25 outubro 2012


             como a criança aprende?

            A aprendizagem social juntamente com a maturação das estruturas biológicas, formam o alicerce fundamental do desenvolvimento na infância. Aprender, de uma forma geral é um processo que envolve diversas áreas do desenvolvimento, tais como a psicomotora, afetiva, social, como também, depende do envolvimento do sistema nervoso central.
            No cérebro humano encontramos o córtex cerebral, onde cada região microscópica é responsável por uma função diferente. Essas regiões se comunicam entre si trocando mensagens e somando dados, mediadas por substâncias chamadas neurotransmissores e formando uma rede complementar de informações, o que permite a complexidade do seu funcionamento.
            A aprendizagem implica modificações no sistema nervoso. Geralmente se produz por ação de um estímulo externo (treinamento, experiência) e é um processo adaptativo, já que o indivíduo vai modificando-se frente as alterações do ambiente.
Com isso, vemos a importância de estimulos significativos na primeira infancia, pois, para que a aprendizagem se concretize, a criança associa experiencias pré adquiridas com funções perceptivas e motoras, na elaboração de um novo conheciemnto, permitindo assim, formar estruturas mentais indispensáveis. Estas, por sua vez possibilitam ao indivíduo relacionar vivências concretas com situações abstratas a cada momento.
O desenvolvimento da linguagem fala e escrita leva anos. Não se alfabetiza a criança no seu primeiro ano escolar. O processo começa muito antes, fora da escola. A criança vive um mundo cheio de letras e números e já tem conceitos com relação a eles. O papel da alfabetização formal (pré-escola/primeiros anos) é permitir que elas convivam e manejem letras e números da mesma forma que manejam tesouras, colam, pintam e desenham. Fica clara a necessidade de uma atenção especial ao període de alfabetização como um dos fatores de maior importância para a estruturação do conhecimento.
Alés disto, o estado emocional e o nível de afetividade também interferem no aprendizado. Para que um indivíduo aprenda é necessário  que haja “bem-estar bio-psico-social”.
Nessa perspectiva, entendemos que a aprendizagem coincide com um momento histórico, um ambiente propício, uma etapa biológica da  inteligência e um sujeito conpreendido em diferentes dimensões:
           
Dimensão biológica: estruturas operatórias que permitem a aprendizagem e a organização dos conceitos concretos e abstratos em concordancia ao seu estágio de desenvolvimento fisiológico-neuronal.

Dimensão cognitiva: frente a uma situação nova, o sujeito adapta-se depois da experiência do ensaio-erro; relacionando os elementos do ambiente à aprendizagens anteriores, através de estimlumos cotidianos reorganiza um novo aprendizado e amplia suas estruturas do pensamento.

Dimensão social: onde o sujeito aprende as modalidades de ação que o tornam integrantes de uma cultura. Inclui interação e socialização com crianças da sua faixa etaria e também adultos que possibilitam a mediação e a troca de experiências.

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