"A ESCOLA NÃO É ESTÁTICA NEM INTOCÁVEL. A FORMA QUE ELA ASSUME EM CADA MOMENTO É SEMPRE O RESULTADO PRECÁRIO E PROVISÓRIO DE UM MOVIMENTO PERMANENTE DE TRANSFORMAÇÃO,IMPULSIONADO POR TENSÕES,CONFLITOS, ESPERANÇAS E PROPOSTAS ALTENATIVAS".
05 novembro 2007
Diagnóstico da hiperatividade
Edição Maio de 2000 Índice
Módulo 1 - desatenção
Observar se a criança exibe os seguintes sintomas:
não presta atenção a detalhes e faz erros por descuido nas tarefas escolares, trabalhos ou outras atividades;
tem dificuldade de manter a atenção em tarefas ou jogos;
parece não escutar quando lhe falam diretamente;
não segue as instruções até o final e não termina tarefas escolares, atribuições domésticas ou deveres (que não seja devido a comportamento opositivo ou incapacidade de entender as instruções);
tem dificuldade em organizar tarefas e atividades;
evita, desgosta ou é relutante em se engajar em tarefas que exigem esforço mental mantido;
perde coisas necessárias para as tarefas e atividades, tais como brinquedos, obrigações escolares, lápis, livros ou ferramentas;
é facilmente distraído por estímulos externos;
é esquecido em atividades diárias.
Módulo 2 - hiperatividade/impulsividade
Observar se a criança exibe os seguintes sintomas:
agita mãos ou pés ou se remexe na cadeira;
abandona sua cadeira em sala de aula ou outras situações nas quais se espera que permaneça sentada;
corre ou escala em demasia em situações impróprias;
tem dificuldade para brincar ou se envolver silenciosamente em atividades de lazer;
está sempre "a todo o vapor";
fala demais;
é impulsiva;
dá respostas precipitadas, antes de ouvir a pergunta inteira;
tem dificuldade de aguardar sua vez;
se intromete na conversa dos outros ou a interrompe.
Resultados
O aluno é predominantemente desatento se forem observados seis ou mais sintomas do módulo 1 e alguns sintomas do módulo 2;
O aluno é predominantemente hiperativo/impulsivo se forem observados seis ou mais sintomas do módulo 2 e alguns sintomas do módulo 1;
O aluno considerado misto se forem observados seis ou mais sintomas dos módulos 1 e 2.
Crianças hiperativas podem apresentar melhoras consideráveis em seu comportamento e desenvolvimento pedagógico se algumas regras forem consideradas. Aí vão as sugestões da psicóloga Mônica Duchesne e do psiquiatra Ênio Roberto de Andrade:
trabalhe com pequenos grupos, sem isolar as crianças hiperativas;
dê tarefas curtas ou intercaladas, para que elas possam concluí-la antes de se dispersar;
elogie sempre os resultados;
use jogos e desafios para motivá-las;
valorize a rotina, pois ela deixa as crianças mais seguras, mas mantenha sempre elevado o nível de estímulo, através de novidades no material pedagógico;
permita que elas compensem os erros: sutilmente, faça-as pedir desculpas quando ofenderem os colegas ou convença-as a arrumar a bagunça em classe;
repita individualmente todo comando que for dado ao grupo e faça-o de forma breve e usando sentenças fáceis de entender;
peça a elas que repitam o comando, para ter certeza de que escutaram e compreenderam o que você quer;
dê uma função oficial às crianças, como a de ajudante do professor; isso pode melhorar o relacionamento delas com os colegas e abrir espaço para que elas se movimentem mais;
mostre os limites de forma segura e tranqüila, sem entrar em atrito;
oriente os pais a procurar um psiquiatra, um neurologista ou um psicólogo.
Para seguir os conselhos acima providencie os seguintes materiais e deixe-os sempre ao alcance dos alunos na sala de aula:
Caixa com gibis e caixa com livros de histórias infantis. A criança hiperativa, quando faz uma atividade do começo ao fim, geralmente termina antes dos outros. Nesse caso, deixe que ela leia revistinhas ou livros, como forma de premiação. Mas certifique-se de que o aluno está realmente lendo e não fingindo que lê. Dê a ele atividades de leitura com responsabilidade. Peça, por exemplo, que ele conte para os outros o que leu, o que achou legal na história, qual é o personagem mais engraçado, mais maluco, inteligente, diferente etc. Ou então peça para ele desenhar a história lida, o que vale tanto para gibis como para livros de histórias.
Palavras cruzadas, jogos de trilha, atividades com figuras (jogo dos sete erros, ligue os pontos, encontre a figura escondida). É importante oferecer à criança hiperativa atividades diversificadas que exijam atenção mas que não a desgaste intelectualmente. Assim, ela terá sempre prazer em executá-las. Essas atividades têm também a função de premiar o aluno por ter terminado o trabalho rotineiro com atenção.
Atividades que estimulem as quatro operações: somar, subtrair, multiplicar e dividir, todas com desenhos que contextualizem o assunto.
Aparelho de som e fitas ou CDs de música erudita. Esse tipo de música mantém o ambiente calmo e pode ser tocado enquanto os alunos fazem as atividades. Com isso, você também estará educando musicalmente as crianças.