05 novembro 2007

PROJETO: FELIZ NATAL

projeto Feliz Natal JUSTIFICATIVA: Trabalhar o tema Natal é de grande importância para as crianças onde estaremos informando a verdadeira historia do nascimento de Jesus e sua família. Na oportunidade, estaremos falando de um tema universal (religião) sem priorizar nenhuma. As crianças, assim como os adultos, precisam do espírito do Natal para manter acesa a chama da alegria, da esperança e da confraternização, desmistificando assim a relação Natal x Comércio. Este projeto vem resgatar a origem do Natal, seu significado para a humanidade ao longo desses 2007 anos de história, pós nascimento de Jesus Cristo. OBJETIVO GERAL: • Despertar na criança o interesse pela a história do Natal, seu significado e pelo nascimento de Jesus Cristo. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: • Compreender o verdadeiro significado do Natal. • Despertar o sentimento do Natal. • Identificar o Natal como uma das principais festas cristãs. • Trabalhar e reconhecer os símbolos natalinos (árvore, sino, vela, estrela, Papai Noel, presépio etc). • Conhecer e discutir sobre o natal de nossa cidade. • Analisar a importância da união e confraternização entre irmãos. • Identificar a sagrada família como exemplo de família cristã. • Armar um presépio. • Estimular a socialização. • Desenvolver a coordenação morora,o raciocínio lógico, a expressão corporal, visual e a oral, percepção auditiva e visual da criança. Procedimentos Metodológicos: Português: leitura, produção e reestruturação de textos. História: Fato histórico da época. Geografia: clima, localização, geografia e econômia. Ciências: vegetação. Matemática: Linha de tempo, localizando fatos da história de acordo com a data que ocorreu, situações problema envolvendo fatos da história. Música: Aa letras e músicas natalinas. Arte: Confecção de presépio, árvores, de natal, cartões com mensagens natalinas, máscaras do Papai Noel e dramatizações, etc. 1 nov (6 dias atrás) Daina Maia Sugestões de Atividades: • Utilizar a leitura como fonte de pesquisa e informação. • Pseudo-leitura de textos diversos: bíblicos, informativos, poemas, jograis, paródias, músicas, histórias, contos, versinhos, versículos etc. • Excursões á uma igreja, a presépios armados,etc. • Produção de textos. • Reestruturação de textos. • Escrita através da cópia, escrita espontânea, traçados do ditado, desenho. • Atividades psicomotoras de alinhavo, traçados, modelagem, corporais, jogos recreativos e brincadeiras. • Recorte de letras para a formação de palavras, acrósticos e frases sobre o Natal e o nascimento do menino Jesus. • Colagem, recorte, dobradura e pintura sobre os símbolos natalinos. • Exibição de vídeos. • Audições e ilustrações de músicas natalinas • Tarefas mimeografadas, no caderno, no papel metro, computador etc. • Paródias • Produção de peças teatrais. • Ensaios de coral e coreografias. • Entrevista a pessoas da comunidade, lideres religiosos. • Confecção de símbolos natalinos. Murais: • Como eu vejo o Natal :desenhos, pinturas, fotos, gravuras, recortes de revistas. • Dos símbolos natalinos. ASPECTOS TRANSVERSAIS: ÈTICA: Respeito mútuo, justiça, diálogo e solidariedade. SAÚDE: Vida coletiva. MEIO AMBIENTE: Relações sociais, econômicas e culturais do individuo X natureza e sua preservação. PLURALIDADE CULTURAL: Os diferentes grupos culturais e sociais. RECURSOS UTILIZADOS: • Vídeos, palestras, livros, revistas, jornais, textos versos, papéis diversos, gravuras, canetas coloridas, murais elaborados pelos alunos, etc. AVALIAÇÃO: A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.