25 outubro 2012


O LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO


"O Lúdico é eminentemente educativo no sentido em que constitui a força impulsora de nossa curiosidade a respeito do mundo e da vida, o princípio de toda descoberta e toda criação." (Santo Agostinho)
No caso específico de jogos e brincadeiras, no entanto, quando direcionados para a alfabetização e o ensino de língua materna, isso é perfeitamente possível. Por meio deles integram-se o prazer e o aprender, sabor e saber. Nesse sentido, o jogo tem a função de auxiliar o educador para promover tanto a apropriação do Sistema de Escrita Alfabética quanto prática de leitura, escrita e oralidade significativas, portanto é necessário  que a escola ofereça aos alunos,desde os primeiros momentos, oportunidades de contato com a leitura e a escrita como práticas sociais, ou seja, revestidas de significado, nas quais se busca a interação com o outro.
A organização de espaços adequados para estimular brincadeiras e jogo constitui atualmente uma das preocupações da maioria de educadores e profissionais de instituições escolares.
A docente Maria Célia R.M Campos (2005), da Universidade Presbiteriana Mackenzie,ressalta que o uso dos jogos no contexto educacional  só pode ser situado corretamente  a partir da compreensão dos fatores que colaboram para uma boa aprendizagem ativa,ou,seja,mais do que o jogo em si , o que vai promover uma boa  aprendizagem é o clima de discussão e troca,com o professor permitindo tentativas e respostas divergentes ou alternativas tolerando os erros,promovendo novas analises.
De acordo com Campos dependendo  de como  é conduzindo,o jogo ativa e desenvolve os esquemas de conhecimento,aqueles que colaborarão na aprendizagem de qualquer novo conhecimento os procedimentos usados no jogo com o planejamento,a previsão,a antecipação o método de registro e contagem...
Através de jogos é possível apreender aspectos importantes da constituição psíquica de uma criança assim seu nível de desenvolvimento social e cognitivo. Nesse sentido, o jogo pode ser utilizado tanto no diagnostico psicopedagógico quando recursos  para posterior  intervenção psicopedagogica : o jogo favorece a analise de processo de pensamentos utilizados pelo aluno (criança ou mesmo adulto ) e das relações que se estabelece com parceiro com as regras de seres estabelecidas .
O momento de introduzir o jogo deve ser estudado cuidadosamente o educador deverá respeitar o limite de cada educando  a introdução de uma atividade que não esteja de acordo com o nível do educando poderá provocar frustração,trazendo desinteresse pela mesma .
O papel do educador será propiciar a utilização dos jogos e brincadeiras de tal forma que possibilite ao educador descobrir vivenciar, modificar e criar as regras e acompanhar o educando durante a pratica da atividade mediando às situações, facilitando sua integração ao ambiente e participando do mesmo como elemento estimulado em todas as oportunidades cuidando para que tudo esteja em harmonia. Pois a ludicidade é importante para o ser humano em qualquer idade, então, propiciar situações com jogos é garantir prazer, desafio  e melhor desempenho dos alunos em diversas áreas do conhecimento. Muitos teóricos e estudiosos destacam a importância do lúdico. Piaget e Vygotsky têm sido referências básicas na área educacional e deram destaque, em seus estudos, à aplicabilidade educativa, marcando as propostas de ensino em bases mais científicas. Segundo seus estudos, os jogos têm importância fundamental para o desenvolvimento físico e mental da criança, auxiliando na construção do conhecimento e na socialização.

 
"O Lúdico é eminentemente educativo no sentido em que constitui a força impulsora de nossa curiosidade a respeito do mundo e da vida, o princípio de toda descoberta e toda criação." (Santo Agostinho)
No caso específico de jogos e brincadeiras, no entanto, quando direcionados para a alfabetização e o ensino de língua materna, isso é perfeitamente possível. Por meio deles integram-se o prazer e o aprender, sabor e saber. Nesse sentido, o jogo tem a função de auxiliar o educador para promover tanto a apropriação do Sistema de Escrita Alfabética quanto prática de leitura, escrita e oralidade significativas, portanto é necessário  que a escola ofereça aos alunos,desde os primeiros momentos, oportunidades de contato com a leitura e a escrita como práticas sociais, ou seja, revestidas de significado, nas quais se busca a interação com o outro.
A organização de espaços adequados para estimular brincadeiras e jogo constitui atualmente uma das preocupações da maioria de educadores e profissionais de instituições escolares.
A docente Maria Célia R.M Campos (2005), da Universidade Presbiteriana Mackenzie,ressalta que o uso dos jogos no contexto educacional  só pode ser situado corretamente  a partir da compreensão dos fatores que colaboram para uma boa aprendizagem ativa,ou,seja,mais do que o jogo em si , o que vai promover uma boa  aprendizagem é o clima de discussão e troca,com o professor permitindo tentativas e respostas divergentes ou alternativas tolerando os erros,promovendo novas analises.
De acordo com Campos dependendo  de como  é conduzindo,o jogo ativa e desenvolve os esquemas de conhecimento,aqueles que colaborarão na aprendizagem de qualquer novo conhecimento os procedimentos usados no jogo com o planejamento,a previsão,a antecipação o método de registro e contagem...
Através de jogos é possível apreender aspectos importantes da constituição psíquica de uma criança assim seu nível de desenvolvimento social e cognitivo. Nesse sentido, o jogo pode ser utilizado tanto no diagnostico psicopedagógico quando recursos  para posterior  intervenção psicopedagogica : o jogo favorece a analise de processo de pensamentos utilizados pelo aluno (criança ou mesmo adulto ) e das relações que se estabelece com parceiro com as regras de seres estabelecidas .
O momento de introduzir o jogo deve ser estudado cuidadosamente o educador deverá respeitar o limite de cada educando  a introdução de uma atividade que não esteja de acordo com o nível do educando poderá provocar frustração,trazendo desinteresse pela mesma .
O papel do educador será propiciar a utilização dos jogos e brincadeiras de tal forma que possibilite ao educador descobrir vivenciar, modificar e criar as regras e acompanhar o educando durante a pratica da atividade mediando às situações, facilitando sua integração ao ambiente e participando do mesmo como elemento estimulado em todas as oportunidades cuidando para que tudo esteja em harmonia. Pois a ludicidade é importante para o ser humano em qualquer idade, então, propiciar situações com jogos é garantir prazer, desafio  e melhor desempenho dos alunos em diversas áreas do conhecimento. Muitos teóricos e estudiosos destacam a importância do lúdico. Piaget e Vygotsky têm sido referências básicas na área educacional e deram destaque, em seus estudos, à aplicabilidade educativa, marcando as propostas de ensino em bases mais científicas. Segundo seus estudos, os jogos têm importância fundamental para o desenvolvimento físico e mental da criança, auxiliando na construção do conhecimento e na socialização

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