05 novembro 2007

TEATRO

O Natal de Joca e Clarinha De Emílio Carlos (Entram Joca e Clarinha) JOCA – Oi pessoal. Eu disse: oi pessoal! CLARINHA – Oi pessoal. JOCA – Gente: eu estou muito feliz hoje! CLARINHA – Por que, Joca? JOCA – Porque a gente ta pertinho do... Natal!!!! CLARINHA – Êba! JOCA – Eu espero o ano inteiro pelo Natal. CLARINHA – Eu também. JOCA – E sabem por que é que eu gosto do natal? CLARINHA – Por que? JOCA – Porque a gente ganha... presentes!!!!! Eu até já fiz uma lista, viu? CLARINHA – Fez lista de presentes? JOCA – É, claro. Quer ver? Pro papai eu pedi um carrinho. E pra mamãe eu pedi um robô de controle remoto. CLARINHA – Joca.. JOCA – (sem ouvir) Pro meu tio João eu pedi um carrão. E pro meu padrinho eu pedi um joguinho. CLARINHA – Joca... JOCA – Pra minha avó Renata eu pedi um jogo de pirata. E pro meu avô Joca eu pedi uma motoca. CLARINHA – Jooocaaa!!!! JOCA – O que foi? CLARINHA – Terminou? JOCA – Não. Tem mais um monte de presentes que eu pedi. (ao público) É bom ter parente, né? CLARINHA – Joca: não é esse o sentido do natal. JOCA – Como assim? CLARINHA – O Natal não existe pra ganhar presentes. JOCA – Mas na televisão eles falam: (imita) “Peça pra mamãe, peça pro papai”... CLARINHA – Na televisão, né Joca? O que eles não explicam é que o Natal é uma festa de aniversário! JOCA – Aniversário? Opa, to dentro! De quem é o aniversário? CLARINHA – Joca: no Natal nasceu Jesus! JOCA – Nossa, é mesmo. Eu estava me esquecendo... CLARINHA – Jesus veio ao mundo para nos salvar. JOCA – E para ensinar a Palavra de Deus. CLARINHA – Isso mesmo. Então a festa é de Jesus. JOCA – E o que é que ele vai ganhar? CLARINHA – Depende. O que é que você vai dar pro menino Jesus? JOCA – (pensativo) Bom... assim... (desanima) não sei... Do que é que ele gosta? CLARINHA – Jesus gosta de muitas coisas, Joca. JOCA – Vai: fala aí que a gente compra e dá pra ele. CLARINHA – As coisas que Jesus gosta não dá pra comprar, Joca. JOCA – Não??? CLARINHA – Só dá pra oferecer. Jesus gosta de criança que se comporta, que obedece os pais... JOCA – To entendendo. CLARINHA – Jesus gosta que a gente ajude os pobres... JOCA – Que legal! CLARINHA – Jesus gosta que a gente ame todas as pessoas como nossos irmãos. Você pode dar esses presentes a ele? JOCA – Eu posso! Quem pode dar esses presentes a Jesus levante a mão!!!! CLARINHA – Que legal! JOCA – Olha, eu tenho uma idéia: na noite de Natal vamos todos rezar. E daí vamos oferecer o nosso coração de presente pra Jesus!!!! CLARINHA – Êêêêêê! JOCA – E vamos também repartir o que temos com as crianças pobres. Vamos doar brinquedos e alimentos para quem precisa! CLARINHA – Assim Jesus vai ficar muito feliz com a gente! JOCA – Olha Clarinha: vamos cantar uma música para Jesus? CLARINHA – Vamos lá. JOCA – Vamos lá, pessoal! Vamos cantar Noite Feliz! Quero ver todo mundo cantando, hein? (Música: Noite Feliz. Os bonecos cantam junto com todos. Sugestão: podemos ter a participação de um coral infantil ou de músicos) (Na frente do teatro de bonecos está uma manjedoura. Entram Maria e José. O menino Jesus, enrolado em faixas, está nos braços de Maria, que o coloca na manjedoura. Maria se ajoelha do lado esquerdo da manjedoura – o lado de quem vê do público – e José fica em pé do lado direito) JOCA – Viva Jesus! CLARINHA – Viva! JOCA – Viva Maria! CLARINHA – Viva! JOCA – Viva José! CLARINHA – Viva! JOCA – Feliz Natal, pessoal!!!! CLARINHA – Feliz Natal!!! JOCA – Tchau! CLARINHA – Tchau! JOCA – Tchau! CLARINHA – Tchau! (Observação: o texto pode também ser encenado por pessoas somente – com um ator fazendo o Joca e uma atriz fazendo a Clarinha. Lembrar que o Joca é do tipo meio atrapalhado e cômico, e a Clarinha é do tipo otimista. Os dois são crianças. Joca tem 6 anos e Clarinha tem 9 anos). - FELIZ NATAL – F I M ************************************************************************************