25 outubro 2012

Como a criança aprende

                               Educação infantil
OBJETIVOS GERAIS


• Preparar para a cidadania dentro da compreensão teórica e prática dos direitos e deveres da pessoa humana, da família e demais elementos que integram o convívio social, desenvolvendo atitudes de solidariedade, diálogo, cooperação, repúdio às injustiças e respeito mútuo;
• Através do reconhecimento dos diferentes ambientes possibilitando a criança o conhecimento de si e do outro, proporcionando a construção de sua identidade;
• Ampliar o conhecimento de mundo da criança partindo de seus conhecimentos e manuseando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades, entrando em contato com formas diversas de expressão artística e corporal.
• Compreender o ambiente natural e social em todos os aspectos em que se fundamenta a sociedade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Valorização da relação adulto/criança e criança/criança, para o desenvolvimento da sua autonomia;
• Proporcionar a criança um conhecimento matemático que favoreça o desenvolvimento do seu raciocínio lógico concretamente;
• Promover a vinculação do discurso oral com o texto escrito;
• Promover a integração do grupo, a socialização das crianças e o desenvolvimento psicomotor (coordenação motora ampla, fina e coordenação viso motora);
• Organizar atividades para que a criança amplie seus conhecimentos na compreensão do mundo no qual está inserida;
• Desenvolver o espírito de coleguismo, companheirismo e solidariedade;
• Reconhecimento do próprio corpo e aceitação das diferenças entre os colegas;
• Observação e exploração do meio ambiente;
• Ampliação da comunicação visual, verbal, corporal e escrita nas diferentes relações sociais;
• Levar a criança a perceber as diferenças que existem entre elas;
• Orientar as crianças sobre a importância da higiene e uma boa alimentação para termos uma vida saudável;
• Incentivar a curiosidade natural, estimular as atitudes científicas, investigativas e questionadoras;
• Proporcionar trocas de brinquedos entre as crianças;
• Descobrir e explorar o seu corpo, utilizando-o como meio de comunicação e expressão;
• Realizar atividade de volta à calma, com o intuito de relaxar corporalmente;

Nenhum comentário: