Mobilidade: Transporte urbano eficiente en megacidades
O transporte pessoal muda as cidades brasileiras. Soluções de mobilidade em geral, sistemas de gerenciamento de trânsito e a expansão das redes de metrôs prometem ajudar a solucionar o congestionamento das ruas e a qualidade decrescente de vida nas áreas centrais das cidades.
Muitas megacidades da América Latina já alcançaram o
desenvolvimento sustentável com sistemas amplos de transporte metropolitano e
com soluções de mobilidade inteligente. No entanto, esses sistemas não tiveram
muito sucesso ao enfrentar o desafio mais importante de diminuir o uso do
automóvel. Esse esforço é necessário para transformar a cultura extremamente
arraigada na região de uso de transporte individual. As considerações de custo
tiveram influência nas redes públicas de transporte da região. Um exemplo
notável é o de Curitiba – uma cidade verde e um modelo mundial em transporte
sustentável: Ela lançou seus primeiros sistemas de trânsito rápido de ônibus, e
agora a maioria das cidades já tem ou está criando sistemas assim.
Mas os ônibus não são suficientes para lidar com a crescente
mobilidade urbana no Brasil. Ainda que utilizem faixas exclusivas, os ônibus
ainda são muito mais lentos que o transporte sobre trilhos. Outro problema é que
a sua capacidade é muito baixa para atender a uma população em crescimento – e
eles aumentam as emissões de poluentes dentro da cidade. Os primeiros passos
para melhorar essa situação já foram tomados: em São Paulo, por exemplo, alguns
ônibus foram convertidos para funcionamento com etanol, ao passo que outros são
movidos a eletricidade com o uso de linhas suspensas.
O metrô como uma solução
São Paulo está dando um passo além. Apesar de os ônibus ainda
serem o principal meio de transporte nessa megacidade, transportando oito
milhões de pessoas todos os dias, o metrô tem um papel fundamental no transporte
de quatro milhões de passageiros por dia, dos quais 500 mil usam a linha
4-amarela. Essa linha é a extensão mais recente e mais inovadora da rede
metroviária de São Paulo. Com quase 13 km de extensão, a linha 4-amarela é a
única linha de metrô sem motorista da América do Sul. A Siemens teve uma
participação fundamental no processo de mobilidade, fornecendo acionadores e
tecnologias de controle, um sistema de gestão de energia e as comunicações de
toda a linha, circulação de ar e infraestrutura de segurança. A Siemens também
está ajudando a modernizar a rede de metrô já existente em São Paulo.
A megacidade do Rio de Janeiro também
está investindo em metrôs. Agora a população pode ir da lendária praia de
Ipanema de modo conveniente pelos trens urbanos em vez de ônibus quentes e
sufocantes. Uma extensão da linha 1 foi concluída em dezembro de 2009. As
estações são até mesmo equipadas com bicicletários monitorados por vídeo. A
Siemens forneceu componentes de mobilidade importantes para a nova seção,
inclusive a iluminação, sistema
de vigilância, fornecimento
de energia de emergência, sala de comando e infraestrutura de
comunicações.
Gestão de trânsito para a megacidade
O volume de trânsito nas ruas continua a aumentar a um ritmo
mais rápido que a capacidade da malha viária, e os congestionamentos causam
problemas de mobilidade cada vez maiores nas cidades ao redor do mundo. A
implantação de um sistema efetivo de gestão de trânsito e de transporte urbano
pode trazer muitos benefícios e contribuir para um desenvolvimento sustentável.
O sistema de controle de tecnologia avançada da Siemens, o PC SCOOT, que está
gerenciando os fluxos de trânsito em grandes partes de São Paulo, está
facilitando o trabalho das autoridades locais. O respectivo software, que também
é da Siemens, está ajudando a garantir que as 450 interseções atualmente
controladas pelo PC SCOOT continuem a ser gerenciadas com eficiência no
futuro.
Visão para mobilidade elétrica
A mobilidade elétrica terá um papel
cada vez mais importante nos conceitos de trânsito com eficiência energética
para as cidade
verde e sustentável do futuro e pode ser combinada com a smart
grid. Os carros elétricos e veículos híbridos oferecem uma forma de
mobilidade que preserva recursos e não prejudica o ambiente, especialmente no
que se refere ao transporte privado. Na conferência Rio+20 em junho de 2012, a
Siemens demonstrou o potencial de soluções de mobilidade elétrica para um grande
número de visitantes oferecendo, por exemplo, transporte em carros híbridos ou
carros elétricos que utilizam componentes da Siemens.
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