto:

O QUE o Marcio joga ?

C. O QUE É QUE ?-Sintagma Verbal

O QUE É QUE o Marcio faz?

D. EM QUE LUGAR (ou onde)Sintagma Adverbial:

EM QUE LUGAR (OU ONDE) o Marcio joga Futebol?

A medida que as constituintes forem identificadas elas podem ser substituídas na oração:

Podemos perguntar: Quem mais pode jogar futebol no recreio?

Cada criança dará a sua resposta que ampliará sua compreensão do texto trabalhado:

A Ana

O João

Toda a turma

Além disto, a substituição pode trabalhar pronomes, artigo, feminino masculino,plural e singular, de forma explicita ou não, depende do professor.



O que que mais Marcio pode Jogar no recreio?

queimada

carta

o que ele quiser

O que mais Marcio faz no recreio?

merenda no recreio

lê um livro no recreio

brinca

conversa com os colegas

Este tipo de atividade enriquece o vocabulário e permite que estas regras gramaticais sejam implementadas em qualquer época da alfabetização.



ALUNO:_________________________________ DATA:_____________

Leia a frase:



A ARARA COME SEMENTE NA MATA.



Quem come semente na mata? Marque.

Quem mais?

_____________________ COME SEMENTE NA MATA.

_____________________ COME SEMENTE NA MATA.

O que a arara come na mata? Marque de vermelho.

O que mais ela pode comer?

A ARARA COME ___________________ NA MATA.

A ARARA COME ___________________ NA MATA.



Onde a arara come semente? Marque de verde.

Onde mais?

A ARARA COME SEMENTES ___________________

A ARARA COME SEMENTES ___________________

ESCOLHA UMA FRASE QUE VOCÊ COMPLETOU COPIE E DEPOIS DESENHE:





















ALUNO:_________________________________ DATA:_____________

Complete as frases, respondendo às perguntas da caixinha:

Quem?

_____________________ VIVE NA FLORESTA.

O quê?

O ÍNDIO COME ___________________ NA TRIBO.

Onde?

O MACACO VIVE _________________.

2. Leia as frases:

O MACACO COME FRUTAS.

EU COMO FRUTAS.



Na 1ª frase, quem come frutas? Marque.

• E na 2ª frase?Marque.

• Que outra diferença temos na frase? Marque.

• É possível completar as frases abaixo, usando as mesmas diferenças?



O ÍNDIO CUIDA DA FLORESTA.

___________________ DA FLORESTA.

• O BOTO GOSTA DE NADAR NO RIO.

_____________________ DE NADAR NO RIO.

Nenhum comentário: