"A ESCOLA NÃO É ESTÁTICA NEM INTOCÁVEL. A FORMA QUE ELA ASSUME EM CADA MOMENTO É SEMPRE O RESULTADO PRECÁRIO E PROVISÓRIO DE UM MOVIMENTO PERMANENTE DE TRANSFORMAÇÃO,IMPULSIONADO POR TENSÕES,CONFLITOS, ESPERANÇAS E PROPOSTAS ALTENATIVAS".
05 novembro 2007
PROJETO: FELIZ NATAL
projeto Feliz Natal
JUSTIFICATIVA:
Trabalhar o tema Natal é de grande importância para as crianças onde estaremos informando a verdadeira historia do nascimento de Jesus e sua família. Na oportunidade, estaremos falando de um tema universal (religião) sem priorizar nenhuma.
As crianças, assim como os adultos, precisam do espírito do Natal para manter acesa a chama da alegria, da esperança e da confraternização, desmistificando assim a relação Natal x Comércio.
Este projeto vem resgatar a origem do Natal, seu significado para a humanidade ao longo desses 2007 anos de história, pós nascimento de Jesus Cristo.
OBJETIVO GERAL:
• Despertar na criança o interesse pela a história do Natal, seu significado e pelo nascimento de Jesus Cristo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Compreender o verdadeiro significado do Natal.
• Despertar o sentimento do Natal.
• Identificar o Natal como uma das principais festas cristãs.
• Trabalhar e reconhecer os símbolos natalinos (árvore, sino, vela, estrela, Papai Noel, presépio etc).
• Conhecer e discutir sobre o natal de nossa cidade.
• Analisar a importância da união e confraternização entre irmãos.
• Identificar a sagrada família como exemplo de família cristã.
• Armar um presépio.
• Estimular a socialização.
• Desenvolver a coordenação morora,o raciocínio lógico, a expressão corporal, visual e a oral, percepção auditiva e visual da criança.
Procedimentos Metodológicos:
Português: leitura, produção e reestruturação de textos.
História: Fato histórico da época.
Geografia: clima, localização, geografia e econômia.
Ciências: vegetação.
Matemática: Linha de tempo, localizando fatos da história de acordo com a data que ocorreu, situações problema envolvendo fatos da história.
Música: Aa letras e músicas natalinas.
Arte: Confecção de presépio, árvores, de natal, cartões com mensagens natalinas, máscaras do Papai Noel e dramatizações, etc. 1 nov (6 dias atrás) Daina Maia
Sugestões de Atividades:
• Utilizar a leitura como fonte de pesquisa e informação.
• Pseudo-leitura de textos diversos: bíblicos, informativos, poemas, jograis, paródias, músicas, histórias, contos, versinhos, versículos etc.
• Excursões á uma igreja, a presépios armados,etc.
• Produção de textos.
• Reestruturação de textos.
• Escrita através da cópia, escrita espontânea, traçados do ditado, desenho.
• Atividades psicomotoras de alinhavo, traçados, modelagem, corporais, jogos recreativos e brincadeiras.
• Recorte de letras para a formação de palavras, acrósticos e frases sobre o Natal e o nascimento do menino Jesus.
• Colagem, recorte, dobradura e pintura sobre os símbolos natalinos.
• Exibição de vídeos.
• Audições e ilustrações de músicas natalinas
• Tarefas mimeografadas, no caderno, no papel metro, computador etc.
• Paródias
• Produção de peças teatrais.
• Ensaios de coral e coreografias.
• Entrevista a pessoas da comunidade, lideres religiosos.
• Confecção de símbolos natalinos.
Murais:
• Como eu vejo o Natal :desenhos, pinturas, fotos, gravuras, recortes de revistas.
• Dos símbolos natalinos.
ASPECTOS TRANSVERSAIS:
ÈTICA: Respeito mútuo, justiça, diálogo e solidariedade.
SAÚDE: Vida coletiva.
MEIO AMBIENTE: Relações sociais, econômicas e culturais do individuo X natureza e sua preservação.
PLURALIDADE CULTURAL: Os diferentes grupos culturais e sociais.
RECURSOS UTILIZADOS:
• Vídeos, palestras, livros, revistas, jornais, textos versos, papéis diversos, gravuras, canetas coloridas, murais elaborados pelos alunos, etc.
AVALIAÇÃO:
A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.